Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Menina de 10 anos de idade, previamente hígida, apresenta agudamente artrite de joelhos e tornozelos, dor abdominal e púrpura de membros inferiores. A hipótese mais provável é
Crioglobulinemia associada à infecção pelo vírus da hepatite C.
Meningococcemia.
Doença de Kawasaki.
Púrpura trombocitopênica imunológica.
Púrpura de Henoch-Shönlein.
Sobre as manifestações neurológicas das doenças carenciais, é correto afirmar:
Nos casos de deficiência de vitamina B12, pode haver sinal de Lhermitte.
Demência é a principal manifestação neurológica das doenças carenciais nos adultos.
A manifestação neurológica mais comum na deficiência de vitamina E é caracterizada por síndrome de disfunção executiva e disartria.
A deficiência de vitamina B12 está associada a neuropatia carencial e crises epilépticas.
A encefalopatia de Wernicke, secundária à deficiência de piridoxina, é caracterizada por confusão mental, ataxia e oftalmoplegia.
De acordo com a NR 4 − Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), está correto afirmar:
As empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal, deverão dimensionar os SESMT em função da atividade principal, que sempre prevalece.
A empresa poderá constituir SESMT centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 2.000 m (dois mil metros).
As empresas públicas e os órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho − CLT, poderão manter, facultativamente, SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
O dimensionamento dos SESMT vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, como regra geral.
Empresas com até 49 empregados, com grau de risco 4, deverão manter, obrigatoriamente, SESMT com um Engenheiro de Segurança do Trabalho e um Médico do Trabalho.
São queixas frequentes da fibromialgia, além da dor crônica generalizada:
Tendinites, fasciculações e fadiga.
Mialgias, tendinites e tremores.
Fadiga, sensação de edema das mãos e sono não reparador.
Sono não reparador, fasciculações e sensação de edema das mãos.
Tendinites, mialgias e fasciculações.
Homem, 60 anos, antecedente de uso de marcapasso cardíaco definitivo, hipertenso, é levado ao serviço de emergência por quadro de dificuldade súbita para falar com início há 3 horas. Ao exame neurológico: PA = 150 × 100, alerta, afasia global, hemiparesia direita completa, de predomínio braquiofacial com força muscular grau 5 no membro inferior direito e grau 3 no membro superior direito. O paciente
é candidato à trombólise endovenosa, que deverá ser iniciada após exclusão de quadro de acidente vascular hemorrágico por exame de neuroimagem e de realização de exames laboratoriais gerais.
é candidato à trombólise intra-arterial, que deverá ser iniciada após exclusão de quadro de acidente vascular hemorrágico por exame de neuroimagem e de realização de exames laboratoriais gerais.
é candidato à trombólise endovenosa, que deverá ser iniciada imediatamente.
não é candidato à trombólise por apresentar déficit neurológico mínimo.
não é candidato à trombólise endovenosa por não apresentar tempo hábil.
A causa mais comum da síndrome de Raynaud é a doença de Raynaud, todavia, exposições ocupacionais a vibrações localizadas, ao cloreto de vinila e ao frio, caracterizam a natureza ocupacional dessa síndrome. O diagnóstico dessa síndrome é feito através
da anamnese.
da dosagem de CPK.
da cintilografia com pirofosfato.
do estudo angiográfico.
da prova terapêutica com uso de vasodilatadores.
O quadro de uveíte, que muitas vezes acompanha a espondilite anquilosante, costuma ser
anterior, agudo, unilateral e recidivante.
posterior, crônico, bilateral e pouco sintomático.
posterior, grave, unilateral, com amaurose precoce.
anterior, crônico, bilateral, com muita dor e hiperemia ocular.
anterior, crônico, unilateral com poucos sinais flogísticos oculares.
Sobre as meningites fúngicas, é correto afirmar:
A infecção fúngica mais comum do sistema nervoso central é a zigomicose.
A hipertensão intracraniana na neurocriptococose é achado incomum e deve apontar para diferente etiologia associada, por exemplo, neurotoxoplasmose associada.
A cultura do LCR é negativa na maioria dos casos de neurocriptococose, sendo necessárias coletas seriadas para aumentar a sensibilidade diagnóstica.
Prematuridade, uso de antibiótico de amplo espectro, diabetes e neutropenia são fatores associados à infecção por Candida.
A cultura do LCR é positiva na maioria dos casos de infecção por Candida.
O agente etiológico ocupacional mais provável é
metanol.
tolueno.
xileno.
n-hexano.
estireno.
Quando pacientes com espondilite anquilosante, apresentam acometimento articular periférico, seu envolvimento é predominantemente
simétrico de tornozelos e joelhos.
simétrico de interfalangeanas distais e proximais.
assimétrico de metacarpofalangianas e punhos.
assimétrico de tornozelos e joelhos.
simétrico de metacarpofalangianas e punhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...