Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a semiologia dos nervos cranianos, é correto afirmar:
São características da síndrome de Horner: midríase, semiptose, enoftalmo e anidrose.
O teste de Rinne negativo indica comprometimento da condução aérea do estímulo auditivo nos casos de surdez ou hipoacusia de condução.
O fenômeno de Bell é caracterizado pela elevação do globo ocular (para cima e para fora) contralateral à lesão quando o paciente tenta fechar os olhos e é encontrado nos casos de paralisia facial periférica.
Na oftalmoplegia internuclear (OIN) há déficit de adução contralateral à lesão do fascículo longitudinal medial associado a nistagmo de abdução no olho oposto.
Na lesão do nervo trigêmeo, há desvio da mandíbula para o lado contralateral ao da lesão à abertura da boca.
De acordo com a Portaria nº 2.728, de 11 de novembro de 2009, que dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências, a orientação para o desenvolvimento da Rede de Serviços Sentinela em Saúde do Trabalhador está baseada em municípios sentinela que serão definidos a partir de dados que indiquem fatores de riscos significativos à saúde do trabalhador, oriundos de processos de trabalho em seus territórios. Os dados citados são
provenientes do SINAM (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade).
provenientes do SINAM (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica).
epidemiológicos, previdenciários e econômicos.
sindicais e provenientes dos ministérios da saúde e do trabalho.
provenientes das redes de atenção à saúde do trabalhador, das vigilâncias locais e dos sindicatos de trabalhadores.
I-1, II-3, IV-5, VII-2, VIII-7.
I-1, II-6, IV-7, V-5, VII-2.
I-3, II-6, III-1, VII-2, VIII-3.
II-6, III-1, IV-2, V-5, VI-4.
I-1, II-3, IV-5, V-7, VI-2.
Paciente do sexo feminino, com 42 anos de idade, trabalhadora do setor de montagem de uma indústria de brinquedos, e que, para o exercício de sua função, necessita apoiar constantemente cotovelo ou antebraço em mesa, apresenta-se com queixa de dor na região medial do cotovelo, diminuição da força de flexão do punho, fraqueza nas mãos e hipoestesia no território do nervo ulnar. Tratase de
Síndrome do Canal de Guyon.
Síndrome do Túnel Cubital.
Doença de De Quervain.
Síndrome do Túnel do Carpo.
Síndrome do Interósseo Anterior.
Sobre a doença de Parkinson (DP), é correto afirmar:
Na forma da DP sem tremor, a reposição dopaminérgica está associada a pior resposta ao tratamento quando comparado ao tratamento das formas clássicas da DP com tremor.
Wearing off é um tipo de flutuação motora incomum e caracteriza-se pelo surgimento previsível dos sintomas parkinsonianos antes da próxima dose da medicação antiparkinsoniana.
As discinesias de pico de dose devem ser tratadas com diminuição da dose de levodopa e/ou aumento dos intervalos entre as doses de levodopa, além de introdução de agonistas dopaminérgicos ou amantadina.
As discinesias de pico de dose, movimentos coreiformes ou estereotipados, na maioria das vezes, podem apresentar-se como movimentos distônicos.
On-off é o surgimento previsível dos sintomas parkinsonianos em um momento em que as medicações antiparkinsonianas estão presumivelmente em níveis terapêuticos adequados.
Os atestados médicos podem ser classificados em oficiosos, administrativos e judiciais. O documento pericial formal, redigido por peritos nomeados por uma autoridade, e que é denominado de auto, se for ditado para um escrivão durante o exame, ou de laudo, se for redigido posteriormente pelos peritos,
é um parecer médico-legal.
só pode ser redigido por médico legista.
é um boletim médico.
poderá ser redigido por qualquer médico que age como profissional liberal, podendo aceitar ou não o encargo e definir honorários.
é um relatório médico-legal.
Em relação às radiculopatias secundárias à herniação de disco, é correto afirmar:
A hérnia de disco lombar é a causa mais frequente de compressão radicular.
O reflexo Aquileu pode estar diminuído ou abolido nos casos de radiculopatia L4.
As radiculopatias, na região cervical, mais frequentes são C5 e C6.
A radiculopatia lombar secundária à hérnia de disco, diferentemente dos casos de compressão radicular cervical, deve ser tratada clinicamente na maioria dos casos.
Os procedimentos endoscópicos, atualmente, são a primeira opção para o tratamento cirúrgico da compressão radicular por hérnia de disco.
Dr. Vinicius é chamado para um atendimento de emergência de uma vítima com provável parada cardiorrespiratória. Ao iniciar o atendimento Dr. Vinicius constata que o paciente apresenta Fibrilação Ventricular. Nesse caso, a conduta inicial é
desfibrilação.
epinefrina (1 mg IV a cada 3 a 5 minutos, enquanto persistir a ressuscitação).
amiodarona (300 mg IV).
lidocaína (1 a 1,5 mg/kg).
intubação traqueal.
Sobre a miastenia gravis, é correto afirmar:
Para a confirmação diagnóstica deve ser realizada eletroneuromiografia com teste de estimulação repetitiva a 3 Hz, que mostrará decremento maior que 50% na amplitude do potencial de ação motor.
O uso de imunossupressores deve ser associado às medicações anticolinesterásicas em fases iniciais do tratamento como primeira opção terapêutica.
A plasmaférese, procedimento que reduz significativamente os títulos de anticorpos contra receptores de acetilcolina, pode ser utilizada como opção terapêutica em pacientes miastênicos soronegativos.
A dosagem de anticorpos antirreceptores de acetilcolina é um teste de baixa sensibilidade e de baixa especificidade que pode ser utilizado para o diagnóstico.
Tem padrão de incidência bimodal, sendo que o primeiro pico de incidência ocorre em homens, nas 2a e 3a décadas de vida, e o segundo, em mulheres, nas 6a e 7a décadas de vida.
O estudo epidemiológico conduzido é do tipo
transversal.
de prevalência.
ecológico.
de coortes.
caso-controle.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...