Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, com relação à anatomia e fisiologia da gestação e às patologias da gravidez inicial. Situação hipotética: Uma mulher em gestação inicial foi submetida a um teste de Beta HCG sérico, que apresentou resultado de 800 mUI/mL. No mesmo dia, foi realizada nessa paciente uma ultrassonografia transvaginal, que não detectou gestação intra ou extrauterina. Assertiva: Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é a de gravidez ectópica, e a conduta mais adequada é a repetição da ultrassonografia em setenta e duas horas.
Com relação a distúrbios das glândulas paratireoides, julgue os itens subsequentes. O hiperparatireoidismo primário pode estar presente nas síndromes genéticas, como na neoplasia endócrina múltipla (NEM) tipo 1, que, por envolver as paratireoides, se diferencia da NEM tipo 2.
Um paciente foi admitido em um pronto-socorro com diagnóstico de fratura de antebraço e indicação cirúrgica. A história clínica mostrou ausência de doenças prévias, uso de medicamentos e alergia a fármacos. O paciente estava em jejum adequado, tendo sido para ele planejada a anestesia com base em um bloqueio de plexo braquial por via interescalênica, sem sedação. Alguns minutos após a anestesia, o paciente iniciou quadro de redução da saturação periférica de oxigênio.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A paralisia do nervo laríngeo superior pode ocorrer e levar à obstrução da via aérea em pacientes com paralisia da corda vocal contralateral.Um paciente de cinquenta anos de idade, 60 kg de peso corporal, portador de hipertensão arterial sistêmica e linfoma Hodgkin, foi internado com quadro de neutropenia febril pós-quimioterapia. No pronto-socorro, foram realizadas antibioticoterapia, ressuscitação volêmica com soro fisiológico 0,9% e coletas para exames laboratoriais. Apesar das medidas iniciais, o paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica e insuficiência respiratória, sendo transferido para unidade de terapia intensiva (UTI). Após quarenta e oito horas de internação na UTI, o paciente estava sedado, em ventilação mecânica assisto-controlada modo controlado à pressão (FiO2 60% e peep 10) e em hemodinâmica compensada à custa de 1,0 μg/kg/min de noradrenalina. Nesse período, o paciente teve débito urinário de 300 mL/24h e balanço hídrico positivo em 15 litros. Nos exames laboratoriais, apresentou hemoglobina = 8 g/dL, plaquetas = 32 mil/mm3, leucócitos 200/mm3, RNI = 2, TGO = 150, TGP = 400, Bb T = 3,0 mg/dL, creatinina = 2,4 mg/dL (dosagem prévia foi de 0,6 mg/dL), ureia = 60 mg/dL, potássio = 5 mEq/L, Na = 138 mEq/L, CR = 117 mEq/L e albumina = 3,5 mg/dL. A gasometria mostrou pH = 7,18; pCO2 = 28 ; HCO3 = 13; BE = -10; pO2 = 105 e lactato = 2,0 mmol/L. A ecografia renal não apresentou alterações.
Com relação ao caso clínico acima apresentado e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.
O paciente em questão apresenta uma acidose metabólica com ânion-gap aumentado e alcalose respiratória.Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia do ciclo menstrual, aos métodos contraceptivos, ao aleitamento materno e ao período de climatério. As duas maiores funções do ovário, a endócrina e a gametogênica, são reguladas por impulsos oriundos do eixo hipotálamo-hipófise-ovário. O cérebro participa da função reprodutiva por meio da liberação, pelo hipotálamo, de GnRH, que é liberado de forma pulsátil, assim como as gonadotrofinas hipofisárias.
Em relação aos sopros cardíacos e suas modificações frente a algumas manobras clínicas, julgue os itens a seguir. A inalação de nitrito de amila, potente vasodilatador, diminui a intensidade do sopro da estenose aórtica e aumenta o sopro da regurgitação mitral.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Aos dois anos e meio de idade, a criança já é capaz de saltar com os dois pés, dizer seu nome e sobrenome e ajudar a arrumar brinquedos.
Um paciente de vinte anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os sintomas apresentados pelo referido paciente e o exame do nariz dão margem ao diagnóstico de rinite alérgica.Nos casos de febre reumática, a artrite migratória não deixa comumente sequelas nas articulações. Em pacientes portadores de anemia falciforme, é comum a ocorrência de hemólise.
Uma criança de quatro anos de idade, residente na zona periurbana de uma cidade com graves problemas de saneamento básico, deu entrada na emergência de um pronto-socorro. Durante o atendimento, a mãe relatou que a filha vinha apresentando, havia um mês, febre intermitente, e que, nesse período, a menina havia emagrecido e estava apática. No exame físico, o médico observou que a criança estava desnutrida e apresentava anemia, sopro cardíaco e hepatoesplenomegalia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em consideração, diagnósticos diferenciais que devem ser investigados são esquistossomose, endocardite bacteriana e doença linfoproliferativa.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...