Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma paciente de vinte e dois anos de idade, G3P2, com idade gestacional de trinta e oito semanas e dois dias, hipertensa crônica, deu entrada em pronto-socorro com quadro de dor abdominal súbita havia trinta minutos, associada a sangramento transvaginal em pequena quantidade. O exame revelou tônus uterino aumentado, BCF de 110 bpm, coágulos no fundo do saco vaginal, PA de 90 mmHg × 60 mmHg, FC de 88 bpm, tendo-se constatado ao toque transvaginal colo entreaberto.

Com referência a esse quadro clínico e a aspectos relacionados a quadros de descolamento prematuro de placenta (DPP), julgue os itens que se seguem.

O maior fator de risco para o DPP é a história obstétrica desse tipo de descolamento em gestação anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subsecutivos, acerca de dependência química.

Baixa autoestima, falta de autocontrole, pouca assertividade, vulnerabilidade social e diagnóstico prévio de déficit de atenção e hiperatividade são exemplos de fatores individuais condicionantes para o risco de abuso de álcool e outras drogas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A amplitude do pulso arterial pode variar em associação com os movimentos respiratórios como, por exemplo, na constatação da presença de pulso paradoxal. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Em paciente com diagnóstico prévio de pericardite aguda, a constatação do pulso paradoxal é indicativo de melhora da função diastólica cardíaca associada à redução no processo inflamatório pericárdico.

  • B.

    O principal mecanismo fisiopatogenético desse tipo de pulso arterial é representado pelo importante aumento, durante a inspiração, da pré-carga de trabalho para o ventrículo esquerdo.

  • C.

    Esse tipo de pulso arterial pode ser constatado em pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), choque hipovolêmico e miocardiopatia restritiva.

  • D.

    O aumento da amplitude do pulso arterial e da pressão arterial sistólica (maior que 20 mmHg) durante a inspiração caracteriza o quadro de pulso paradoxal.

  • E.

    O pulso paradoxal é um sinal semiológico que representa, do ponto de vista da variação do nível da pressão arterial sistólica, uma inversão do que é observado em condições fisiológicas normais.

Com relação às parasitoses intestinais, que apresentam significativa prevalência entre as crianças brasileiras, razão por que é importante conhecer o comportamento clínico dessas enfermidades para o estabelecimento do correto diagnóstico, julgue os próximos itens.

Prurido anal diurno é a principal manifestação clínica da enterobíase.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o câncer de testículo é o tumor sólido mais comum nos homens entre quinze e trinta e cinco anos de idade, julgue os itens seguintes, relativos à neoplasia maligna do testículo.

O semioma do tipo espermatocítico ocorre predominantemente em pacientes idosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a transtornos dissociativos.

Diferentemente do que ocorre na vigência de amnésia dissociativa, na vigência de amnésia pós-concussão, a perturbação da memória dos pacientes é frequentemente anterógrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos sinais e sintomas característicos de delirium e demência, assinale a opção correta.

  • A.

    A atenção de pacientes com demência de Alzheimer é preservada nos estados iniciais dessa doença, ao passo que a atenção de pacientes com demência frontotemporal é comprometida desde o aparecimento dos primeiros sintomas dessa doença.

  • B.

    Em relação ao humor, pacientes com demência frontotemporal apresentam apatia ou euforia, e pacientes com demência vascular apresentam incontinência emocional.

  • C.

    A procura de reafirmação e a ansiedade de um bom desempenho são características de pacientes com delirium.

  • D.

    Os déficits cognitivos são generalizados tanto em pacientes com demência de Alzheimer como em pacientes com demência vascular.

  • E.

    O curso dos sintomas de pacientes com demência vascular tem períodos de flutuação e de deterioração progressiva.

Acerca de câncer da laringe, julgue os itens que se seguem.

A maioria dos tumores malignos da laringe é do tipo carcinoma basocelular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher com quarenta e dois anos de idade, professora do ensino médio, foi atendida no ambulatório com queixa de aparecimento súbito de fadiga, cefaleia leve e persistente, dificuldade para concentrar-se, dores musculares e febre subjetiva havia aproximadamente seis meses. Ela relatou melhora progressiva dos sintomas, mas informou que, após o uso de diferentes analgésicos e consultas com diferentes especialistas, os sintomas persistem. A paciente continua exercendo suas atividades diárias, apesar da sua sintomatologia. O exame físico apresenta-se normal, exceto por discreta adenomegalia na região axilar esquerda. Trabalha-se com hipótese diagnóstica de síndrome de fadiga crônica.

Com referência ao caso clínico acima apresentado e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

O uso de aciclovir tem mostrado melhora dos sintomas e normalização das alterações imunológicas encontradas nos pacientes com síndrome de fadiga crônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher de vinte e oito anos de idade, G1P0, com idade gestacional de trinta e quatro semanas e quatro dias, deu entrada no pronto-socorro com queixa de perda líquida transvaginal súbita havia quatro horas. No exame, observou-se que a paciente estava em bom estado geral, corada, hidratada, lúcida e afebril. Também no exame, foram observados: PA de 100 mmHg × 60 mmHg; FC de 76 bpm; altura de fundo uterino de 30 cm, dinâmica uterina ausente; BCF de 140 bpm, rítmicos; o exame especular mostrou acúmulo de líquido claro, em moderada quantidade, no fundo de saco vaginal. O toque vaginal foi evitado e submeteu-se a paciente a ultrassonografia na emergência, tendo-se constatado feto pélvico.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.

Caso seja diagnosticada infecção ovular, o parto cesariano será obrigatório, com profilaxia para S. agalactiae com penicilina cristalina.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...