Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os computadores em Medicina Nuclear eram apenas uma curiosidade até meados de 1970, quando surgiram as imagens cardíacas múltiplas e gatilhadas, obtidas com hemácias marcadas. A partir daí, o computador tornou-se um dispositivo fundamental na aquisição e no processamento das imagens, para a formatação do filme e, posteriormente, nos estudos dinâmicos e tomográficos. Em relação a este assunto, assinale a alternativa incorreta.
Existem dois modos fundamentais para aquisição e armazenamento de dados digitalizados: aquisição em modo seriado e aquisição em modo de imagens.
Na forma de histograma ou modo de imagem, os dados dos pares de aquisição digitalizados são usados para localizar o elemento de imagem ao qual pertencem.
A gravação em computador dos dados de uma imagem facilita muito a análise quantitativa. Um requisito necessário para analisar as imagens adquiridas é a definição de áreas de interesse.
Sinais fisiológicos podem ser usados para controlar a coleta de dados, tal como nos estudos gatilhados, e uma vez gravados os batimentos disrítmicos, eles podem ser excluídos.
A aquisição em modo de imagem economiza memória do computador e tem a vantagem de estar facilmente disponível, pronta para exibição e análise, sem precisar de processamento ou formatação.
Em relação à situação clínica da questão 22, caso a paciente não apresente contraindicações à TH e deseje voltar a menstruar, assinale a alternativa que apresenta a melhor opção terapêutica para ela.
Estradiol 1mg/dia contínuo e Acetato de Medroxiprogesterona 5mg/dia do 1º ao 12º dia do mês.
Valerato de Estradiol 2mg/dia por 11 dias e Valerato de Estradiol 2mg associado ao Levonorgestrel 250mg/dia por 10 dias (Cicloprimogyna).
Valerato de Estradiol 2 mg associado ao Acetato de Noretisterona 0,5mg/dia de uso contínuo.
Estradiol 1mg/dia por 14 dias e Estradiol 2mg/dia + Acetato de Medroxiprogesterona 5mg/dia por 14 dias.
Estrogênio 1mg contínuo.
N. A., 42 anos, sexo feminino, ingeriu uma dose de contraste ministrada via oral para a realização de uma tomografia computadorizada. A paciente teve reações adversas, depois de algum tempo. Para diminuir o risco dessas reações na paciente, o profissional responsável pelo exame deveria questioná-la sobre a história médica dela, como, por exemplo,
I. se ela está tomando alguma medicação prescrita ou sem receita médica. II. se ela já teve alguma reação aos meios de contraste para raios X ou qualquer outra substância contendo iodo. III. se ela está grávida. IV. se ela manifestou qualquer outra reação, como alergias sazonais ou a outras medicações. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
Sífilis Primária/ Penicilina Benzatina 2.400.000UI.
Sífilis Terciária/ Penicilina Benzatina 7.200.000UI.
Sífilis Segundária/ Penicilina Benzatina 4.800.000UI.
Sífilis Segundária/ Penicilina Benzatina 2.400.000UI.
Sífilis Terciária/ Penicilina Benzatina 4.800.000UI.
R.M., 50 anos, fez autoexame da mama e encontrou alguns nódulos. A pedido do médico, foi realizada uma mamografia que diagnosticou um câncer de mama. O diagnóstico foi confirmado devido à qualidade da imagem da mamografia, que é garantida, entre outros, por
I. imagens simétricas (iguais). II. ausência de dobras de pele. III. correta posição do tecido mamário, que deve ficar comprimido na placa de compressão. IV. exposição correta aos raios X. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Paciente diabético tipo 2, em uso de hipoglicemiante oral do grupo das sulfonilureias, sempre apresentou mau controle metabólico, contudo, recentemente vem demonstrando melhora de seu controle glicêmico, apesar de não ter mudado sua dieta ou ajustado a dose de sua medicação. Assinale a alternativa que apresenta o que provavelmente está acontecendo.
A medicação hipoglicemiante está agindo melhor.
A função renal do paciente está se deteriorando.
A resistência periférica do paciente à insulina está melhorando.
A secreção de insulina do paciente está maior.
O paciente deve estar usando outra medicação.
Pode ser difícil avaliar o tamanho do fígado na sonografia porque a forma e a distribuição do volume entre os lobos direito e esquerdo varia muito. Em relação às técnicas ultrassonográficas de exame do fígado, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O melhor meio de se examinar o fígado é por meio de um transdutor setorial ou de arranjo curvo, com frequência central variando de 7 a 10 MHz. Tradutores de arranjo linear de freqüência mais alta não são indicados para a aquisição de imagens de anormalidade superficiais, anormalidades difusas do parênquima e da superfície do fígado.
( ) Pode-se obter imagens efetivas do lobo esquerdo em muitos pacientes por uma abordagem subxifoide anterior. O lobo direito deve ser examinado tanto por uma aordagem subcostal como pela intercostal, para obter-se uma detecção e caracterização ótimas das lesões focais. ( ) Os exames intercostais são mais eficazes com o paciente em decúbito dorsal e são realizados de maneira melhor durante a respiração normal, de modo que a base do pulmão direito e as sombras a ela associadas não obscureçam os aspectos superiores do fígado. ( ) É importante angular-se o transdutor inferiormente ao examinar-se por uma abordagem subcostal, de modo que se possa visualizar a abóbada do fígado.F/ V/ F/ F
V/ F/ F/ V
V/ V/ F/ F
F/ F/ F/ V
F/ V/ V/ F
Vaginose (tricomoníase); miconazol creme a 2%, via vaginal.
Vaginose (candidíase); metronidazol 500mg, via oral.
Vaginite (tricomoníase); fluconazol 150mg, via oral.
Vaginose (gardnerelose); metronidazol 500mg, via oral.
Vaginite (candidíase); miconazol creme a 2%, via vaginal.
O princípio básico utilizado pela Dopplerfluxometria é o efeito Doppler. O exame baseia-se no emprego de sons de alta frequência na investigação do fluxo sanguíneo de um vaso. Em relação à Dopplerfluxoterapia, analise assertivas abaixo.
I. Quando uma onda sonora de alta frequência (ultrassom) é dirigida para um alvo em movimento, ela é refletida com uma frequência diferente daquela que caracterizava o som emitido. Essa diferença de frequência é o que se chama de efeito Doppler. II. Quando um feixe ultrassônico é dirigido para um vaso sanguíneo, a onda é bloqueada principalmente pelas células que fluem no interior desse vaso, notadamente as hemácias. Essa é a base para o uso da tecnologia Doppler na avaliação de parâmetros relacionados ao fluxo de sangue. III. A determinação da velocidade do fluxo sanguíneo e do desvio da frequência Doppler é influenciada por uma interação complexa de múltiplos fatores, entre os quais o ângulo de incidência formado pelo feixe ultrassônico e o vaso sanguíneo estudado. IV. O estudo do fluxo sanguíneo é feito pelo Doppler de forma não invasiva e indireta, por quatro diferentes métodos: o Doppler contínuo, o pulsátil, o Doppler colorido e, mais recentemente, o power Doppler. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Uma senhora de 50 anos procura o Médico de Família e Comunidade queixando-se de fogachos e amenorreia há 1 ano. Ela pergunta sobre os prós e contras da Terapia Hormonal (TH). A favor da TH, o Médico pode argumentar com essa senhora que os estudos demostram a associação de TH com diminuição do risco de
câncer de mama.
trombose venosa profunda.
infarto do miocárdio.
fratura óssea.
acidente vascular encefálico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...