Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas informações apresentadas e considerando que a relação língua-orofaringe pela classificação de Mallampati (1985) é um dos dados relevantes para que se preveja a dificuldade de realização da entubação orotraqueal, julgue os itens que se seguem.
A anatomia do paciente A indica que, potencialmente, a laringoscopia direta e a entubação orotraqueal serão feitas com extrema dificuldade.
Com relação à cardiopatia chagásica crônica, assinale a opção correta.
A disfunção diastólica, nessa doença cardíaca, é a principal alteração miocárdica e tem papel predominante na determinação da falência miocárdica, em todas as fases da moléstia.
Extrassístoles ventriculares, bloqueio completo pelo ramo direito, bloqueio divisional anterossuperior esquerdo, áreas eletricamente inativas e bloqueio atrioventricular de graus variados são exemplos de alterações eletrocardiográficas encontradas em pacientes com o diagnóstico em questão.
A maioria dos pacientes com cardiopatia chagásica crônica apresenta insuficiência cardíaca, predominantemente, do tipo esquerda, desde as fases iniciais da moléstia cardíaca.
A taquicardia ventricular helicoidal (torsades des pointes), encontrada em pacientes com a referida doença, é uma arritmia dependente, desencadeada e altamente associada à presença da lesão apical ventricular (aneurisma de ponta).
Na maioria dos pacientes com essa cardiopatia, o radiograma de tórax frequentemente apresenta importante aumento da área cardíaca, tipicamente associado a intensas e marcantes manifestações de congestão venocapilar pulmonar (do tipo passiva crônica), com borramento peri-hilar pulmonar, inversão da trama vascular pulmonar e broncograma aéreo com campos pulmonares borrados por edema instersticial.
Julgue os itens a seguir, acerca das recomendações constantes nas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero para mulheres sem história prévia de lesões precursoras do câncer do colo uterino.
O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Após dois exames negativos com intervalo anual, o intervalo entre os exames deverá ser de três anos.
A partir dos anos 90 do século passado, após as primeiras publicações de Ralph Clayman, a opção pela cirurgia laparoscópica ganhou importante destaque no arsenal terapêutico urológico e, por extensão, produziu conhecimentos significativos também para o tratamento de pacientes com quadros clínicos relacionados a outras especialidades médicas. Nesse sentido, julgue os itens seguintes, acerca desse procedimento cirúrgico.
A fibrose pélvica é contraindicação absoluta de cirurgia laparoscópica.
Julgue os itens que se seguem, referentes a transtornos alimentares.
A anorexia nervosa manifesta-se em indivíduos na faixa etária de dez a trinta anos de idade, sendo a frequência máxima de ocorrência desse transtorno entre os treze e os vinte e cinco anos de idade.
A respeito da eletroconvulsoterapia, assinale a opção correta.
A morte por eletroconvulsoterapia dificilmente decorre de complicações cardiovasculares.
A maior parte dos pacientes que apresentam prejuízo da memória durante o curso do tratamento mediante eletroconvulsoterapia readquire suas capacidades cognitivas básicas após seis meses do término do tratamento.
O uso de curare não é eficaz para a prevenção de dores musculares causadas pela atividade motora convulsiva desencadeada pelo tratamento com eletroconvulsoterapia.
A gravidez não é uma contraindicação ao uso da eletroconvulsoterapia, desde que seja feito o monitoramento fetal em todas as seções desse procedimento.
Confusão e delirium logo depois da convulsão são efeitos colaterais pouco associados à realização de eletroconvulsoterapia.
Acerca dos aspectos clínicos das doenças granulomatosas, julgue os itens a seguir.
É frequente o acometimento laríngeo na forma crônica da paracoccidioidomicose, sendo o surgimento de disfonia o primeiro sintoma.
Julgue os itens seguintes, acerca da sensibilidade.
Lesões dos nervos periféricos e dos plexos geralmente produzem comprometimento sensitivo que acompanha um padrão de distribuição anatômico periférico.
Uma mulher com trinta e dois anos de idade, usuária de dispositivo intrauterino (DIU), compareceu ao consultório de ginecologia com queixa de dispareunia, sinusorragia, dor abdominal leve, infraumbilical, e corrimento transvaginal amarelado havia cinco dias. O exame clínico mostrou paciente em bom estado geral, corada, afebril; o exame especular evidenciou colo e paredes vaginais hiperemiados, secreção amarelada no fundo do saco vaginal; ao toque vaginal foram constatados colo anterior, útero retrovertido, doloroso à mobilização, fundo do saco vaginal livre.
Com referência ao caso clínico descrito acima e a aspectos diversos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
Em casos semelhantes a esse, falha no tratamento clínico ou suspeita de rotura de abscesso de tubo ovariano são indicações de tratamento cirúrgico.
Com base nas informações apresentadas e considerando que a relação língua-orofaringe pela classificação de Mallampati (1985) é um dos dados relevantes para que se preveja a dificuldade de realização da entubação orotraqueal, julgue os itens que se seguem.
O paciente D pertence à classe III de Mallampati. Em virtude de sua anatomia, uma laringoscopia direta e entubação orotraqueal poderão ser realizadas com moderado grau de dificuldade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...