Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Antimicrobianos são utilizados em diversas situações clínicas, como medida de prevenção secundária, ou como tratamento quimioprofilático. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um paciente de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de estenose aórtica grave e secundária à válvula aórtica bicúspide, capaz de tomar medicações orais, será submetido à extração de dois elementos dentários. Assertiva: Nesse caso, devido à idade do paciente, à gravidade da valvulopatia e à extensão do procedimento dentário, recomenda-se uma profilaxia para endocardite infecciosa, por meio do uso de amoxicilina, na dose de dois gramas ao dia (500 mg a cada seis horas), por via oral, dois dias antes e dois dias após a data do procedimento dentário.
Um paciente foi admitido em um pronto-socorro com diagnóstico de fratura de antebraço e indicação cirúrgica. A história clínica mostrou ausência de doenças prévias, uso de medicamentos e alergia a fármacos. O paciente estava em jejum adequado, tendo sido para ele planejada a anestesia com base em um bloqueio de plexo braquial por via interescalênica, sem sedação. Alguns minutos após a anestesia, o paciente iniciou quadro de redução da saturação periférica de oxigênio.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
toxicidade sistêmica pelos anestésicos locais pode explicar o quadro clínico desse paciente, pois os níveis plasmáticos esperados são maiores após o bloqueio de plexo braquial que após a injeção em outros sítios (peridural ou intercostal).Um paciente de cinquenta anos de idade, 60 kg de peso corporal, portador de hipertensão arterial sistêmica e linfoma Hodgkin, foi internado com quadro de neutropenia febril pós-quimioterapia. No pronto-socorro, foram realizadas antibioticoterapia, ressuscitação volêmica com soro fisiológico 0,9% e coletas para exames laboratoriais. Apesar das medidas iniciais, o paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica e insuficiência respiratória, sendo transferido para unidade de terapia intensiva (UTI). Após quarenta e oito horas de internação na UTI, o paciente estava sedado, em ventilação mecânica assisto-controlada modo controlado à pressão (FiO2 60% e peep 10) e em hemodinâmica compensada à custa de 1,0 μg/kg/min de noradrenalina. Nesse período, o paciente teve débito urinário de 300 mL/24h e balanço hídrico positivo em 15 litros. Nos exames laboratoriais, apresentou hemoglobina = 8 g/dL, plaquetas = 32 mil/mm3, leucócitos 200/mm3, RNI = 2, TGO = 150, TGP = 400, Bb T = 3,0 mg/dL, creatinina = 2,4 mg/dL (dosagem prévia foi de 0,6 mg/dL), ureia = 60 mg/dL, potássio = 5 mEq/L, Na = 138 mEq/L, CR = 117 mEq/L e albumina = 3,5 mg/dL. A gasometria mostrou pH = 7,18; pCO2 = 28 ; HCO3 = 13; BE = -10; pO2 = 105 e lactato = 2,0 mmol/L. A ecografia renal não apresentou alterações.
Com relação ao caso clínico acima apresentado e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.
O paciente em questão apresenta insuficiência renal aguda com classificação AKIN 3, tendo indicação para o início de terapia renal substitutiva.Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia do ciclo menstrual, aos métodos contraceptivos, ao aleitamento materno e ao período de climatério. No período de climatério, o aumento na produção de estradiol pelos ovários estimula o feedback negativo dos estrógenos no sistema hipotálo-hipófise, o que pode resultar em um gradual aumento de gonadotrofinas, com a elevação precoce de FSH em níveis mais altos que o LH.
Em relação aos sopros cardíacos e suas modificações frente a algumas manobras clínicas, julgue os itens a seguir. A manobra de Valsalva diminui o sopro mitral existente na cardiopatia hipertrófica obstrutiva e no prolapso mitral.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Por volta do terceiro mês, o bebê deve ser capaz de segurar firmemente um chocalho, rir, responder a estímulos sociais vocalmente e apoiar-se nos cotovelos quando na posição ventral.
Um paciente de vinte anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para que se confirme o diagnóstico desse paciente, deverá ser realizado o teste de espirometria.Nos casos de febre reumática, a artrite migratória não deixa comumente sequelas nas articulações. O hiperaldosteronismo primário é uma causa comum para a ocorrência de edema com retenção de sódio.
Uma criança de quatro anos de idade, residente na zona periurbana de uma cidade com graves problemas de saneamento básico, deu entrada na emergência de um pronto-socorro. Durante o atendimento, a mãe relatou que a filha vinha apresentando, havia um mês, febre intermitente, e que, nesse período, a menina havia emagrecido e estava apática. No exame físico, o médico observou que a criança estava desnutrida e apresentava anemia, sopro cardíaco e hepatoesplenomegalia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, se forem realizados exames adicionais e os resultados desses exames apresentarem hematócrito de 25%, 2.500 leucócitos/mm3, 970 neutrófilos, 100.000 plaquetas/mm3, albumina 2,5 g/dL e globulinas 4,2 g/dL, a criança deverá ser submetida à punção de medula óssea para pesquisa de formas promastigotas de Leishmania no esfregaço do material aspirado.Acerca da legislação previdenciária e da conduta médico-pericial, julgue os itens que se seguem. O perito médico previdenciário, em sua atuação como assistente técnico em ações judiciais, deverá participar do exame clínico designado, se entender necessário, e deverá solicitar esclarecimento ao autor, além de informar ao perito judicial acerca dos dados colhidos nos sistemas informatizados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...