Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a sífilis, é correto afirmar:
É uma infecção sistêmica, crônica, sexualmente transmissível e causada por um vírus da família dos espiroquetas denominado Treponema pallidum.
Sua forma primária caracteriza-se pelo aparecimento de úlceras múltiplas e dolorosas nos genitais, também denominada cancro duro.
Pode cursar com uma forma de manifestação chamada latente, diagnosticada na presença de testes sorológicos positivos para sífilis juntamente com exame normal do líquor e ausência de manifestações clínicas da doença.
Nos indivíduos não tratados, as manifestações cardiovasculares da doença ocorrem com grande frequência.
As cefalosporinas e a eritromicina são muito eficazes e constituem a primeira linha de tratamento da doença.
No momento do diagnóstico, encontra-se o cromossomo Filadélfia em 90% a 95% dos casos de leucemia
linfoide aguda.
mieloide aguda.
linfoide crônica.
mieloide crônica.
mielomonocítica crônica.
Na investigação laboratorial das anemias, o marcador sérico que reflete as reservas corporais totais de ferro, mas também constitui um reagente de fase aguda que, na presença de inflamação aguda ou crônica, pode aumentar várias vezes acima dos valores basais é:
ferro sérico.
capacidade total de ligação do ferro.
reticulócitos.
ferritina.
transferrina.
São apresentados dois indivíduos de 20 anos com distúrbios da hemostasia:
Paciente I: apresenta contagem de plaquetas de 35.000/mm3.
Paciente II: apresenta acentuado alargamento do TTPA (tempo de tromboplastina parcial ativado).
São características destes indivíduos:
Mulher de 60 anos comparece à consulta em ambulatório de clínica médica referindo que, aproximadamente há um ano, apresenta fraqueza, fatigabilidade fácil, anorexia e perda ponderal (2 kg no período), acompanhados de dor progressiva e deformidade nas mãos, punhos e joelhos. Há algumas semanas vem apresentando piora da dor articular acompanhada de rigidez matinal significativa. Ao exame o médico observa deformidade em ambas as mãos com desvio radial do pulso e desvio ulnar dos dedos.
A principal hipótese diagnóstica é
osteoartrite.
artrite reumatóide.
osteoporose.
esclerodermia.
espondilite anquilosante.
Foram avaliados quatro pacientes com ataxia de marcha e hemograma mostrando hemoglobina entre 6,8 e 7,2 g/dL, VCM de 120 a 125 fL e DHL aumentado de 10 a 15 vezes o valor normal. Dos abaixo, o que apresenta MENOR probabilidade de estar neste grupo, é o que apresentac
doença de Crohn ileal.
história de vegetarianismo estrito.
antecedente de gastrectomia.
intestino curto por exerese de parte das alças jejunais.
parasitose pelo Diphyllobothrium latum.
Trata-se de uma bactéria gram-negativa, cujas cepas mais relevantes clinicamente são classificadas em tipo b e cepas não-tipáveis. As cepas do tipo b têm como manifestação mais grave a meningite, podendo causar também epiglotite, celulite e pneumonia em lactentes. As cepas não-tipáveis são uma importante causa de pneumonia bacteriana em adultos e otite média na infância, e podem causar também sinusite, sepse puerperal e bacteriemia neonatal. O texto refere-se à bactéria:
Haemophilus influenzae.
Neisseria meningitidis.
Streptococcus pneumoniae.
Moraxella catarrhalis.
Klebsiella pneumoniae.
Dentre as abaixo, a condição de alto risco para acidente vascular cerebral isquêmico por embolia de origem cardíaca é
endocardite trombótica não bacteriana.
hipocinesia de ventrículo esquerdo.
cardiopatia com fibrilação atrial.
prótese valvar biológica.
defeito de septo atrial.
Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar:
É uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, cujo ciclo biológico tem nos felídeos em geral (ex: gato) o hospedeiro intermediário e no ser humano o hospedeiro definitivo.
Em indivíduos imunocompetentes, a infecção aguda é quase sempre sintomática, manifestando-se com sintomas oculares e no sistema nervoso central.
A principal fonte de infecção humana pelo toxoplasma é a oral, por meio da ingestão de oocistos esporulados presentes no solo contaminado ou de bradizoítos na carne mal cozida.
A neurotoxoplasmose pode apresentar-se como infecção oportunista em indivíduos imunocomprometidos, embora seja uma causa rara de infecção do sistema nervoso central em indivíduos com a síndrome da imunodeficiência adquirida.
A transmissão transplacentária do parasita pode ocorrer em gestantes, sendo que a infecção causa maiores repercussões ao feto quando ocorre em fases mais avançadas da gestação.
O principal diagnóstico diferencial de crise epiléptica é
ataque de pânico.
ataque isquêmico transitório.
enxaqueca.
síncope.
alteração paroxística da esclerose múltipla.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...