Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da cirurgia urológica minimamente invasiva, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla LECO, sempre que utilizada, refere-se a litotripsia extracorpórea.
A LECO é uma opção no tratamento sintomático do cálculo de divertículo caliceal.
Julgue os itens que se seguem, referentes a transtornos alimentares.
Portadores de anorexia nervosa frequentemente apresentam comportamento obsessivo-compulsivo, depressão e ansiedade.
Sabendo que a síndrome de Down, a síndrome do X frágil e a fenilcetonúria são os mais comuns transtornos cromossômicos e metabólicos associados ao retardo mental, assinale a opção correta.
Portadores das síndromes de Turner e de Klinefelter apresentam, necessariamente, retardo mental.
Crianças com síndrome do miado de gato são levemente retardadas e não possuem parte do sexto cromossomo.
O diagnóstico da síndrome de Down é relativamente fácil em crianças maiores, mas em recém-nascidos é frequentemente difícil, sendo a maioria dos pacientes diagnosticados com síndrome de Down portadores de retardo mental moderado ou severo.
A maioria dos pacientes com fenilcetonúria transmitida como um traço mendeliano autossômico recessivo simples apresenta inteligência borderline ou retardo mental leve.
Todos os portadores da síndrome do X frágil, a segunda causa isolada mais comum de retardo mental, apresentam retardo mental severo.
Julgue os itens subsecutivos, referentes ao câncer de seios paranasais.
Para o diagnóstico de pacientes com queixas nasais é necessário realizar exames mais precisos, tais como a endoscopia nasal rígida e(ou) flexível.
Considere que o quadro do paciente objeto do caso clínico descrito no texto tenha evoluído da forma a seguir.
Foi realizada tomografia cerebral contrastada que mostrou uma área hipodensa de 6 cm de diâmetro com um anel periférico realçado pelo contraste de forma uniforme, edema cerebral perilesional e desvio da linha média à direita.
Com base nessas informações adicionais do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O aparecimento de convulsões é um evento raro em pacientes com o quadro clínico descrito; portanto, o uso de anticonvulsivantes não está indicado.
Uma paciente de vinte e dois anos de idade, G3P2, com idade gestacional de trinta e oito semanas e dois dias, hipertensa crônica, deu entrada em pronto-socorro com quadro de dor abdominal súbita havia trinta minutos, associada a sangramento transvaginal em pequena quantidade. O exame revelou tônus uterino aumentado, BCF de 110 bpm, coágulos no fundo do saco vaginal, PA de 90 mmHg × 60 mmHg, FC de 88 bpm, tendo-se constatado ao toque transvaginal colo entreaberto.
Com referência a esse quadro clínico e a aspectos relacionados a quadros de descolamento prematuro de placenta (DPP), julgue os itens que se seguem.
Púrpuras na pele, degradação da função renal e gengivorragia são indícios de coagulação intravascular disseminada.
Acerca de atividade física e saúde, julgue os itens a seguir.
A prática de exercícios aeróbicos está associada à redução média de 2 mmHg na pressão arterial sistólica e de 6 mmHg na pressão arterial diastólica.
Um paciente, de trinta e dois anos de idade, procurou atendimento médico com queixa de palpitações taquicárdicas às vezes associadas a episódios de síncope. Negou outras doenças, inclusive diabetes melito e hipertensão arterial. O exame físico não evidenciou anormalidades. O ECG de doze derivações mostrou ritmo sinusal, frequência ventricular média de 85 bpm, eixo do complexo QRS (SÂQRS) desviado para a esquerda, sobrecarga de câmaras esquerdas (átrio e ventrículo), ondas Q patológicas em paredes lateral e inferior e ondas T negativas e simétricas difusamente. Após a realização de um ecodopplercardiograma transtorácico com mapeamento de fluxo em cores, o paciente apresentou: hipertrofia ventricular (> 20 mm), com relação entre o septo interventricular e a parede posterior do ventrículo esquerdo (VE) igual a 2,0; amputação da ponta do VE; presença de movimento anterior sistólico da valva mitral e de fechamento mesossistólico da valva aórtica; aspecto granuloso do miocárdio hipertrofiado e espessamento endocárdico.
Assinale a opção que apresenta o principal diagnóstico para o caso clínico apresentado.endomiocardiofibrose
estenose aórtica valvar
miocardiopatia hipertrófica
taquicardiomiopatia
cardiopatia hipertensiva
O Ministério da Saúde, na Portaria GM/MS n.º 104/2011, relaciona as doenças, os agravos e os eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo o território nacional e estabelece fluxo, critérios, responsabilidades e atribuições aos profissionais e serviços de saúde. Tendo como referência essa portaria, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que a sigla SINAN, sempre que utilizada, refere-se ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
A notificação compulsória cabe a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e outros no exercício da profissão, bem como aos responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino.
Acerca da cirurgia urológica minimamente invasiva, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla LECO, sempre que utilizada, refere-se a litotripsia extracorpórea.
Os cálculos de ácido úrico são passíveis de dissolução, sendo esta a primeira opção terapêutica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...