Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um oficial de justiça dirigiu-se a um médico, em uma instituição pública de saúde, e entregou-lhe um ofício em que se requeria que, no prazo de 48 horas, fosse encaminhado à justiça o prontuário de um paciente sob sua assistência. Com relação a esse fato, julgue os itens subseqüentes.

Excetuando-se a justa causa ou o dever legal, somente com o consentimento expresso do paciente o médico poderá liberar a cópia do prontuário à justiça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher multípara de 34 anos de idade, foi atendida no setor de emergência de um hospital, com quadro súbito de febre, icterícia, vômitos e dor abdominal nos quadrantes superiores direito e esquerdo. Previamente, ela apresentava quadro de intolerância alimentar a gorduras e dor no quadrante superior direito havia 3 anos. A paciente faz uso de contraceptivo oral há 3 meses, e o quadro de icterícia iniciou-se há cerca de 3 dias.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Nos exames de rotina, hipercalcemia e hipoglicemia associadas ao quadro acima são sugestivos de concomitância de pancreatopatia aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente com 70 anos de idade apresenta história de tumor de crescimento rápido em região anterior do pescoço. Ao exame, observa-se volumosa massa cervical anterior, fortemente aderida a planos profundos, imóvel à manipulação e com sinais de infiltração em tecido subcutâneo e pele. Essa paciente foi submetida a laringoscopia indireta, que evidenciou paralisia de corda vocal à esquerda.

A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

A abordagem cirúrgica mais adequada prevê a ressecção em bloco do tumor e dos linfonodos circunvizinhos, o que é rotineiramente realizado em situações semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A anemia é um dos sinais clínicos mais freqüentemente encontrados. É sempre secundária a alguma doença e sua investigação envolve, além de um detalhado exame clínico, diversas avaliações laboratoriais. Considerando as análises hematológicas e bioquímicas utilizadas no diagnóstico das anemias, julgue os itens subseqüentes.

Uma das causas de anemia hemolítica é a presença de anticorpos contra as hemácias.

  • C. Certo
  • E. Errado

As imagens acima são de um mesmo paciente. Considerando essa imagens e os achados por elas revelados, julgue os itens subseqüentes.

A tomografia foi realizada sem contraste venoso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do câncer de pulmão e de pneumopatias por imunodeficiência, julgue os itens subseqüentes.

Entre os cânceres pulmonares mais conhecidos, o de pequenas células é o tipo histológico que apresenta pior prognóstico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança de três anos de idade, procedente do município de Barreiras, interior da Bahia, apresenta febre diária, de grau moderado, há vinte dias, acompanhada de inapetência, perda de peso e palidez cutaneomucosa. As vacinas estão em dia, e a criança não apresenta vômito nem diarréia. Ao exame físico, registra-se esplenomegalia, com o baço palpável a 4 cm da borda costal. A criança mostra-se apática, emagrecida. Na pele, identificam-se petéquias na região do tronco e nos membros inferiores, além de algumas equimoses. Nota-se, ainda, palidez cutaneomucosa acentuada e gânglios aumentados de volume nas cadeias cervicais, axilares e inguinais. A ausculta cardiopulmonar é normal e a freqüência respiratória também é normal. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica e normocítica, com dosagem de hemoglobina de 8 g/dL. A contagem de plaquetas foi de 30.000/mm3 e a de leucócitos, 60.000/mm3. A eletroforese de proteínas plasmáticas foi normal.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A procedência da criança, região endêmica para calazar, associada ao quadro clínico, coloca essa doença como hipótese diagnóstica relevante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às polineuropatias, julgue os itens que se seguem.

A manifestação neurológica mais freqüente da porfiria é uma polineuropatia, que envolve mais severamente os nervos autonômicos e, ocasionalmente, os nervos motores, sendo acompanhada de dor abdominal, confusão mental e convulsões.

  • C. Certo
  • E. Errado

As alterações hematológicas relacionadas ao trabalho são conhecidas há muito tempo. Acerca dessas patologias, julgue os itens seguintes.

Tolueno, piretrina e dieldrin podem causar trombocitopenia por mecanismo imune.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dependência química é, atualmente, um dos principais problemas de saúde que afligem os trabalhadores. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A cocaína age como estimulante do SNC, por bloqueio e recaptura da dopamina no sistema límbico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...