Lista completa de Questões de Medicina da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São causas de disfunção sexual não causados por transtorno ou doença orgânica:
transexualismo, dispaurenia e priapismo.
sadomasoquismo, vaginismo e feitichismo.
priaspismo, ejaculação precoce e dispaurenia.
disfunção orgasmática, vaginismo e priapismo.
perda do desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção orgasmática.
Na suspeita de pneumonia, a radiografia de tórax deve ser realizada, sempre que esse recurso tiver diagnóstico.
Em relação aos achados radiológicos, assinale a alternativa que contém aqueles que são mais sugestivos de infecção bacteriana.
Atelectasia subsegmentar.
Hiperinsuflação pulmonar.
Infiltrado bem delimitado lobar ou segmentar e derrame pleural.
Infiltrado de limites imprecisos e distribuição difusa intersticial.
Infiltrado de limites imprecisos e distribuição difusa peribrônquica.
NW é um advogado de 26 anos de idade. Ele é natural de Florianópolis e descende de uma tradicional família de origem germânica da localidade de Colônia Santana, São José/SC. Ele conta que na semana passada, na manhã seguinte a uma noite generosa, teve um ataque epilético; pelo menos, foi este o diagnóstico no serviço de emergência do hospital para onde o transportaram. Além desse fato, observa que desde os 12 anos vem tendo choques pelo corpo. Refere que são sensações bem estranhas e involuntárias muitas vezes os objetos que carrego caem das mãos ou são arremessados longe do meu corpo. Mas, o pior, doutor, são as pernadas e mãozadas que costumo dar inconsciente na minha namorada quando dormimos juntos. Aliás, por esses sintomas, na adolescência foi levado a um médico conhecido, que após realizar um EEG, diagnosticou Disritmia Cerebral leve e lhe prescreveu fenobarbital. Essa droga fez parar os choques; porém, após alguns meses de uso, o tratamento foi interrompido pelo surgimento de vários problemas. Sonolência diurna exagerada, agressividade e queda acentuada no rendimento escolar, foram os principais. Na história familial há um tio com epilepsia e na história pregressa nada de mais relevante, além dos aspectos acima descritos.
Com estas informações, você pode concluir que muito provavelmente está diante de alguém com:
Doença de Lafora.
Tremor essencial.
Síndrome de Lennox-Gastaut.
Epilepsia mioclônica juvenil.
Epilepsia generalizada tônico-clônica.
Em relação aos transtornos de preferência sexual relacionados exclusivamente a crianças caracteriza o(a):
Pedofilia.
Voyeurismo.
Sadomasoquismo.
Travestismo.
Fetichismo.
As infecções respiratórias agudas correspondem a 25% de todas as doencas e mortes entre crianças, nos países em desenvolvimento. Os sinais clínicos que têm a maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico das pneumonias comunitárias são:
Estridor laríngeo.
Recusa alimentar e vômitos.
Febre e queda do estado geral.
Crepitações com uso do estetoscópio.
Frequência respiratória aumentada e tiragem.
Uma menina de 12 anos, origem polonesa, foi encaminhada para consulta com neurologista por dor de cabeça frequente e episódicas alterações de comportamento. Tais crises vêm ocorrendo regularmente desde os cinco anos de idade e se repetem, pelo menos 3 em cada mês. Seus distúrbios comportamentais sempre foram associados com as crises de cefaleia e durante os mesmos fica realmente muito estranha. Seus familiares referiram perda episódica da consciência, em pelo menos duas ocasiões. Além disso, eles observaram que vômitos são costumeiros durante suas crises e paradoxalmente aliviam seu sofrimento. Os ataques em média duram 1 hora; porém, fica ruim e impossibilitada para qualquer atividade ao longo deste dia. Por outro lado, a paciente relata que dias de muito sol são intoleráveis e, se fosse possível, iria viver numa caverna bem escura. Recentemente foi submetida a um eletroencefalograma que revelou alterações epileptiformes. Diante disso seu médico diagnosticou Disritmia Cerebral. Entretanto, um ensaio com droga anti- -epilética barbitúrica foi um desastre. Sua mãe e a avó materna têm um histórico semelhante. Seu exame clínico geral e neurológico era normal.
Diante deste quadro, qual das alternativas abaixo deve ser a melhor hipótese diagnóstica?
Enxaqueca/Migrânia
Disritmia Cerebral severa
Epilepsia genéticamente herdada
Mal formação A-V
Neurose infantil
Para que um quadro de ansiedade crônica e persistente possa ser considerada como um quadro de ansiedade generalizada, os sinais e sintomas devem perdurar por um periodo de mais de:
1 semana.
15 dias.
30 dias.
6 meses.
1 ano.
Os antiinflamatórios e/ou antitérmicos que não devem ser utilizados na prática pediátrica são os:
Dipirona.
Ibuprofeno.
Acetominofeno.
Não hormonais.
Ácido acetilsalicílico (AAS).
Utilize o caso descrito abaixo para resolver às questões 41 e 42.
JS, 38 anos, casado, pescador, previamente hígido, procurou o serviço de Neurologia, queixando-se de que há 48 h iniciou com um desconforto em hemiface esquerda associada a discreta dor retroauricular ipsilateral. Ao acordar pela manhã estava com sensação de peso na respectiva região e ao olhar-se no espelho assustou-se ao perceber que seu rosto estava desfigurado. Deu-me um ar era sua única queixa. Nega uso de álcool, assim como de qualquer droga legal/ilegal. O exame clínico era normal, exceto por paralisia dos músculos da hemiface esquerda responsáveis pela mímica facial.
Ainda considerando o caso 2, caso você estiver atuando no sul do Brasil e se esta pessoa o Sr. JS - trabalhasse em atividades agropecuárias (peão, por exemplo), qual das condições abaixo listadas deveria ser considerada no seu diagnóstico diferencial?
SIDA
Neurosífilis
Esclerose Múltipla
Doença do Neurônio Motor
Doença de Lyme
Assinale a alternativa que se refere corretamente à descrição do transtornos da identidade sexual tipo Transexualismo:
Usar vestimentas do sexo oposto durante uma parte de sua existência, de modo a satisfazer a experiência temporária de pertencer ao sexo oposto, mas sem desejo de alteração sexual mais permanente ou de uma transformação cirúrgica; a mudança de vestimenta não se acompanha de excitação sexual.
Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente e intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo.
Utilização de objetos inanimados como estímulo da excitação e da satisfação sexual. Numerosos fetiches são prolongamentos do corpo, como por exemplo as vestimentas e os calçados.
Utilização de objetos inanimados como estímulo da excitação e da satisfação sexual. Numerosos fetiches são prolongamentos do corpo, como por exemplo as vestimentas e os calçados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...