Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de vinte e oito anos de idade, vítima de atropelamento, chegou a setor de emergência do hospital, trazido por paramédicos, segundo os quais, o paciente foi encontrado inconsciente e com lesão por esmagamento da coxa esquerda. Os sinais vitais do paciente ao chegar ao hospital eram: frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg e frequência respiratória de 32 incursões por minuto. O paciente foi imobilizado em prancha longa, recebeu colar cervical e oxigênio suplementar (3 L/min, por cateter nasal), bem como a ferida da perna foi tamponada.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O hematoma subdural, possível achado desse caso clínico, é um tipo de hematoma que, comparado ao hematoma epidural, é mais frequente e costuma ser mais grave devido à presença de lesão parenquimatosa concomitante.Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A presença do sopro no foco mitral, observado no exame físico, não é o sinal mais comum em pacientes com esse quadro clínico, uma vez que as válvulas são acometidas na seguinte ordem sucessiva: aórtica, tricúspide e mitral.Um homem de vinte e oito anos de idade, vítima de atropelamento, chegou a setor de emergência do hospital, trazido por paramédicos, segundo os quais, o paciente foi encontrado inconsciente e com lesão por esmagamento da coxa esquerda. Os sinais vitais do paciente ao chegar ao hospital eram: frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg e frequência respiratória de 32 incursões por minuto. O paciente foi imobilizado em prancha longa, recebeu colar cervical e oxigênio suplementar (3 L/min, por cateter nasal), bem como a ferida da perna foi tamponada.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso se realize uma avaliação ultrassonográfica direcionada para o trauma (FAST), e seja identificado líquido livre no fundo de saco de Douglas, estará confirmado extravasamento de urina por ruptura da bexiga.Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
De acordo com os critérios de Jones utilizados para o diagnóstico da doença configurada nesse caso clínico, a criança apresenta três critérios maiores e dois menores.Um homem de vinte e oito anos de idade, vítima de atropelamento, chegou a setor de emergência do hospital, trazido por paramédicos, segundo os quais, o paciente foi encontrado inconsciente e com lesão por esmagamento da coxa esquerda. Os sinais vitais do paciente ao chegar ao hospital eram: frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg e frequência respiratória de 32 incursões por minuto. O paciente foi imobilizado em prancha longa, recebeu colar cervical e oxigênio suplementar (3 L/min, por cateter nasal), bem como a ferida da perna foi tamponada.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Considerando-se que, durante o toque retal, a próstata não tenha sido palpada e tenha sido encontrado sangue no meato uretral, é correto afirmar que, para a sondagem vesical do paciente, deverá ser utilizado um cateter do tipo Foley.Um bebê de um ano e dois meses de idade foi atendido em pronto-socorro e, segundo a mãe, ele estava resfriado havia quatro dias, apresentando febre alta, vômitos e letargia. No exame físico, o médico constatou que a criança estava febril, taquicárdica, com rigidez de nuca, petéquias esparsas pelo tronco, mas sem sinais meníngeos. O bebê mostrou-se irritado ao manuseio, ficando letárgico quando não examinado. O médico realizou punção lombar para a coleta de liquor cuja análise demonstrou leucócitos de 1.200/mm3, com predomínio de polimorfonucleares, proteínas de 200 mg/dL e glicose de 35 mg/dL. Em face dessas constatações, o médico prescreveu tratamento de início imediato com ceftriaxona (100 mg/kg/dia), de 24/24 h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
A doença que consiste no provável diagnóstico para o caso clínico em questão é frequentemente precedida por sintomas do trato respiratório ou gastrointestinais.Um homem de vinte e oito anos de idade, vítima de atropelamento, chegou a setor de emergência do hospital, trazido por paramédicos, segundo os quais, o paciente foi encontrado inconsciente e com lesão por esmagamento da coxa esquerda. Os sinais vitais do paciente ao chegar ao hospital eram: frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg e frequência respiratória de 32 incursões por minuto. O paciente foi imobilizado em prancha longa, recebeu colar cervical e oxigênio suplementar (3 L/min, por cateter nasal), bem como a ferida da perna foi tamponada.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a avaliação do paciente pela escala de coma de Glasgow apresente escore de sete pontos, estará indicada a obtenção de via aérea definitiva.Um bebê de um ano e dois meses de idade foi atendido em pronto-socorro e, segundo a mãe, ele estava resfriado havia quatro dias, apresentando febre alta, vômitos e letargia. No exame físico, o médico constatou que a criança estava febril, taquicárdica, com rigidez de nuca, petéquias esparsas pelo tronco, mas sem sinais meníngeos. O bebê mostrou-se irritado ao manuseio, ficando letárgico quando não examinado. O médico realizou punção lombar para a coleta de liquor cuja análise demonstrou leucócitos de 1.200/mm3, com predomínio de polimorfonucleares, proteínas de 200 mg/dL e glicose de 35 mg/dL. Em face dessas constatações, o médico prescreveu tratamento de início imediato com ceftriaxona (100 mg/kg/dia), de 24/24 h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O tratamento com ceftriaxona deve ser mantido por seis ou sete dias, quando poderá ser suspenso.Um homem de vinte e oito anos de idade, vítima de atropelamento, chegou a setor de emergência do hospital, trazido por paramédicos, segundo os quais, o paciente foi encontrado inconsciente e com lesão por esmagamento da coxa esquerda. Os sinais vitais do paciente ao chegar ao hospital eram: frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg e frequência respiratória de 32 incursões por minuto. O paciente foi imobilizado em prancha longa, recebeu colar cervical e oxigênio suplementar (3 L/min, por cateter nasal), bem como a ferida da perna foi tamponada.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se o paciente vier a apresentar urina escura, de cor âmbar, com mioglobinúria, essa condição poderá resultar em acidose metabólica, hipercalemia, hipocalcemia e coagulação intravascular disseminada.Um bebê de um ano e dois meses de idade foi atendido em pronto-socorro e, segundo a mãe, ele estava resfriado havia quatro dias, apresentando febre alta, vômitos e letargia. No exame físico, o médico constatou que a criança estava febril, taquicárdica, com rigidez de nuca, petéquias esparsas pelo tronco, mas sem sinais meníngeos. O bebê mostrou-se irritado ao manuseio, ficando letárgico quando não examinado. O médico realizou punção lombar para a coleta de liquor cuja análise demonstrou leucócitos de 1.200/mm3, com predomínio de polimorfonucleares, proteínas de 200 mg/dL e glicose de 35 mg/dL. Em face dessas constatações, o médico prescreveu tratamento de início imediato com ceftriaxona (100 mg/kg/dia), de 24/24 h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
A ausência dos sinais meníngeos descarta o diagnóstico de meningite para o paciente em questão.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...