Lista completa de Questões de Medicina da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem, em seu nome, uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez. A osteomielite por Salmonella é uma patologia de diagnóstico diferencial importante em um grupo específico de pessoas, que apresenta como doença de base:
Maria Amélia, 43 anos e do lar, procura atendimento com dor no punho direito. A dor é ao nível do processo estiloide do rádio. Desconfiando de certo diagnóstico, o médico realiza os testes de Finkelstein e Brunelli, que se mostram positivos. O diagnóstico mais provável é:
Otite externa necrosante e uma oesteomielite do osso temporal e da base do crânio, potencialmente letal, consequente a um quadro inicial de otite externa difusa. Assinale o principal patógeno causador de otite externa necrosante.
Avalie o seguinte achado radiográfico de uma ressonância magnética, plano sagital ponderada em T1 (A) e axial ponderada em T2 (B).
O achado radiográfico trata‐se de:
As fraturas do colo do tálus correspondem a 1% de todas as fraturas do esqueleto, 3% das fraturas do pé e 50% de todas as fraturas do tálus, apresentando‐se com grande incidência de lesões associadas. Assinale o melhor exame para o diagnóstico inicial de fratura do colo do tálus e o melhor exame para diagnóstico precoce de osteonecrose, respectivamente.
Infecção do trato urinário complicada é aquela associada com condições que aumentam o risco para infecção ou para falência do tratamento. Estas infecções estão comumente associadas a alterações anatômicas e/ou funcionais do trato urinário, ou doenças que interferem com os mecanismos de defesa do paciente. Assinale o exame mais indicado para pesquisa de abscesso renal e perinéfrico.
Nas cirurgias laparoscópicas, ocorre o aumento do volume intra‐abdominal, que eleva o diafragma reduzindo a capacidade e a complacência dos pulmões. Sendo assim, os gases com permeabilidade tecidual alta são rapidamente absorvidos, o CO2 é um deles. Entre as complicações laparoscópicas pulmonares do equilíbrio ácido‐básico e relacionadas ao agente insuflador destacam‐se, EXCETO:
Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN), também conhecida como Dermopatia Fibrosante Nefrogênica (DFN), é uma condição que ocorre apenas em pacientes com disfunção renal. Além das lesões cutâneas, esta síndrome inclui fibrose de músculo esquelético, articulações, fígado, pulmão e coração, podendo ser fatal. A Fibrose Sistêmica Nefrogênica está ligada à exposição a um meio de contraste. Assinale a alternativa que apresenta tal substância.
A cirurgia atua em várias frentes nos mais diversos tipos de câncer. Diante do exposto, é correto afirmar que
O ultrassom durante o pré‐natal é um exame rotineiro e que apresenta diversos benefícios para a mãe e o feto, como permitir um exame direto do feto, como paciente. Sobre o uso do ultrassom no pré‐natal de baixo risco, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A ultrassonografia morfológica apresenta boa sensibilidade para detectar anomalias fetais.
( ) O ultrassom precoce permite uma melhor datação da gestação, evitando pós‐datismos e induções desnecessárias.
( ) Em pré‐natais de baixo risco, a única utilidade da ultrassonografia após 24 semanas se mostra a avaliação da maturidade placentária.
( ) Apesar de algumas sociedades recomendarem o ultrassom gestacional ao redor de 12 semanas e outro (morfológico) no segundo trimestre, as recomendações atuais do SUS orientam somente o do primeiro trimestre e, em casos especiais, como suspeita de gemelares.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...