Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do quadro clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
Antibioticoterapia com aminoglicosídeos ou imipenem associada a vigorosa reposição volêmica está contraindicada inicialmente em razão do transtorno da função renal e da obstrução urinária.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma paciente com 70 anos de idade apresenta história de tumor de crescimento rápido em região anterior do pescoço. Ao exame, observa-se volumosa massa cervical anterior, fortemente aderida a planos profundos, imóvel à manipulação e com sinais de infiltração em tecido subcutâneo e pele. Essa paciente foi submetida a laringoscopia indireta, que evidenciou paralisia de corda vocal à esquerda.
A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
O quadro descrito é também observado em pacientes em idade pré-escolar, bem como em adolescentes.
Atualmente, as doenças auto-imunes estão incluídas entre as principais causas de problemas de saúde, tanto em países industrializados quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, aproximadamente 10% da população são portadores de alguma doença auto-imune que pode levar à incapacidade física. Em relação às doenças auto-imunes, julgue os seguintes itens.
Pacientes tratados com doses elevadas de interleucina-2 podem sofrer ativação policlonal dos linfócitos T.
As imagens acima são de um mesmo paciente. Considerando essa imagens e os achados por elas revelados, julgue os itens subseqüentes.
Há sinais de semioclusão intestinal.
Acerca do câncer de pulmão e de pneumopatias por imunodeficiência, julgue os itens subseqüentes.
Quanto às infecções respiratórias apresentadas por pacientes portadores do HIV, as infecções bacterianas são as mais freqüentes.
Uma criança de três anos de idade, procedente do município de Barreiras, interior da Bahia, apresenta febre diária, de grau moderado, há vinte dias, acompanhada de inapetência, perda de peso e palidez cutaneomucosa. As vacinas estão em dia, e a criança não apresenta vômito nem diarréia. Ao exame físico, registra-se esplenomegalia, com o baço palpável a 4 cm da borda costal. A criança mostra-se apática, emagrecida. Na pele, identificam-se petéquias na região do tronco e nos membros inferiores, além de algumas equimoses. Nota-se, ainda, palidez cutaneomucosa acentuada e gânglios aumentados de volume nas cadeias cervicais, axilares e inguinais. A ausculta cardiopulmonar é normal e a freqüência respiratória também é normal. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica e normocítica, com dosagem de hemoglobina de 8 g/dL. A contagem de plaquetas foi de 30.000/mm3 e a de leucócitos, 60.000/mm3. A eletroforese de proteínas plasmáticas foi normal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Os achados do hemograma dessa criança são característicos do calazar.
Com relação às polineuropatias, julgue os itens que se seguem.
Três síndromes neurológicas foram descritas na mononucleos e infec c iosa: meningite ass éptic a, meningoencefalite e paralisia ascendente rápida, envolvendo fibras sensoriomotoras, semelhante à síndrome de Guillain-Barré.
As alterações hematológicas relacionadas ao trabalho são conhecidas há muito tempo. Acerca dessas patologias, julgue os itens seguintes.
Trabalhadores da indústria da madeira apresentam aumento do risco de desenvolvimento de linfoma de Hodgkin.
A dependência química é, atualmente, um dos principais problemas de saúde que afligem os trabalhadores. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A cafeína, aparentemente, não causa dependência química, mas a suspensão de seu uso para assíduos consumidores pode gerar sintomas leves de depressão do SNC.
Um jovem de 15 anos de idade queixa-se de dispnéia aos esforços e apresenta olhos amarelados. O exame físico indicou icterícia e esplenomegalia. A avaliação laboratorial revelou Hb = 8 g/dL, com ansocitose e policromatofilia intensa, e os leucócitos e plaquetas apresentaram-se normais. A bilirrubina indireta e os reticulócitos estão aumentados e a história familiar é positiva.
A respeito do caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A avaliação da presença de microesferócitos na análise do sangue periférico, o teste de Coombs, a eletroforese de hemoglobina e o teste de fragilidade osmótica fazem parte da investigação diagnóstica inicial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...