Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A dependência química é, atualmente, um dos principais problemas de saúde que afligem os trabalhadores. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Os opiáceos apresentam importante ação depressora do SNC, levando a intensa alienação mental.
Um jovem de 15 anos de idade queixa-se de dispnéia aos esforços e apresenta olhos amarelados. O exame físico indicou icterícia e esplenomegalia. A avaliação laboratorial revelou Hb = 8 g/dL, com ansocitose e policromatofilia intensa, e os leucócitos e plaquetas apresentaram-se normais. A bilirrubina indireta e os reticulócitos estão aumentados e a história familiar é positiva.
A respeito do caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A hipótese diagnóstica principal é de anemia hemolítica congênita.
Um oficial de justiça dirigiu-se a um médico, em uma instituição pública de saúde, e entregou-lhe um ofício em que se requeria que, no prazo de 48 horas, fosse encaminhado à justiça o prontuário de um paciente sob sua assistência. Com relação a esse fato, julgue os itens subseqüentes.
O prontuário só pode ser liberado se o médico for convocado para prestar informações em juízo.
Uma mulher multípara de 34 anos de idade, foi atendida no setor de emergência de um hospital, com quadro súbito de febre, icterícia, vômitos e dor abdominal nos quadrantes superiores direito e esquerdo. Previamente, ela apresentava quadro de intolerância alimentar a gorduras e dor no quadrante superior direito havia 3 anos. A paciente faz uso de contraceptivo oral há 3 meses, e o quadro de icterícia iniciou-se há cerca de 3 dias.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico de colecistite aguda pode ser firmado por leucocitose, icterícia moderada e constatação ecográfica de litíase em mais de 90% dos casos.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma paciente com 70 anos de idade apresenta história de tumor de crescimento rápido em região anterior do pescoço. Ao exame, observa-se volumosa massa cervical anterior, fortemente aderida a planos profundos, imóvel à manipulação e com sinais de infiltração em tecido subcutâneo e pele. Essa paciente foi submetida a laringoscopia indireta, que evidenciou paralisia de corda vocal à esquerda.
A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
A traqueotomia transtumoral pode ser necessária no decorrer da doença.
A anemia é um dos sinais clínicos mais freqüentemente encontrados. É sempre secundária a alguma doença e sua investigação envolve, além de um detalhado exame clínico, diversas avaliações laboratoriais. Considerando as análises hematológicas e bioquímicas utilizadas no diagnóstico das anemias, julgue os itens subseqüentes.
A concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) é calculada a partir dos valores de concentração de hemoglobina e hematócrito.
A imagem acima é de uma paciente de 65 anos de idade, com hemiplegia direita há cinco horas. Com base nessa imagem, é correto afirmar que
a lesão está no território da artéria cerebral principal esquerda.
Acerca do câncer de pulmão e de pneumopatias por imunodeficiência, julgue os itens subseqüentes.
Atualmente, a incidência de câncer de pulmão em mulheres já ultrapassou a de câncer de mama.
Uma criança de cinco anos de idade apresenta quadro febril há três dias, com tosse produtiva, inapetência e prostração. Sua vacinação é completa e não há qualquer antecedente pessoal ou familiar de imunodeficiência. Ao exame físico, constata-se freqüência respiratória de 48 movimentos respiratórios por minuto, sem tiragem subcostal. A ausculta pulmonar permite identificar estertores crepitantes na região interescapulovertebral direita. À percussão do tórax, detecta-se macicez na mesma área. A expansibilidade torácica está levemente diminuída do lado direito. Observa-se, ainda, palidez cutaneomucosa moderada. Na impossibilidade da realização do exame radiológico, o pediatra diagnosticou pneumonia e prescreveu cloranfenicol por via endovenosa.
Com base no caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
Ao prescrever cloranfenicol para o tratamento de criança de cinco anos de idade com pneumonia, o pediatra agiu corretamente, porquanto o elevado risco de infecção por Haemophilus influenzae não pode ser afastado nessa faixa etária.
Julgue os itens a seguir.
Após o nascimento, o cérebro continua a crescer dramaticamente, sendo que as células gliais continuam a se dividir e a se multiplicar durante os 6 meses de vida pós-natal. O trato corticoespinal não está completamente mielinizado até a metade do segundo ano pós-natal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...