Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jair tem 33 anos de idade, é separado, motorista desempregado, e está hospitalizado devido a uma fratura exposta do fêmur, secundária a atropelamento, ocorrido há 3 dias. O psiquiatra foi chamado porque o paciente tem-se apresentado agitado, ansioso, com discurso ilógico. Desconhece o ambiente onde se encontra, às vezes mostra-se muito assustado, reclama de muitos insetos no leito que não são vistos por mais ninguém. Esse quadro se alterna com momentos em que o paciente se encontra melhor, bem adaptado ao ambiente. No exame clínico, constatou-se que Jair vem apresentando tremores, taquicardia e oscilações da pressão arterial. A irmã informa que o paciente faz uso de bebida alcoólica desde os 15 anos de idade, tendo intensificado o uso há 4 anos. Desempregado, vinha bebendo diariamente há cerca de 20 dias e foi atropelado ao sair de um bar.
Em face desse quadro hipotético, julgue os seguintes itens.
Quadros análogos ao apresentado têm alta taxa de morbidade quando não são tratados e podem chegar a 20% de mortalidade.
Uma jovem de 22 anos de idade deu entrada em hospital, queixando-se de sangramento vaginal. Informou que estava grávida de seis meses e acabara de dar à luz uma criança morta, em sua residência, a qual trazia consigo, envolta em uma toalha. Quando interrogada, disse que fora agredida pelo amásio há três dias, passando a ter cólicas abdominais. Ao exame físico, foram constatadas equimoses violáceas nos braços e no abdome, além de sinais de parto recente com placenta retida e sangramento uterino moderado. O feto exibia sinais de maceração, pesava 450 g, media 25 cm e não apresentava lesões traumáticas evidentes, nem malformações congênitas.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir.
A realização de provas de vida extra-uterina e a determinação do tempo de morte fetal tipificam o crime de infanticídio.
Os antimicrobianos podem ser usados em diversas doenças como medida de prevenção secundária ou como quimioprofilaxia. Com respeito a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Em caso de epidemia de cólera, o Ministério da Saúde recomenda que se faça quimioprofilaxia de contatos, com tetraciclina — 500 mg por via oral, a cada 6 horas, durante 3 dias —, pois essa estratégia é altamente eficaz para evitar a propagação dos casos.
Quanto à osteomielite aguda hematogênica, julgue os itens subseqüentes.
Resultados normais nos exames laboratoriais de hemograma e VHS descartam a doença.
Se uma senhora de 42 anos de idade, com história de sangramento discreto pós-coito, submeter-se a exame do colo uterino em que se constata uma área avermelhada/elevada, próximo ao óstio cervical, será correto considerar como hipótese diagnóstica um
pólipo cervical.
Acerca do refluxo gastroesofagiano, julgue os itens abaixo.
Quando ocorre durante a gestação, habitualmente regride após o término da gravidez.
Sobre as leucemias agudas, julgue os itens que se seguem.
A t (15:17) está presente virtualmente em todos os casos de leucemia promielótica. A persistência do clone t (15:17), após alcançada a remissão hematológica completa, detectada por FISH ou PCR, determina alta probabilidade de recaída.
Com relação à neurogenética, julgue os itens subseqüentes.
Entre os novos grupos de neuropatias periféricas hereditárias, a mais freqüente é a neuropatia de Charcot-Marie-Tooth (CMT) do grupo neuropatia motora e sensorial hereditária (HMSN). A CMT apresenta grande heterogeneidade genética, podendo ser de herança autossômica dominante (AD), autossômica recessiva (AR) ou ligada ao cromossomo X. O diagnóstico molecular da CMT é complexo devido ao grande número de genes envolvidos. A análise da velocidade de condução nervosa (VCN) permite a divisão das formas de herança autossômica dominante em duas categorias CMT1 com VCN baixa e CMT2 com VCN normal ou quase normal. O estudo clínico de um caso isolado de um paciente do sexo masculino com CMT pode permitir o aconselhamento genético de certeza quanto ao risco para afetados em sua prole.
Uma paciente com 51 anos de idade, de cor branca, procurou o ambulatório de dermatologia, queixando-se do aparecimento de pequena pápula endurecida que evoluiu para ulceração localizada na semimucosa do lábio esquerdo, que foi notada há alguns meses, incomodando-a progressivamente, com sangramentos eventuais. Ao exame físico, observou-se lesão ulcerada, com ligeira infiltração na borda, de forma ovalada, medindo em torno de 0,5 cm, localizada na junção da pele com a semimucosa lateral esquerda do lábio inferior.
Acerca desse caso clínico, considerando as hipóteses diagnósticas, as condutas relativas ao caso e outras dermatoses relacionadas, julgue os itens subseqüentes.
A doença de Paget extramamária constitui um diagnóstico diferencial desse caso, entretanto, pela biópsia e pelo exame histopatológico, na doença de Paget espera-se evidenciar padrão histopatológico característico, com a presença de massas celulares basalióides que se dispõem perifericamente, em paliçada.
A tuberculose é uma doença que se constitui em um grande desafio para os que se propõem a erradicá-la. Uma das principais estratégias está na realização da baciloscopia do escarro em sintomáticos respiratórios. A respeito dessa técnica diagnóstica, julgue os itens subseqüentes.
Trata-se de método simples, uniforme e de baixo custo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...