Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto a complicações da anestesia geral inalatória, julgue os itens subseqüentes.
A diminuição da temperatura da cal sodada acelera a produção de monóxido de carbono no contato com anestésicos inalatórios.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Os ácidos nucléicos responsáveis pela transmissão do código genético são armazenados em cromossomos, juntamente com proteínas.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso de se optar pela internação do paciente, a furosemida deverá ser prescrita, preferencialmente pela via intravenosa, por dois motivos: quando ministrada por essa via, a furosemida promove desejável aumento da capacitância venosa; na situação clínica apresentada, a absorção intestinal do paciente está comprometida.
Julgue o item a seguir, quanto ao tratamento do paciente politraumatizado.
O Colégio Americano de Cirurgiões apresenta um método denominado ATLS, que dá a seguinte ordem de prioridades em seqüência ao atendimento do politraumatizado: abertura das vias aéreas e imobilização da coluna cervical; boa ventilação e oxigenação; circulação cardíaca e contenção de hemorragias; déficit neurológico; exposição (despir e cobrir) e mecanismo de trauma.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) constitui atualmente uma pandemia que vem assolando o mundo e mais intensamente o continente africano. No Brasil, essa doença já atingiu a maioria dos municípios e é bastante comum nas capitais. A respeito dessa importante doença infecciosa, julgue os itens seguintes.
A AIDS foi descrita oficialmente na década de oitenta do século passado.
Julgue os seguintes itens, acerca da história da medicina homeopática e relacionados aos conceitos de saúde e doença em homeopatia.
Em meados do século XVIII, Samuel Hahnemann propôs uma nova maneira de tratar as doenças. Nessa época, um dos tratamentos médicos mais comuns era a utilização de súlfur e mercúrio.
Julgue os itens seguintes, a respeito de contracepção.
Mulheres com idade maior ou igual a 35 anos e fumantes de menos de 15 cigarros por dia podem usar anticoncepcional injetável mensalmente mas não podem usar anticoncepcional hormonal oral.
Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.
A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A dosagem plasmática de tireoglobulina não contribui para a decisão terapêutica.
Um homem com 55 anos de idade procurou um serviço de saúde, queixando-se de tenesmo e sangramento retal. Ao exame proctológico, foi detectado no reto um tumor vegetante e ulcerado, que media aproximadamente 5 cm. A porção mais distal do tumor estava a 7 cm da margem anal. Ao exame anatomopatológico, foi confirmado que se tratava de adenocarcinoma. O paciente, após avaliação clínica e estadiamento com exames de imagem, foi submetido a radioterapia pré-operatória e, 4 semanas após o término da radioterapia, foi operado. A operação realizada foi uma ressecção anterior com excisão total do mesorreto, seguida de anastomose colorretal baixa, com bolsa colônica e ileostomia em alça.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética apresentada acima.
O uso de antibiótico para reduzir a infecção do sítio cirúrgico, no caso descrito, deve ser terapêutico e utilizado durante pelo menos 7 dias após a operação.
Mulher de 28 anos de idade, aparentemente hígida, foi encaminhada ao serviço médico, com quadro de cefaléia intensa, iniciada há cerca de uma hora, resistente a analgésicos comuns, associada a náusea e alterações visuais.
Considerando o quadro clínico acima e a respeito dos quadros de cefaléia, julgue os itens seguintes.
Pacientes com enxaqueca podem apresentar sintomas nasais, e até 90% dos pacientes com sinusite podem apresentar crises que preenchem os critérios diagnósticos de enxaqueca da IHS (International Headache Society).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...