Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Portaria/MS n° 3.120/1998 NÃO estabelece, dentre os princípios de atendimento aos trabalhadores:
UNIVERSALIDADE: todos os trabalhadores, independente de sua localização, urbana ou rural, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, autônomo, doméstico, aposentado ou demitido, são objeto e sujeitos da vigilância.
INTEGRALIDADE DAS AÇÕES: atenção integral à saúde do trabalhador, por meio da articulação das ações de assistência e recuperação da saúde, de prevenção de agravos e de controle de seus determinantes, atuando sobre os ambientes e processos de trabalho, visando à promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
HIERARQUIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO: consolidação do papel do município e dos distritos sanitários como instâncias efetivas de desenvolvimento das ações de vigilância, integrando os níveis estadual e nacional do SUS, dentro de suas atribuições e competências específicas, comuns e complementares.
INTERDISCIPLINARIDADE: abordagem multiprofissional e interdisciplinar, incorporando os saberes técnicos, as práticas de diferentes áreas do conhecimento e o saber dos trabalhadores, considerando- os essenciais para o desenvolvimento das ações.
PESQUISA-INTERVENÇÃO: intervenção como um processo descontínuo, ao longo do tempo, no qual a pesquisa é parte indissociável, subsidiando e aprimorando a própria intervenção.
São fatores associados ao aumento da mortalidade entre portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, EXCETO
volume expiratório forçado < 50%.
hiper-reatividade brônquica induzida por histamina.
tabagismo.
índice de massa corporal > 25 kg/m2.
infecção pelo HIV.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Dentre as afecções de membros superiores, a Previdência Social Brasileira só considera no grupo das LER/DORT a bursite de joelhos e a compressão do nervo poplíteo lateral, conforme Assunção e Almeida (2003).
A doença de Dupuytren foi considerada não rela-- cionada ao trabalho pela OS 606 do INSS, foi incluída na lista do Anexo 2 do Decreto Presidencial 3048/99 e alguns autores defendem o reconhecimento dessa condição somente em situações específicas
A síndrome do desfiladeiro torácico não é considerada doença que pode ser relacionada ao trabalho.
A osteoartrose não é agravada pelo trabalho, exceto em trabalhadores idosos expostos à vibração.
As vibrações podem ser influentes na gênese ou no agravamento de síndrome do túnel do carpo.
A medida terapêutica de escolha na taquicardia supraventricular paroxística, em um paciente hemodinamicamente estável é a administração de
metoprolol.
adenosina.
lidocaína.
verapamil.
amiodarona.
Assinale a afirmação verdadeira.
A adoção de sistemas de vigilância em LER foi proposta primeiramente por Kuorinka e Forcier em 2000 e melhorada por Helfenstein, Nicoletti, Couto e Mendes (2002)
Conforme Helfenstein, in Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT) − Tomo 2 − Avaliação Clínica, editado pelo Laboratório Schering-Plough, em 2.000, acerca da fibromialgia e da síndrome miofascial: Aqueles pacientes que estão deprimidos e insatisfeitos com seu trabalho, que acreditam ter adquirido uma lesão nas atividades de seu trabalho e que estão envolvidos em reivindicação de indenizações, são mais propensos a ter sintomatologia.
A Resolução n° 10, de 23 de dezembro de 1999, da Diretoria Colegiada do INSS aprovou os Protocolos de Procedimentos Médico-Periciais para a Perícia Médica do INSS, os quais fazem menção aos Guides to the Evaluation of Permanent Impairment, da Associação Médica Americana, que estabelecem dois aspectos a serem avaliados: dor e ampitude de movimentos, sendo essa norma para avaliação de incapacidade laborativa da Previdência Social para as LER/DORT.
A Ordem de Serviço 606, de 5 de agosto de 1998, da Diretoria de Seguro Social do INSS estabelece os critérios de avaliação de incapacidade laborativa em pneumoconioses.
A Ordem de Serviço 606, de 5 de agosto de 1998, da Diretoria de Seguro Social do INSS estabelece os critérios de avaliação de incapacidade laborativa em pneumoconioses.
Um homem de 70 anos, com diabetes tipo 2 há 10 anos, sem antecedentes de doença cardiovascular, apresenta pressão arterial (PA) de 170x80 mmHg. O objetivo do tratamento da hipertensão deve ser (em mmHg):
PA<130X80
PA<140X90
PA< ou = 140x90
pressão sistólica <160
pressão sistólica < ou = 140
A síndrome do manguito rotador envolve
o manguito do carpo.
os rotadores do antebraço.
os músculos da cintura escapular.
o músculo peitoral maior.
sempre o músculo esternocleidomastóideo.
São critérios diagnósticos de insuficiência cardíaca diastólica, EXCETO:
ortopnéia.
congestão pulmonar.
fração de ejeção de ventrículo esquerdo < 40%.
aumento da pressão de enchimento de ventrículo esquerdo.
dispnéia aos esforços.
O chamado "cotovelo de tenista"
é o mesmo que epicondilite lateral.
é o mesmo que epicondilite medial.
o mesmo que epitrocleíte.
é freqüente em casos de associação com síndrome do túnel do carpo.
provoca dores aos movimentos de pronação ou de flexão dos dedos.
o salário maternidade é devido à segurada da previdência social, durante 120 dias, com início 28 dias antes e término 91 dias depois do parto, podendo ser prorrogado mediante atestado médico específico.
> 240, < 35 e < 70
> 200, < 40 e < 130
> ou = 250, < 35 e < 100
> ou = 240, < 35 e < 130
> ou = 240, < 40 e < 100
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...