Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um indivíduo hígido de sessenta e dois anos de idade relatou que, havia dois dias, sofria de crises vertiginosas intensas, que duravam poucos segundos, relacionadas a determinados movimentos da cabeça, como olhar para cima ou virar-se rapidamente. Ao exame físico, constatou-se nistagmo à manobra de Dix-Hallpike, sem outras anormalidades significativas.
Com base nesse caso clínico, julgue o item que se segue.
O paciente deve ser encaminhado prontamente para realização imediata de tomografia computadorizada do crânio.Texto para as questões de 62 a 65
Mauro, de quarenta e oito anos de idade, trabalhador de uma indústria siderúrgica, compareceu ao consultório do médico do trabalho de sua empresa queixando-se de dificuldade para compreender o que lhe diziam, zumbido e intolerância a sons intensos, sintomas que se intensificaram progressivamente havia cerca de quatro anos. Mauro relatou, ainda, que trabalhava nessa empresa havia mais de vinte anos, que considerava seu ambiente de trabalho muito barulhento e que, durante sua jornada de trabalho, de oito horas, fazia uso de fones de ouvido fornecidos pelo seu chefe, mas os considerava muito desconfortáveis e pouco eficazes para reduzir o ruído. Ao ser indagado, o paciente negou qualquer outra queixa relacionada à sua saúde, apenas informou que a dificuldade de entendimento já ocorria também em casa. Em sequência à consulta, o médico avaliou o posto de trabalho de Mauro e verificou que ele era exposto a ruído contínuo de 88 dB durante toda sua jornada de trabalho, já considerado o uso de EPI conforme descrito pelo paciente.Conforme norma regulamentadora pertinente, a jornada de trabalho de Mauro deveria ser de, no máximo,
três horas.
quatro horas.
cinco horas.
seis horas.
sete horas.
A respeito da miastenia gravis, assinale a opção correta.
A indicação de timectomia, entre doze e sessenta anos de idade, é relativa nos casos de aumento do timo devidamente documentados em exame de tomografia de tórax.
A plasmaférese e o uso de imunoglobulina endovenosa não trazem benefícios nas crises miastênicas.
A prova de prostigmine é o exame mais sensível para o diagnóstico.
A confirmação diagnóstica pode ser feita através da eletroneuromiografia de fibra única que tem sensibilidade de 98%.
Sua manifestação se dá de forma isolada e não se correlaciona com outras doenças como hipo e hipertireoidismo, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.
Em 1997, a ADA (American Diabetes Association) sugeriu novos critérios diagnósticos para o diabetes melito. Em relação a esses novos critérios, assinale a opção correta.
O critério de glicemia aleatória > 200 mg/dL associado aos sintomas clássicos da doença, estabelecido pela OMS, não foi considerado.
A hemoglobina glicada passava a constituir critério diagnóstico da doença.
O valor de corte da glicemia de jejum para o diagnóstico de diabetes foi mantido em 140 mg/dL.
A ADA sugeriu a criação de uma nova entidade nosológica, denominada glicemia de jejum alterada, para glicemias de jejum no intervalo entre 100 e 125 mg/dL.
A ADA recomendava a utilização do teste oral de tolerância à glicose como ferramenta diagnóstica na rotina clínica.
Com relação às micoses profundas, assinale a opção correta.
A botriomicose é o mais comum tipo de eumicetoma.
Os eumicetomas são mais comuns nos imunocomprometidos.
A mucormicose, em sua forma cutânea, caracteriza-se por lesões tumorais em mucosa oral.
O Cryptococcus neoformans é responsável por intensa resposta granulomatosa nos tecidos.
O índice de ocorrências de histoplasmose em doentes infectados pelo HIV é alto.
A cocaína (benzoilmetilecgonina) é um alcaloide derivado da planta Erythroxylon coca. Entre as manifestações clínicas associadas à intoxicação aguda por essa droga ilícita, inclui-se
a redução da formação de trombos arteriais efeito anticoagulante.
o incremento do lusitropismo cardíaco, com aumento do débito cardíaco.
a bradicardia sinusal e bloqueios atrioventriculares avançados.
a hipotensão arterial grave e persistente.
a vasoconstricção arterial.
O exame mais indicado na investigação inicial de uma suspeita de isquemia cerebral extracraniana é
a angio CT de artérias carótidas.
a tomografia sem contraste.
a arteriografia.
a ressonância nuclear magnética.
o ecodoppler colorido.
Assinale a opção relacionada ao atendimento de um paciente politraumatizado apresentando lesão traqueobrônquica.
As lesões da traqueia torácica são mais facilmente abordadas por toracotomia póstero-lateral esquerda do que por toracotomia direita.
A lesão concomitante do esôfago é rara e a endoscopia digestiva alta está contraindicada por aumentar uma possível lesão.
A lesão traumática da traqueia cervical com exposição da luz traqueal não deve ser utilizada com traqueostomia, devido a grande possibilidade de falso trajeto.
A fratura brônquica com separação das cartilagens e manutenção da luz brônquica pelo tecido peribrônquico, não diagnosticada na fase aguda, pode evoluir para a estenose brônquica.
O pneumotórax associado à atelectasia e a grande fuga aérea pelo dreno pleural é típico de lesão extensa de parênquima pulmonar.
Em recém-nascido com atresia de esôfago, deve-se esperar maior ocorrência de comorbidades congênitas em casos de
atresia do tipo long-gap.
fístula traqueoesofágica proximal.
fístula traqueoesofágica distal.
atresia esofágica total.
fístula traqueoesofágica em H.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 39 e 40
Um paciente realizou um implante dentário na arcada superior. Após três meses, apresentou tumoração na face do lado do implante, seguida de dor. O paciente realizou tomografia computadorizada, que evidenciou uma tumoração no seio maxilar sem comprometimento da órbita. Foi realizada uma biópsia incisional, que evidenciou processo inflamatório crônico, células granulomatosas, infiltrado histiocitário e linfoplasmocitário.Tendo em vista o provável diagnóstico, a conduta adequada que o cirurgião deve adotar é
realizar uma enucleação.
realizar uma maxilarectomia de infraestrutura.
indicar analgésicos.
realizar um desbridamento.
realizar uma curetagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...