Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome da insuficiência cardíaca é a via final comum para a grande maioria das cardiopatias e representa importante problema de saúde pública. Segundo informações recentes do DATASUS (Ministério da Saúde) existem aproximadamente 2 milhões de pacientes com insuficiência cardíaca no Brasil e incidência de 240 mil novos casos por ano. Com relação aos aspectos fisiopatológicos e clínicos dessa síndrome, julgue os itens a seguir.
A dispnéia progressiva, em conjunto com os estertores pulmonares, assim como o edema periférico, juntamente com a turgência jugular a 45º, observados em portadores de insuficiência cardíaca, apresentam a mesma base fisiopatológica representada pela congestão venosa retrógrada.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Nesse contexto, estudos clínicos recentes têm demonstrado importantes efeitos benéficos associados ao uso intravenoso do abciximab, um anticorpo monoclonal que bloqueia, nãocompetitiva e irreversivelmente, os receptores de glicoproteína IIb/IIIa, reduzindo assim a progressão dos processos patológicos básicos associados.
A respeito dos anestésicos voláteis, julgue os itens que se seguem.
A halogenação diminui a flamabilidade.
Quanto a complicações da anestesia geral inalatória, julgue os itens subseqüentes.
A desidratação da cal sodada aumenta a formação de monóxido de carbono por degradação de anestésicos inalatórios.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A alta fidelidade na replicação do DNA é resultado, entre outros fatores, da atividade exonucleásica da DNA polimerase, que é capaz de corrigir erros de replicação.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se, decorridas de 48 h a 72 h do início do tratamento medicamentoso, houver, apesar de melhora clínicoevolutiva, aumento do infiltrado radiológico, estará ocorrendo falha terapêutica e haverá necessidade obrigatória de alteração do esquema antimicrobiano.
No que se refere aos tumores ósseos e às lesões pseudotumorais, julgue os itens que se seguem.
O tratamento do sarcoma de Ewing consiste em radioterapia pós-operatória, após ressecção do tumor.
A leishmaniose visceral, doença transmitida por artrópodes, constitui endemia que tem preocupado o governo brasileiro por estar em expansão no país. Recentemente, surgiram casos da doença nas grandes cidades e capitais, sem que haja estratégia definida e totalmente aceita para seu controle. Felizmente, é uma doença que apresenta tratamento eficaz no Brasil, embora o tratamento possa causar alguns efeitos colaterais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico da leishmaniose visceral é feito habitualmente por meio do exame histológico da pele.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
Devido a sua alta diluição, os medicamentos homeopáticos não podem ser identificados, de uma maneira geral, pelo olhar, gosto ou cheiro.
Acerca de infertilidade, é correto afirmar que
o emprego de gonadotrofinas (hMG) é uma alternativa adequada na indução da ovulação em mulheres com infertilidade anovulatória resistentes ao citrato de clomifeno. O tratamento simultâneo com hCG (gonadotrofina coriônica humana) tem por objetivo a maturação do corpo lúteo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...