Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que o câncer de testículo é o tumor sólido mais comum nos homens entre quinze e trinta e cinco anos de idade, julgue os itens seguintes, relativos à neoplasia maligna do testículo.
São considerados fatores de risco para recidiva dos tumores não seminomatosos: o tamanho (maior que 4 cm) e a invasão da rete testis.
Julgue os próximos itens, relativos a transtornos dissociativos.
O transtorno da despersonalização está associado ao consumo de drogas como álcool, clioquinol, escopolamina e maconha.
Acerca de câncer da laringe, julgue os itens que se seguem.
Pacientes com tumores supraglóticos sofrem de disfagia e(ou) odinofagia, não apresentando inicialmente alterações vocais.
Considere que o quadro do paciente objeto do caso clínico descrito no texto tenha evoluído da forma a seguir.
Foi possível controlar as convulsões do paciente, trinta minutos depois de este ter ingressado no pronto-socorro. No entanto, o paciente continuava inconsciente e precisando de suporte ventilatório mecânico. Depois de duas horas, foi registrada temperatura axilar de 39,7 ºC.
Realizou-se, então, tomografia cerebral com contraste, que não mostrou alterações nem rigidez nucal. O exame do líquido obtido mediante punção lombar mostrou aumento da pressão do liquor, pleocitose, glicose normal e proteínas levemente aumentadas. O hemograma mostrou leucocitose.
Com base nessas informações que complementam o quadro clínico anteriormente apresentado, julgue os itens subsecutivos.
Se, após três dias, uma ressonância magnética cerebral ponderada em T2 mostrar aumento difuso da intensidade do sinal ao longo do córtex temporal e frontal medial nos dois hemisférios, o diagnóstico será de encefalite herpética.
Uma mulher de vinte e oito anos de idade, G1P0, com idade gestacional de trinta e quatro semanas e quatro dias, deu entrada no pronto-socorro com queixa de perda líquida transvaginal súbita havia quatro horas. No exame, observou-se que a paciente estava em bom estado geral, corada, hidratada, lúcida e afebril. Também no exame, foram observados: PA de 100 mmHg × 60 mmHg; FC de 76 bpm; altura de fundo uterino de 30 cm, dinâmica uterina ausente; BCF de 140 bpm, rítmicos; o exame especular mostrou acúmulo de líquido claro, em moderada quantidade, no fundo de saco vaginal. O toque vaginal foi evitado e submeteu-se a paciente a ultrassonografia na emergência, tendo-se constatado feto pélvico.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
A paciente em questão deverá ser submetida a profilaxia para Streptococcus agalactiae antes do parto.
Com relação às doenças reumáticas, julgue os itens subsequentes.
Embora a incidência de fraturas ósseas não seja elevada em pessoas que usam glicocorticoides (GC) cronicamente com taxas de incidência inferiores àquelas encontradas na osteoporose pós-menopausa ou senil , deve-se administrá-los com cautela, porque o uso de GC provoca perda de massa óssea, sobretudo de osso cortical.
Acerca das anatomias feminina e fetal, julgue os itens subsequentes.
A artéria ovariana esquerda é ramo da artéria renal esquerda, ao passo que a direita, na maioria das mulheres, é ramo da artéria ilíaca comum.
Julgue os próximos itens, referentes a tumores renais.
A ocorrência de síndromes paraneoplásicas não está relacionada a doença metastática.
Julgue os próximos itens, relativos a transtornos dissociativos.
Nos casos de transtorno dissociativo da identidade, assim como nos de fuga dissociativa, as identidades antiga e nova não se alteram.
A respeito da perda auditiva induzida por ruído (PAIRO), julgue os itens subsecutivos.
A PAIRO, segunda maior causa de disacusia neurossensorial, é, na maioria das vezes, reversível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...