Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subsecutivos, acerca de dependência química.
O abuso de álcool está associado a diversas manifestações crônicas, como, por exemplo, quadros de demência, síndrome de Korsakoff, miocardiopatia, fibrilação atrial, cirrose hepática, carcinoma das células escamosas do esôfago, varizes esofagianas, lacerações de Mallory-Weiss, pancreatites aguda e crônica, anemia e trombocitopenia.
A pericardite aguda apresenta alterações evolutivas (estágios) características no eletrocardiograma (ECG) de doze derivações. Acerca desses estágios eletrocardiográficos evolutivos, assinale a opção correta.
No estágio II, a única modificação no padrão eletrocardiográfico em relação ao estágio anterior é a elevação do segmento PR, que passa a ser concordante com as alterações do segmento ST.
Observa-se acentuação da elevação difusa do segmento ST, que assume concavidade direcionada para baixo e ondas T que se tornam simétricas e mais apiculadas, no estágio III.
No estágio IV, ocorre inversão difusa do padrão do segmento ST, que se torna deprimido em associação com a inversão (concordante) das ondas T.
No estágio V, verifica-se um retorno do nível do segmento ST (torna-se isoelétrico) e do padrão da onda T a seus estados pré-pericardite.
No estágio I, observa-se elevação difusa do segmento ST, com concavidade direcionada para cima, as ondas T apresentam polaridade concordante com a elevação do segmento ST e depressão do segmento PR (discordante das alterações do segmento ST).
Considerando que todas as amostras foram colhidas de pacientes que respiram espontaneamente em ar ambiente e ao nível do mar , julgue os itens a seguir.
Os achados do paciente C são indicativos de acidose metabólica compensada por alcalose respiratória.
Considerando que o câncer de testículo é o tumor sólido mais comum nos homens entre quinze e trinta e cinco anos de idade, julgue os itens seguintes, relativos à neoplasia maligna do testículo.
A maioria das recidivas dos tumores não seminomatosos ocorre após os dois primeiros anos.
Julgue os próximos itens, relativos a transtornos dissociativos.
Incluem-se, entre os sintomas-chave da amnésia dissociativa, leve déficit cognitivo que dificulta a apreensão de novas informações e incapacidade para recordar informações já armazenadas.
Acerca de câncer da laringe, julgue os itens que se seguem.
Pacientes com tumores glóticos T1a localizados no terço médio das pregas vocais apresentam resultados de cura equivalentes, próximos de 100%, mediante a realização de radioterapia e ou cirurgia.
Considere que o quadro do paciente objeto do caso clínico descrito no texto tenha evoluído da forma a seguir.
Foi possível controlar as convulsões do paciente, trinta minutos depois de este ter ingressado no pronto-socorro. No entanto, o paciente continuava inconsciente e precisando de suporte ventilatório mecânico. Depois de duas horas, foi registrada temperatura axilar de 39,7 ºC.
Realizou-se, então, tomografia cerebral com contraste, que não mostrou alterações nem rigidez nucal. O exame do líquido obtido mediante punção lombar mostrou aumento da pressão do liquor, pleocitose, glicose normal e proteínas levemente aumentadas. O hemograma mostrou leucocitose.
Com base nessas informações que complementam o quadro clínico anteriormente apresentado, julgue os itens subsecutivos.
O aumento da temperatura e dos leucócitos nesse paciente pode ser explicado pelo próprio estado de mal epilético.
Uma mulher de vinte e oito anos de idade, G1P0, com idade gestacional de trinta e quatro semanas e quatro dias, deu entrada no pronto-socorro com queixa de perda líquida transvaginal súbita havia quatro horas. No exame, observou-se que a paciente estava em bom estado geral, corada, hidratada, lúcida e afebril. Também no exame, foram observados: PA de 100 mmHg × 60 mmHg; FC de 76 bpm; altura de fundo uterino de 30 cm, dinâmica uterina ausente; BCF de 140 bpm, rítmicos; o exame especular mostrou acúmulo de líquido claro, em moderada quantidade, no fundo de saco vaginal. O toque vaginal foi evitado e submeteu-se a paciente a ultrassonografia na emergência, tendo-se constatado feto pélvico.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
Nessa situação clínica, deve-se iniciar tocólise, corticoterapia e antibioticoterapia para evitar prematuridade.
Julgue os itens subsequentes, relativos a infectologia.
A coinfecção por Trypanosoma cruzi e vírus da imunodeficiência humana (HIV) eleva o risco de reativação da tripanosomíase em pacientes com doença de Chagas crônica, na vigência de imunodepressão causada pelo HIV, particularmente naqueles com linfócitos T-CD4+ < 200.
Acerca das anatomias feminina e fetal, julgue os itens subsequentes.
A irrigação arterial da mama se dá principalmente por meio das artérias mamária interna, toracoacromial, torácica lateral e intercostais posteriores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...