Lista completa de Questões de Medicina da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos, em sua maioria, causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente determinados pela rinite alérgica, imunomediada. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A rinite alérgica é considerada fator de risco e marcador de gravidade da asma. Ela piora a asma, além de aumentar o número de hospitalizações e exacerbar as crises. Portadores de rinite devem sempre ser investigados para asma e vice-versa.
II. A rinite alérgica é classificada, atualmente, com base na frequência e duração dos sintomas, sendo considerada intermitente quando sintomas < 4 dias na semana, e persistente quando > 4 semanas de duração (ano).
III. No tratamento farmacológico com corticoide tópico nasal na rinite persistente de moderada a grave, é recomendável o tratamento por pelo menos 60 dias.
IV. Os descongestionantes tópicos nasais quando usados por tempo prolongado podem causar rinite medicamentosa. Logo, podem ser usados por, no máximo, 5 dias. Estão recomendados: dexametasona em gotas nasais e descongestionantes orais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Mãe procura atendimento para o filho de dois anos, devido a episódios de diarreia nos últimos três dias. O menino encontra-se irritado, chorando, com olhos fundos, pulso rápido e fraco. Qual a conduta mais indicada, baseando-se no estado de hidratação do paciente?
Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção das medidas de intervenção pertinentes. Neste contexto, o termo agravo à saúde é entendido como:
Paciente, sexo feminino, 27 anos, chega ao pronto‐socorro com queixa de sangramento genital e dor abdominal. Revela também que está com a menstruação atrasada. Diante deste caso clínico, deve‐se sempre considerar a possibilidade de uma gravidez ectópica. Assinale, a seguir, um fator de risco considerado alto para a ocorrência de gravidez ectópica.
Um paciente apresentou um quadro de hérnia estrangulada cujo diagnóstico foi tardio, pois não houve obstrução intestinal. Na inspeção do saco herniário, foi visualizada apenas parte da parede lateral de uma alça intestinal. Qual o nome da hérnia?
Paciente do sexo masculino, 50 anos, vítima de acidente motociclístico com capacete. É admitido na sala de emergência torporoso, ausculta pulmonar presente e simétrica, PA: 70 x 40 mmHg FC: 130 bpm. Não há evidências de hemorragia externa. Após estabilização da coluna cervical e reposição volêmica, o paciente mantém‐se hipotenso e taquicárdico. A radiografia de tórax não mostrou alterações. Qual o próximo passo para a identificação da causa do choque?
São fatores de risco para a formação de cálculos biliares pigmentados pretos, EXCETO:
MDP, sexo feminino, 40 anos, queixa‐se de cólica biliar e icterícia, porém relatou que cederam espontaneamente. Já assintomática, faz USG abdominal, que mostra colelitíase e via biliar principal de 7 mm. Exames laboratoriais revelam discreta elevação das aminotrasferases e fosfatase alcalina. Neste caso, qual deve ser a conduta?
Na 19ª semana de gestação, Maria procura a emergência com dor abdominal constante em flanco e hipocôndrio direitos, acompanhada de náuseas e vômitos, nega febre, o abdômen estava pouco distendido e o exame físico é de difícil realização. Os batimentos cardíacos fetais estavam presentes. O exame de imagem mais adequado neste momento é:
A videocirurgia na fase gestacional de 18 semanas pode ser realizada?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...