Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A litíase urinária é uma doença comum, de etiologia multifatorial e com várias formas de apresentação clínica. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir.
Em países industrializados, a incidência global de litíase urinária varia entre 10% e 15% da população geral.
Com relação aos transtornos do sono, julgue os itens subsequentes.
As causas das dificuldades para permanecer dormindo incluem interações de substâncias e lesões do tronco cerebral.
Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi internada, em cinco ocasiões, em diferentes hospitais, em razão de sintomas clínicos que, aparentemente, não tinham correlação com o decurso da doença física diagnosticada. Observou-se, nessas internações, que sempre que havia redução na medicação ou na atenção prestada a paciente, ela apresentava piora das queixas somáticas e acentuada agitação. Após analisar o histórico da paciente, a equipe médica levantou a hipótese de que o quadro apresentado se tratava de transtorno factício.
Considerando o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta com base na classificação do DSM-IV-TR.Abordagens não confrontacionais, que utilizam interpretações inexatas, são as mais adequadas para o tratamento do transtorno factício.
Diante de evidências inquestionáveis, a maioria dos pacientes admite a natureza factícia de seu transtorno.
A síndrome de Munchausen, variante do transtorno relatado, é a mais comum e acomete, principalmente, pacientes mulheres.
A variante não Munchausen de transtorno factício acomete, geralmente, homens socialmente isolados e desempregados, com traços antissociais.
Assim como os pacientes que se fingem de doentes, os que apresentam transtorno factício também não suportam perdas secundárias advindas de procedimentos médicos invasivos.
A respeito de patologias benignas de cabeça e pescoço, julgue os itens subsequentes.
A linfadenite reacional viral consiste na causa mais comum de linfadenopatia cervical inflamatória.
Julgue os itens a seguir, relativos a semiologia.
O quadro clínico de um paciente jovem, com diagnóstico de esclerose múltipla, que se queixe de sensação de choque percorrendo o corpo ao fletir o pescoço, é sugestivo de lesão nos feixes cordonais posteriores.
Julgue os itens que se seguem, relativos a métodos de contracepção.
O uso do dispositivo intrauterino com levonorgestrel em mulheres com endometriose reduz a dismenorreia, a dor pélvica e a dispareunia.
Considerando que, nos pacientes com manifestações clínicas de intoxicação exógena, após avaliação e estabilização iniciais, devem-se procurar manifestações clínicas que identifiquem síndromes associadas a agentes tóxicos específicos, reduzindo-se, assim, as potenciais etiologias envolvidas, julgue os itens seguintes.
Confusão mental, agitação, coma, pupilas midriáticas, hipertermia, taquicardia, hipertensão seguida de hipotensão, hipopneia, convulsões, mioclonia e alterações eletrocardiográficas alargamento do complexo QRS, arritmias ventriculares e bloqueio atrioventricular sugerem síndrome associada a intoxicação por antidepressivos tricíclicos, como, por exemplo, a imipramina e a amitriptilina.
Em pacientes com diagnóstico de infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, algumas características eletrocardiográficas estão associadas à pior evolução prognóstica. Assinale a opção correspondente a uma dessas características.
magnitude e extensão da depressão do segmento ST
rápida resolução das alterações tanto do segmento ST quanto da onda T
ocorrência de novas ondas Q
associação de depressão do segmento ST e inversão da onda T nas mesmas derivações eletrocardiográficas
somatório das amplitudes do complexo QRS nas derivações precordiais superior a 19 mm
A litíase urinária é uma doença comum, de etiologia multifatorial e com várias formas de apresentação clínica. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir.
A identificação de pacientes de alto risco metabólico pode diminuir a necessidade de múltiplas intervenções cirúrgicas.
Com relação aos transtornos do sono, julgue os itens subsequentes.
Alterações do sono típicas da depressão maior estão associadas a perturbações na atividade colinérgica central.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...