Lista completa de Questões de Medicina da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual a complicação mais comum nos pacientes grandes queimados?
A estenose hipertrófica do piloro acomete preferencialmente lactentes, durante os primeiros seis meses de vida. Sua causa ainda permanece desconhecida. A respeito dos exames de imagem para diagnóstico dessa patologia, aquele considerado de escolha tanto para seu diagnóstico quanto para sua exclusão é:
João Pedro, cinco anos, estava viajando com a família quando se envolveu em um grave acidente automobilístico. Ao ser encontrado pelos socorristas, a criança foi avaliada e recebeu oito pontos na escala de Glasgow. Já no hospital foi diagnosticada lesão cerebral difusa, grave instabilidade hemodinâmica e distúrbio grave da coagulação. As seguintes condutas foram adotadas:
I. Intubação e acesso venoso de bom calibre.
II. Monitorização invasiva da Pressão Intracraniana (PIC).
III. PIC < 20 mmHg e PPC (Pressão de Perfusão Cerebral ) > 50 mmHg.
Estão corretas as seguintes condutas
A infecção do trato urinário é uma das infecções bacterianas mais frequentes em lactentes, especialmente nos primeiros meses de vida. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito de infecção urinária na infância.
As desiodases são as enzimas responsáveis pela conversão do hormônio tireoidiano T4 em T3. Porém, essa enzima pode ser inibida em algumas circunstâncias. A conversão de T4 em T3 pode ser prejudicada por, EXCETO:
Com relação ao sistema imunológico e às imunodeficiências primárias, assinale a afirmativa INCORRETA.
A radiografia de tórax é utilizada no diagnóstico de pacientes com suspeita de pneumonia. A utilidade clínica do diagnóstico da radiografia deve ser acoplada ao diagnóstico clínico com exame físico, que sempre deve anteceder qualquer exame laboratorial ou radiológico. Sobre a pneumonia na infância, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a Febre Reumática (FR), assinale a afirmativa INCORRETA.
O diagnóstico da febre reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico. Os critérios de Jones, estabelecidos em 1944, tiveram a sua última modificação em 1992 e continuam sendo considerados o padrão ouro para o diagnóstico do primeiro surto da febre reumática. Com relação à febre reumática, assinale a alternativa correta.
A respeito da insuficiência cardíaca na infância, assinale a alternativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...