Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em condições normais de crescimento, cada célula, tecido ou órgão crescem segundo grau, padrão e velocidade próprios. A respeito dos quatro tipos fundamentais de crescimento do ser humano, julgue os itens que se seguem.
O tipo genital de crescimento tem a peculiaridade de ser acelerarado nos primeiros dez anos de vida e depois entrar em involução.
Um paciente alcoólatra com icterícia, perda ponderal, febrícula e tosse pouco produtiva, admitido para tratamento clínico apresenta no decorrer do acompanhamento, fezes escurecidas, hipotensão arterial e acentuação da palidez cutaneomucosa.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Anti-HBs positivo determinam diagnóstico sorológico de Hepatite B ativa.
Para um paciente hipermétrope foi prescrita uma lente de +5,00 esf. Na montagem dos óculos, houve uma descentração temporal de 5 mm, que introduziu um efeito prismático. Com relação a esse quadro, julgue os itens seguintes.
O efeito prismático induzido é de 2,5 prisma-dioptria, base nasal.
Uma criança do sexo feminino, com 6 anos de idade, encontra-se na fase de convalescença de varicela. Há 36 horas, passou a apresentar alteração importante do equilíbrio, com quedas freqüentes e dificuldade de permanecer de pé ou sentada sem apoio. Nota-se, ainda, sonolência, nistagmo e discreto grau de irritabilidade. O exame do líquido cefalorraquidiano mostrou seis células por campo, com predomínio de linfomononucleares. O resultado da tomografia computadorizada de crânio foi normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Não haverá possibilidade de o resultado da tomografia computadorizada de crânio da criança ser normal, caso se trate de ataxia cerebelar aguda.
O complexo Mycobacterium avium ficou mais conhecido entre os clínicos após o surgimento da AIDS. A doença causada por esse complexo acomete especialmente aqueles que têm células CD4 abaixo de 50/mm3 e, no Brasil, tem sido rara nos últimos anos. A respeito da doença causada por esse complexo, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico da doença causada pelo Mycobacterium avium é feito mais comumente pelo BAAR do escarro.
A literatura médica tem bem consolidada a associação entre o tabagismo e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A maior parte dos indivíduos que fumam 20 maços de cigarro por ano vai desenvolver a DPOC.
A existência de dor abdominal em uma situação de urgência demanda grande tirocínio clínico por parte de quem acompanha o paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A localização da dor tem valor relativo para a identificação do órgão doente, pois vários deles têm inervação segmentar comum.
Um paciente com 27 anos de idade, negro, procurou atendimento médico com quadro de crises álgicas nos membros inferiores e no abdome, astenia, adinamia e hiporexia. Ao exame físico, apresentava estatura de 111 cm, peso de 32 kg, ausência de pilificação axilar e estádio puberal G1P1. O paciente estava também hipocorado e distrófico. A idade óssea era de 10 anos, Hb 9,6 mg%, Ht 32. A avaliação hormonal evidenciou TSH = 0,01 (VN 0,35-5,0), T4 livre = 2,1 (VN 4,5-12,0) e testosterona livre = 3,1. O teste de hipoglicemia insulínica demonstrou pico do GH após estímulo = 0,2 ng/dL e cortisol = 3 ng/dL.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
A reposição no hipopituitarismo deve ser sempre iniciada pelos glicocorticóides, seguidos pelos demais hormônios acometidos.
Cefaléia é problema clínico de ocorrência comum nas estatísticas de um pronto-socorro. Na avaliação de um paciente que se queixe desse sintoma, é importante identificar informações que podem caracterizar indício de gravidade. Os sinais de alerta característicos incluem
instalação súbita do sintoma.
Um paciente tabagista, que fuma em média 30 cigarros ao dia, queixa-se de desconforto respiratório e mal-estar. Tem tosse produtiva com secreção amarelada, quadro que ele afirma ter piorado nos últimos 5 dias. Ao exame, verifica-se que seu tórax está dilatado em seu diâmetro ântero-posterior e láterolateral, com diminuição difusa do murmúrio vesicular e sibilos expiratórios universalmente audíveis.
Acerca do quadro clínico apresentado e das doenças pulmonares, julgue os itens subseqüentes.
As medicações colinérgicas são mais apropriadas do que as agonistas B2 para o tratamento de pacientes portadores de DPOC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...