Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contra-indica o uso de DIU, EXCETO:
valvulopatia cardíaca.
soroposividade para HIV.
hipermenorragia.
epilepsia.
promiscuidade sexual.
Lesões vesiculares e dolorosas, distribuídas em um dermátomo, em uma mulher com 90 anos de idade e lesões constituídas por inúmeras pústulas pequenas recobertas por crostas melicéricas, em criança de 5 anos de idade, podem representar, respectivamente:
piodemite vegetante e alopecia areata.
candidíase e tuberculose cutânea.
porfiria e tinha do couro cabeludo.
urticária e impetigo.
herpes zoster e impetigo.
Um senhor de 70 anos foi vítima de colisão automobilística. Não perdeu a consciência. Queixa-se de dor na perna direita, onde tem provável fratura fechada (hematoma e deformidade no terço médio). A temperatura do pé direito está preservada, embora a perfusão pareça diminuída (na realidade, não parece diferente da perfusão do pé esquerdo). Está pouco taquipnéico (freqüência respiratória em torno de 26 ventilações por minuto), mas consciente e orientado. Pulso: 110 batimentos por minuto, rítmico, mas fino; pressão arterial: 120 X 80 mmHg. Queixa-se de dor abdominal discreta, difusa. Não tem escoriação no abdome. Além das alterações descritas, não há outros achados significativos no exame físico. Não há sinais de sangramento externo. O único antecedente médico relevante é uma história de hipertensão arterial, que trata regularmente. A respeito do atendimento deste paciente, é correto afirmar:
Deve ser prontamente encaminhado a um serviço de Ortopedia, já que a única lesão importante é a provável fratura de perna, que deve ser tratada o mais rapidamente possível.
Até prova em contrário, tem sangramento abdominal significativo, que deve ser investigado e, se presente, tratado.
A dor abdominal, por ser discreta e difusa, deve ser devida a trauma de parede, com lesão muscular, devendo ser tratada com sintomático e calor local.
Se houvesse sangramento intraperitoneal significativo, a dor seria muito intensa e o paciente teria hipotensão.
A taquicardia discreta que o paciente apresenta deve ser devida à dor (fratura de perna) e a pressão arterial normal afasta a suspeita de choque hemorrágico.
Sobre tumores de ovário pode-se afirmar que:
o tumor de Brenner sempre é benigno.
ascite concomitante com derrame pleural é freqüentemente associada a tumor benigno.
em geral tumores do estroma ovariano tem alto potencial de malignidade.
o potencial de malignidade dos tumores de células germinativas aumenta com a idade.
tumores epiteliais malignos de ovário de malignidade limítrofe (borderline) respondem bem à quimioterapia.
Em pacientes com eristrasma extenso deverá ser descartado o diagnóstico de
câncer cutâneo.
diabete melito.
hipotireoidismo.
doença renal crônica.
doença de Addison.
Um operário sofreu amputação completa de 3 dedos da mão esquerda, ao manipular uma máquina. Não tem outras lesões, mas sangrou bastante da lesão da mão. A respeito do tratamento deste paciente e do possível reimplante das partes amputadas, pode-se afirmar que
as extremidades amputadas devem ser limpas e embebidas em gaze umedecida e resfriadas, sendo transportadas em saco plástico ou recipiente que vai dentro de caixa com gelo (sem contato direto com ele).
o paciente só deve ser encaminhado ao hospital quando as extremidades amputadas tiverem sido localizadas e estiverem adequadamente acondicionadas para transporte.
não se deve comentar com o paciente sobre a amputação e suas conseqüências até que o tratamento definitivo tenha sido planejado e comece a ser executado.
as extremidades amputadas devem ser colocadas diretamente num recipiente com gelo e um pouco de água, depois de adequadamente limpas; o congelamento permite melhor conservação, aumentando as chances de sucesso no reimplante.
a preocupação deve ser cuidar apenas do paciente (hemostasia e prevenção de infecção), já que é inconcebível pensar em reimplantar mais do que 2 (duas) extremidades.
O critério ultra-sonográfico MENOS importante para a predição da malignidade entre cistos de ovário:
aumento de vascularização e baixos índices de resistência ao Doppler.
cápsula espessa e irregular.
septos espessos.
vegetações intracísticas.
eco interno heterogêneo.
Um homem com 29 anos de idade apresenta lesão vesiculosa no lábio superior, discretamente dolorosa, seguida uma semana após pelo surgimento de lesões arrendondadas, levemente eritematosas na periferia na periferia e eritema intenso central, localizadas nas palmas das mãos e plantas dos pés. Após terapêutica com aciclovir oral houve regressão de ambos os tipos de lesão. A condição apresentada nas palmas e plantas representa
molusco contagioso.
impetigo.
queratoacantoma.
eritema multiforme.
pênfigo vulgar.
A respeito das queimaduras químicas, é correto afirmar que
por causarem necrose de coagulação, em geral os ácidos fortes provocam queimaduras mais profundas do que os agentes alcalinos, que causam necrose de liquefação.
na maioria das queimaduras químicas, o ideal é neutralizar o agente agressor com o antídoto específico, desde que a substância envolvida seja conhecida.
se o agente químico da queimadura não for conhecido, deve-se tentar neutralizar a queimadura por ácido utilizando-se uma base e a queimadura por alcalinos utilizando-se um ácido.
a vítima de queimadura química deve ser prontamente encaminhada para hospital especializado, devendo-se remover as roupas e irrigar a superfície do corpo afetada durante o transporte.
a gravidade da queimadura química depende da natureza do agente envolvido, de sua concentração e quantidade e da duração do contato.
Na Síndrome de Ovários Policísticos (S. O. P.) o uso de metformina, EXCETO:
promove ciclos regulares.
diminui a produção hepática de glicose.
reduz o nível de SHBG.
diminui a produção de insulina.
inibe a 17-hidroxilase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...