Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à NR-7, é correto afirmar que
os exames médicos clínicos previstos nesta NR são somente o pré-admissional, o periódico, o demissional e o de mudança de função.
o item 7.1.1. determina que: "Esta Norma Regulamentadora − NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores"
conforme o item 7.1.2.: "Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, não podendo os mesmos serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho".
de acordo com o item 7.1.3.: "Caberá à empresa contratante de mão-de-obra prestadora de serviços informar à empresa contratada dos riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estão sendo prestados", sendo esse item ainda prescreve que o PCMSO deverá ser de responsabilidade da contratada.
o item "7.2.4." versa que o PCMSO não necessariamente deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores.
Um paciente apresenta hematócrito de 18%, número total de eritrócitos de 2 milhões/microL e 3% de reticulócitos. Esses achados são compatíveis com
esferocitose.
sangramento agudo.
deficiência de G-6-PD.
reação hemolítica transfusional.
eritropoiese inadequada.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A arsina é um dos mais potentes agentes hemolíticos conhecidos na indústria.
Nos casos de intoxicação aguda por arsina, ao exame físico, deve-se ficar atento ao odor característico de alho.
Na intoxicação por mercúrio pode haver alteração do metabolismo do heme da hemoglobina.
Nas intoxicações por chumbo e por óxido nitroso, um dos mecanismos de anemia é a hipoprodução de glóbulos vermelhos (Schrier, 1998b; Sweeney, 1985).
O chumbo tem somente ação hemolítica, levando a uma anemia chamada de saturnina, não tendo ação tóxica sobre o metabolismo da hemoglobina.
Na anemia da doença crônica geralmente encontram-se valores baixos de
volume corpuscular médio.
ferro sérico.
estoques de ferro na medula.
ferritina.
porcentagem de saturação da transferrina.
A classificação internacional da IARC reza que
Classe 1: o agente provavelmente não é cancerígeno para os seres humanos.
Classe 2A: o agente não é classificável em relação à sua carcinogenicidade para seres humanos.
Classe 2B: o agente é possivelmente carcinogênico para seres humanos, havendo evidência suficiente em animais, porém, inadequada ou limitada em seres humanos.
Classe 3: o agente é provavelmente carcinogênico para seres humanos, com evidência inadequada ou limitada em animais e limitada em humanos.
Classe 4: o agente é carcinogênico para seres humanos, com evidências epidemiológicas suficientes para a carcinogênese em humanos.
Um derrame pleural para-pneumônico deve ser puncionado
se não for possível afastar o diagnóstico de tuberculose em bases clínicas.
somente se o paciente persistir febril após 72 horas de tratamento.
se a suspeita inicial é de pneumonia aspirativa.
sempre que na radiografia de tórax em decúbito lateral formar uma lâmina maior que 10 mm.
somente se for loculado.
Em relação ao câncer ocupacional, pode-se afirmar que
pode ser atribuível a fatores ambientais, já que diferenças significativas de 50, 80, ou 100% entre populações distintas não podem ser explicadas somente por fatores de diferenças de patrimônio genético.
estima-se que quase 70% dos cânceres humanos têm diferenças ambientais (Armstrong & Boffetta, 1998).
a grande maioria dos cânceres correlaciona-se a poeiras e fumos respirados, alimentos ou poluentes ingeridos, substâncias químicas ou radiações que atingem o corpo (Pezerat, 1985), sendo que quase 50% dos casos de câncer são de origem ocupacional (Doll e Peto, 1981).
as estimativas a que se referem Doll e Peto (1981) aplicam-se uniformemente para classes sociais, países e qualquer tipo de câncer.
Vineis e Simionato (1991) evidenciaram que, em países desenvolvidos, a incidência de câncer ocupacional de câncer de bexiga e de pulmão pode chegar a mais de 45%.
Em relação aos exames utilizados para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar pode-se afirmar que
na maioria das vezes a radiografia de tórax é normal.
a presença de PaO2 diminuída é uma condição indispensável para o diagnóstico.
a presença de D-dímero dentro dos valores normais tem alto valor preditivo negativo.
o Doppler venoso de membros inferiores normal afasta o diagnóstico.
a cintilografia pulmonar de ventilação/perfusão é o exame com maior sensibilidade e especificidade, independente da probablidade pré-teste.
NÃO está definido na Portaria/MS n° 3.120/1998 que
tem que haver CONTROLE SOCIAL.
tem que existir a INTERSETORIALIDADE.
a INTERSETORIALIDADE é a articulação das ações com setores implicados na Saúde do Trabalhador, como os Ministérios do Trabalho e Emprego, Previdência Social, Meio Ambiente, Agricultura, Educação e Ministério Público, entre outros.
trabalhadores e suas organizações devem estar envolvidos em todas as etapas do processo, na identificação das demandas, no planejamento, no estabelecimento de prioridades, na definição das estratégias, na execução, no acompanhamento, na avaliação das ações e no controle da aplicação de recursos.
nos termos da Política Nacional recentemente definida, as ações de Saúde do Trabalhador na rede de serviços devem ser assumidas pelo Sistema como um todo, tendo como porta de entrada a rede básica de saúde e como retaguarda técnica os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.
A análise do diagrama permite afirmar que
no subgrupo 11 não se espera encontrar pacientes com a razão VEF1/CVF < 0,70.
os subgrupos 3 e 4 representam portadores de DPOC assintomáticos.
apenas o subgrupo 8 representa portadores de asma e DPOC.
os pacientes com asma persistente grave estão representados no subgrupo 9.
os subgrupos 5 e 8 representam portadores de DPOC grave.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...