Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A gastroenterite aguda, uma das síndromes mais frequentes em pediatria, apresenta letalidade significante, principalmente em decorrência da desidratação. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Na desidratação grave, a diurese está presente.
Na desidratação de qualquer grau, a criança se mantém alerta.
Na desidratação grave, observam-se pulsos finos e turgor diminuído.
Na desidratação de qualquer grau, observa-se enchimento capilar > 10 segundos.
Na desidratação de grau 1, observa-se perda de peso de 6% a 9%.
Com relação às diferenças entre o olho ao nascimento a termo e o olho adulto, assinale a opção correta.
Ao nascimento, o olho está completamente formado e a visão é semelhante à de um adulto saudável.
O globo ocular do recém-nascido apresenta em média 50% do tamanho do globo ocular do adulto.
A esclera e a córnea são mais distensíveis ao nascimento, enrijecendo-se durante os dois primeiros anos de vida. Por isso, é possível que o tamanho do globo aumente nos casos de glaucoma congênito.
O olho da criança apresenta tamanho igual ao do adulto e apresenta alta distensibilidade até a adolescência.
O desenvolvimento ocular inicia-se na primeira semana de gestação e está completo ao final da sexta semana, por isso, após esse período, não há mais risco de malformações ou patologias congênitas.
Um homem, com aproximadamente cinquenta anos de idade, 1,70 m de altura, 110 kg de massa corporal, diabético, hipertenso e dislipidêmico procurou atendimento médico queixando-se de dormência e queimação na região lateral da parte superior da coxa direita, que surgiu há dois meses. Os sintomas tendem a piorar quando o paciente está em pé e melhoram com o decúbito ventral. Não há dor lombar e o exame neurológico dos membros inferiores é normal, com exceção de área de hipoestesia, que coincide com o local da queixa. A manobra de Lasègue não revelou anormalidades. Com base no quadro clínico apresentado, assinale a opção que indica o melhor tratamento inicial para o caso.
bloqueio anestésico lombar, nos níveis L2-L3
secção cirúrgica do nervo cutâneo lateral femural
redução de peso, e evitar uso de roupas e cintos apertados
colete toraco-lombar por três meses
fenobarbital 100mg ao dia
Acerca de microscopia óptica e das diversas técnicas utilizadas nesse tipo de microscopia para a identificação correta de estruturas, assinale a opção correta.
A impregnação pela prata é a técnica mais indicada para análise da membrana basal glomerular.
Para facilitar o uso dos corantes para microscopia de óptica, o fragmento renal biopsiado deve ser armazenado em soro fisiológico 0,9% após a coleta.
A coloração por hematoxilina e eosina é a mais indicada para avaliar alterações no colágeno.
Tricrômico de Manson é ideal para diferenciação entre núcleo e citoplasma das células.
A coloração com PAS é aplicada para identificação do depósito por substância amiloide.
Com relação à tenossinovite estenosante dos flexores, também denominada dedo em gatilho, assinale a opção correta.
O tratamento do dedo em gatilho por meio de infiltração intraarticular com corticoides é contraindicado em pacientes diabéticos.
A tenossinovite estenosante dos flexores é uma inflamação que acomete com maior frequência o segundo e o terceiro quirodáctilos da mão dominante em indivíduos do sexo masculino.
O dedo em gatilho se desenvolve devido à desproporção entre o tendão flexor e a polia, ocasionada por um nódulo no nível da articulação metacarpofalangiana.
Nos casos de tenossinovite estenosante dos flexores, o tratamento cirúrgico por via aberta tem sido evitado devido às taxas elevadas de recorrência e complicações, como déficit residual de extensão e rigidez pós-operatória residual.
Após o período de acompanhamento de três meses de pacientes com tenossinovite estenosante dos flexores, a infiltração com triancinolona apresenta resultado superior à infiltração com dexametasona, no que se refere à resolução dos sintomas e dos déficits motores.
Em relação à síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono (SAOS) em adultos, julgue os itens subsecutivos.
A polissonografia é o exame complementar padrão ouro para elucidar os casos de SAOS, cujo diagnóstico é confirmado quando o paciente assintomático apresentar índice de apneiahiponeia (IAH) maior ou igual a quinze eventos por hora de sono (mais de 75% dessas apneias-hipopneias apresentam padrão obstrutivo).
Com relação aos efeitos nocivos da dor no parto e a influência da analgesia e anestesia na obstetrícia, assinale a opção correta.
A analgesia inalatória sob máscara de mistura de 50% de oxigênio e óxido nitroso é a mais vantajosa no parto vaginal, pois mantém a consciência materna.
A magnitude da hipotensão observada no bloqueio peridural é maior que a observada no bloqueio subaracnoide.
A anestesia de eleição para a cesariana de urgência é o bloqueio peridural porque a instalação do bloqueio se faz mais rapidamente que no bloqueio subaracnoide da raquianestesia.
O objetivo da anestesia regional na obstetrícia é o de produzir analgesia eficiente com o mínimo de bloqueio motor.
A anestesia local paracervical é a mais utilizada para realização de episiotomia.
No que diz respeito à degeneração macular, assinale a opção correta.
É considerado transtorno hereditário autossômico recessivo.
Suplementação vitamínica retarda a progressão para doença grave.
Manifesta-se como perda súbita da visão central.
Tabagismo e diabete são considerados fatores de risco.
Tem boa resposta ao tratamento com Timolol 0,5%.
Acerca da formação e da instabilidade da placa aterosclerótica, julgue os itens que se seguem.
As placas instáveis, mais sujeitas à ruptura, caracterizam-se pelo predomínio de colágeno organizado em capa fibrosa espessa, escassas células inflamatórias e núcleo lipídico de proporções menores.
Acerca dos autoanticorpos encontrados nas doenças do tecido conjuntivo, assinale a opção correta.
O anticorpo anti- Jo-1 é o melhor teste diagnóstico para a doença mista do tecido conjuntivo.
O anticorpo antinuclear é positivo em 25 a 50 % dos pacientes com artrite reumatoide, e o padrão mais comumente encontrado é o salpicado.
O anticorpo anti-CCP e o fator reumatoide, quando solicitados em conjunto, aumentam a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico de artrite reumatoide. Normalmente a sensibilidade dessa associação é de 90% na apresentação da doença e de 50% em seu seguimento.
Mais de 50% dos pacientes com dermatomiosite e polimiosite têm anticorpos antissintetase presentes.
Anticorpos contra a ribonucleoproteína (RNP) estão presentes no lúpus eritematoso sistêmico (LES), na doença mista do tecido conjuntivo e na esclerodermia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...