Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança do sexo masculino, com dois anos e seis meses de idade, apresenta quadro neurológico caracterizado por retardo importante do desenvolvimento neuropsicomotor, crises epilépticas que consistem em crises tônicas axiais, mioclônico-astáticas e ausências. O eletroencefalograma caracteriza-se por espícula, onda lenta e desorganização do ritmo de fundo do traçado.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
A síndrome de Lennox-Gastaut é bem mais freqüente na adolescência, embora possa ocorrer raramente nos cinco primeiros anos de vida.
A citomegalovirose é uma doença que ganhou importância após o surgimento da AIDS, especialmente por causa do comprometimento ocular, sendo motivo de cegueira de vários pacientes nos primórdios da AIDS no Brasil. A doença tem tratamento que, quando instituído em tempo hábil, evita a amaurose; os resultados têm sido promissores, especialmente após a introdução do esquema HAART. Em relação a essa patologia, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento da diarréia por citomegalovírus é habitualmente feito com ganciclovir oral.
A literatura médica tem bem consolidada a associação entre o tabagismo e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A bronquite crônica resulta da atividade inibitória da elastase exercida pelos componentes químicos do cigarro.
A existência de dor abdominal em uma situação de urgência demanda grande tirocínio clínico por parte de quem acompanha o paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Infarto agudo do miocárdio, pneumonia e cólica renal podem ser causa do sintoma.
Uma paciente com 24 anos de idade procurou serviço médico, queixando-se de cefaléia, amenorréia e galactorréia há 6 meses, além de aumento no tamanho das mãos e dos pés. A investigação inicial evidenciou níveis séricos de prolactina de 230 ng/dL (VN 5-27) e IGF-1 = 570 ng/dL (VN 110-330). A ressonância magnética nuclear de sela túrcica demonstrou a presença de tumor intra-selar de 0,8 cm × 0,6 cm de diâmetro.
Considerando o quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico de pseudoprolactinoma é muito provável, pois pode cursar com níveis elevados de prolactina, por compressão da haste hipofisária.
Cefaléia é problema clínico de ocorrência comum nas estatísticas de um pronto-socorro. Na avaliação de um paciente que se queixe desse sintoma, é importante identificar informações que podem caracterizar indício de gravidade. Os sinais de alerta característicos incluem
distúrbio do equilíbrio.
Um paciente tabagista, que fuma em média 30 cigarros ao dia, queixa-se de desconforto respiratório e mal-estar. Tem tosse produtiva com secreção amarelada, quadro que ele afirma ter piorado nos últimos 5 dias. Ao exame, verifica-se que seu tórax está dilatado em seu diâmetro ântero-posterior e láterolateral, com diminuição difusa do murmúrio vesicular e sibilos expiratórios universalmente audíveis.
Acerca do quadro clínico apresentado e das doenças pulmonares, julgue os itens subseqüentes.
Em casos de bronquite crônica e enfisema, a espirometria com a análise do VEF1 não tem valor prognóstico e geralmente causa mal-estar no paciente.
Uma criança apresenta aumento da bolsa testicular e abaulamento da região inguinal do lado direito. Essa massa nunca desaparece, mas a tensão é diminuída quando a criança dorme. A transiluminação foi positiva.
Considerando o quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
O caso em questão não precisa ser operado, pois a tendência é a cura espontânea.
Tendo por base a situação clínica acima descrita, julgue os itens de 91 a 100.
As linhas B de Kerley, observadas na radiografia de tórax, são linhas densas, horizontais, perpendiculares à superfície pleural, geralmente visibilizadas nos ângulos costofrênicos bilateralmente. Sua presença é indicativa de espessamento dos septos interlobulares devido à sobrecarga linfática que advém da elevação da pressão venosa pulmonar.
Com relação a anestesia em urgências, julgue os itens a seguir.
Em uma ocorrência de obstrução das vias aéreas com impossibilidade de intubação traqueal, deve ser marcado um procedimento eletivo para obtenção das vias aéreas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...