Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de quatro anos de idade, residente na zona periurbana de uma cidade com graves problemas de saneamento básico, deu entrada na emergência de um pronto-socorro. Durante o atendimento, a mãe relatou que a filha vinha apresentando, havia um mês, febre intermitente, e que, nesse período, a menina havia emagrecido e estava apática. No exame físico, o médico observou que a criança estava desnutrida e apresentava anemia, sopro cardíaco e hepatoesplenomegalia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a criança seja diagnosticada com calazar, o tratamento específico inicial deverá ser realizado com sal de antimônio pentavalente antimoniato de meglumina , administrado na dose total de 20 mg/kg, por via intramuscular ou intravenosa, durante vinte dias.Julgue os itens subsecutivos, acerca das complicações clínicas associadas à gravidez. O tipo de lesão glomerular constitui o principal fator determinante do prognóstico fetal em gestantes com nefropatias parenquimatosas, pois influencia na taxa de filtração glomerular.
Com relação a distúrbios das glândulas paratireoides, julgue os itens subsequentes. É necessária a dosagem dos níveis de paratormônio, nos casos de litíase renal de repetição, dado que o hiperparatireoidismo primário constitui causa importante na gênese da formação dos cálculos.
No que se refere à anestesia venosa total, julgue os próximos itens. O remifentanil pode ser utilizado em situações em que são necessárias altas doses de opioides e é desejável a recuperação anestésica rápida.
Um paciente de cinquenta anos de idade, 60 kg de peso corporal, portador de hipertensão arterial sistêmica e linfoma Hodgkin, foi internado com quadro de neutropenia febril pós-quimioterapia. No pronto-socorro, foram realizadas antibioticoterapia, ressuscitação volêmica com soro fisiológico 0,9% e coletas para exames laboratoriais. Apesar das medidas iniciais, o paciente evoluiu com instabilidade hemodinâmica e insuficiência respiratória, sendo transferido para unidade de terapia intensiva (UTI). Após quarenta e oito horas de internação na UTI, o paciente estava sedado, em ventilação mecânica assisto-controlada modo controlado à pressão (FiO2 60% e peep 10) e em hemodinâmica compensada à custa de 1,0 μg/kg/min de noradrenalina. Nesse período, o paciente teve débito urinário de 300 mL/24h e balanço hídrico positivo em 15 litros. Nos exames laboratoriais, apresentou hemoglobina = 8 g/dL, plaquetas = 32 mil/mm3, leucócitos 200/mm3, RNI = 2, TGO = 150, TGP = 400, Bb T = 3,0 mg/dL, creatinina = 2,4 mg/dL (dosagem prévia foi de 0,6 mg/dL), ureia = 60 mg/dL, potássio = 5 mEq/L, Na = 138 mEq/L, CR = 117 mEq/L e albumina = 3,5 mg/dL. A gasometria mostrou pH = 7,18; pCO2 = 28 ; HCO3 = 13; BE = -10; pO2 = 105 e lactato = 2,0 mmol/L. A ecografia renal não apresentou alterações.
Com relação ao caso clínico acima apresentado e aos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.
A dieta desse paciente deve ser hipoproteica para se evitar balanço nitrogenado positivo.Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia do ciclo menstrual, aos métodos contraceptivos, ao aleitamento materno e ao período de climatério. O uso de anticoncepcionais constituídos apenas por progestógeno deve ser evitado antes dos dezoito anos de idade, pelo possível risco de diminuição de calcificação óssea.
Em relação aos sopros cardíacos e suas modificações frente a algumas manobras clínicas, julgue os itens a seguir. O ato de auscultar paciente em pé produz redução do retorno venoso e, com isso, ocorre uma diminuição de intensidade da maioria dos sopros, fato este não observado no prolapso mitral.
Acerca da tuberculose na infância, julgue os itens seguintes. O sistema de pontuação do Ministério da Saúde para o diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças e adolescentes indica classificação de diagnóstico muito provável caso a pontuação seja 40.
No que diz respeito ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de próstata em pacientes idosos, julgue os itens que se seguem. Na eventualidade do diagnóstico de câncer de próstata, a realização de tratamento cirúrgico prolonga a vida do paciente e acarreta baixo risco de incontinência vesical.
Nos casos de febre reumática, a artrite migratória não deixa comumente sequelas nas articulações. Em caso de paciente que apresente dor intensa, edema e cianose em membro inferior acometido de varizes, deve-se suspeitar de trombose venosa profunda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...