Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao tratamento do edema agudo de pulmão de origem cardiogênica, julgue os itens subsecutivos. A morfina deve ser utilizada no tratamento de pacientes com quadros graves de edema pulmonar agudo cardiogênico, pois ela, além de induzir aumento das pressões de enchimento ventricular, leva ao aumento da eficiência da ventilação.
Um paciente, com trinta anos de idade, foi internado na emergência de um hospital com história de febre de 39 ºC associada a calafrios de início havia dois dias. O exame físico evidenciou sopro holossistólico em foco mitral que irradiava para a região axilar esquerda e esplenomegalia. O hemograma mostrou leucocitose com 10% de bastões.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O sopro cardíaco detectado no paciente indica insuficiência mitral.Uma das complicações clínicas associadas à doença renal crônica (DRC) é a anemia, a qual apresenta origem multifatorial. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na DRC, história prévia de acidente vascular cerebral e neoplasia são indicações para tratamento intensivo da anemia.
Acerca das alterações funcionais e estruturais no sistema nervoso durante o processo de envelhecimento, julgue os itens que se seguem. No sistema motor, as respostas motoras se tornam mais lentas; há alteração da coordenação motora fina e da agilidade; redução da força; e diminuição ou abolição dos reflexos aquileus.
Acerca das indicações para arteriografia coronária em pacientes com patologia valvar, segundo recomendações do Colégio Americano de Cardiologia, julgue os itens subsecutivos. Na insuficiência mitral em que a pressão pulmonar é não proporcional à gravidade da regurgitação mitral (RM) avaliada por teste não invasivo, existe indicação IA de manometria invasiva.
Acerca da febre reumática (FR) em crianças, julgue os itens subsequentes. No Brasil, as manifestações mais frequentes da FR são a cardite, a poliartrite e os nódulos subcutâneos.
Em cada um dos itens de 57 a 59, é apresentado um caso clínico referente a doenças respiratórias na infância, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Um lactente de um mês de idade, nascido de parto vaginal, apresentava tosse seca havia uma semana. O exame físico do bebê constatou temperatura axilar de 37 ºC, hiperemia, edema e secreção serosa em conjuntivas, leve taquipneia e murmúrio vesicular rude com creptações disseminadas à ausculta pulmonar. Foi realizada radiografia do tórax, conforme ilustrado a seguir.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é pneumonia por Chlamydia trachomatis, e o tratamento do paciente deve ser realizado com azitromicina, na dose de 30 mg/kg por cinco dias.
A LER/DORT, uma síndrome relacionada ao trabalho, é caracterizada pelo aparecimento de vários sintomas, concomitantes ou não, como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Com relação a essa síndrome, julgue os próximos itens. A suspeita de LER/DORT devidamente embasada na avaliação clínico-ocupacional é suficiente para solicitar à empresa a emissão da comunicação de acidente do trabalho (CAT).
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância. Um adolescente de quinze anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ter notado, havia um mês, a presença de gânglios aumentados no pescoço. Na anamnese, o paciente relatou a presença de sintomas como febre, perda de peso e sudorese noturna. No exame físico, o médico identificou, por meio de palpação, gânglios aumentados nas regiões cervical e supraclavicular. A radiografia de tórax e a tomografia de abdome mostrou aumento apenas de linfonodos mediastinais. A biópsia de gânglio cervical revelou infiltrado linfocitário e eosinofílico, trabeculações fibrosas e células de Reed-Sternberg. O mielograma do paciente jovem apresentou resultado normal. Nesse caso, o diagnóstico é de linfoma de Hodgkin no estágio III A.
Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi admitido em um hospital apresentando, havia cinco dias, febre persistente, cefaleia holocraniana, oscilações de humor e alterações no seu comportamento habitual. O paciente fez uso de analgésicos e antitérmicos, em casa, administrados pela própria família, mas a resposta aos medicamentos foi parcial e temporária. No quinto dia, o paciente estava excessivamente sonolento, e apresentou crise convulsiva tônico-clônica, sendo então levado para atendimento médico de urgência.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir considerando o exame de imagem mostrado.
A cultura viral do líquor é o exame padrão-ouro para estabelecer o diagnóstico etiológico da doença no paciente em questão.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...