Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a uma criança de seis anos de idade, familiares relataram agitação, queixume e dificuldades de socialização na escola. Há dois anos, a criança vem apresentando hábitos motores e manias vocais frequentes e ininterruptos. A criança foi diagnosticada com transtorno de Tourette, medicada com clonidina e houve indicação para tratamento psicológico.
A respeito desse caso clínico, assinale opção correta.Não existem evidências consistentes de eficácia da clonidina no tratamento do transtorno de Tourette.
De acordo com o diagnóstico do DSM-IV-TR para o referido transtorno, é necessário que estejam presentes, simultaneamente, ao menos, um tique vocal e um tique motor.
Segundo os critérios do DSM-IV-TR para diagnóstico do transtorno de Tourette, os tiques devem estar presentes por, no mínimo, dois anos.
Crianças diagnosticadas com transtorno de Tourette que mantêm relacionamento social satisfatório, bom rendimento acadêmico e autoestima adequada devem ter o diagnóstico revisto.
O diagnóstico do DSM-IV-TR para o transtorno em questão cita que os sintomas devem ter início antes dos dezoito anos de idade, sem relação com os efeitos de substâncias ou outra condição médica adjacente.
Julgue os próximos itens, referentes à paralisia facial periférica.
A principal característica clínica da síndrome de Melkersson- Rosenthal é a ocorrência de paralisia facial periférica de início abrupto.
Julgue os itens a seguir, relativos a semiologia.
O resultado anormal da manobra de Stuart-Holmes (do rechaço) é sugestivo de lesão no pedúnculo cerebelar.
Com respeito às orientações relacionadas a vacinas e a medidas preventivas de saúde de mulheres, julgue os itens a seguir.
Existem, atualmente, duas vacinas profiláticas para o HPV: a bivalente (para os HPVs 6 e 11) e a quadrivalente (para os HPVs 6, 11, 16 e 18). Sabe-se, entretanto, que essas duas vacinas não conferem imunidade cruzada contra os HPVs 31, 33, 45, 52 e 58.
Considerando que, nos pacientes com manifestações clínicas de intoxicação exógena, após avaliação e estabilização iniciais, devem-se procurar manifestações clínicas que identifiquem síndromes associadas a agentes tóxicos específicos, reduzindo-se, assim, as potenciais etiologias envolvidas, julgue os itens seguintes.
Manifestações de depressão do sistema nervoso central, confusão mental, estupor, coma, geralmente com pupilas mióticas, hipotermia, bradicardia, hipopneia, bradipneia, hipotensão e hiporreflexia são manifestações clínicas que caracterizam uma síndrome decorrente da intoxicação por cocaína ou anfetaminas, por exemplo.
A respeito do cor pulmonale crônico, assinale a opção correta.
Alterações da função e(ou) da estrutura do ventrículo direito resultante de doenças que acometem primariamente o ventrículo esquerdo ou de cardiopatias congênitas também são classificadas como cor pulmonale.
Nessa cardiopatia, constatam-se ondas a aumentadas no pulso venoso jugular, impulsão sistólica ventricular na borda esternal esquerda baixa e quarta bulha cardíaca, quando há hipertrofia do ventrículo direito.
Associa-se à melhora do inotropismo do ventrículo direito o uso de digitálicos orais (digoxina, por exemplo) no tratamento de pacientes com cor pulmonale, independentemente da coexistência de disfunção do ventrículo esquerdo e(ou) fibrilação atrial.
Em pacientes com diagnóstico de DPOC, observa-se correlação inversa com o grau de hipoxemia, de hipercapnia e com o de obstrução das vias aéreas e a gravidade do cor pulmonale.
A maioria dos pacientes com distúrbios ventilatórios associados ao sono (apneia obstrutiva do sono, por exemplo) apresenta manifestações de cor pulmonale.
A litíase urinária é uma doença comum, de etiologia multifatorial e com várias formas de apresentação clínica. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir.
O estudo metabólico em pacientes com litíase urinária recorrente pode identificar a(s) causa(s) do distúrbio em até 90% dos pacientes.
Com relação aos transtornos do sono, julgue os itens subsequentes.
A parassonia é um fenômeno comum que aparece subitamente durante o sono, nos estágios 1 e 2.
Após o primeiro dia de exercícios físicos na academia, Frederico apresentou, por cerca de trinta minutos, sensação de morte iminente, com taquicardia, palpitação, dispneia, sudorese e gagueira. No entanto, ao chegar ao hospital, os sintomas haviam desaparecido. A partir daí, ele passou a exibir medo de ter um novo ataque, saindo de casa somente acompanhado por familiares. Transcorrido um mês, recusava-se, terminantemente, a sair de casa. Procurou auxílio de um psiquiatra após seis meses de crises recorrentes.
Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado e ao transtorno do pânico, assinale a opção correta.O uso de venlafaxina é eficaz no transtorno de síndrome do pânico, mesmo não sendo considerado tratamento de primeira linha.
Os sintomas depressivos, frequentemente, estão presentes em transtorno de pânico, entretanto o risco de suicídio entre esses pacientes não aumenta, se comparado com o risco em pessoas sem transtorno mental.
Ataques de pânico ligados a situações específicas, em geral, indicam uma condição diversa, como fobia social ou específica, pois, no transtorno de pânico, os ataques de pânico inesperados são característicos.
O diagnóstico diferencial de um paciente com transtorno de pânico inclui muitos transtornos mentais e raros transtornos médicos.
Em pacientes com síndrome do pânico, os tratamentos mais efetivos são a farmacoterapia e a terapia cognitivo comportamental, contudo esses mesmos tratamentos não funcionam em pacientes com agorafobia, cuja sintomatologia é incapacitante crônica.
Julgue os próximos itens, referentes à paralisia facial periférica.
As infecções bacterianas que podem causar paralisia facial periférica incluem otites externas, otites médias e doença de Lyme.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...