Lista completa de Questões de Medicina da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pacientes que apresentam transtornos de ansiedade com quadro em formas de ataques com início súbito, espontâneos e inesperados, ricos em sintomas físicos e com duração limitada no tempo, em torno de dez minutos, cujos sintomas típicos são sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tonteiras, sudorese, tremores, sensação de perda do controle ou de ficar louco, alterações gastrointestinais são sugestivos de:
Transtorno de pânico.
Transtorno neuro vegetativo.
Transtorno de ansiedade social..
Transtorno obsessivo-compulsivo.
Transtorno de ansiedade generalizada.
Na Distopia Testicular, a identificação de um testículo palpável no seu trajeto normal do canal inguinal caracteriza a(o):
Criptorquia
Testículo retido.
Testículo retrátil.
Testículo ectópico.
Testículo ascendente
Pessoas sofredoras de Miastenia Gravis apresentam fraqueza muscular como sintoma principal. Caracteristicamente ela se acentua no período vespertino. Isso se deve a bloqueio dos receptores da acetil colina na placa motora por autoanticorpos produzidos no Timo. Caso tenham diplopia como queixa associada é bastante provável que exibam ptose palpebral, uni ou bilateral.
Nesta situação, poderíamos fazer 3 testes diagnósticos. Identifique a alternativa correta.
Colocar água quente sobre a pálpebra, Dipirona IM, Teste de Jolly.
Colocar gelo sobre a pálpebra, Cloridrato de Edrofônio IM, Teste de Jolly.
Colocar água morna na pálpebra, Cloridrato de Edrofônio, Teste de Jolly.
Colocar água quente sobre a pálpebra, Midazolam IM, Teste de Jolly.
Colocar gelo sobre a pálpebra, Midazolam IM, Teste de Jolly.
O transtorno somatoforme em que a característica principal é a preocupação com o medo ou a crença na existência de uma doença grave, baseada na interpretação errônea de um ou mais sintomas somáticos, caracteriza a(o):
conversão.
somatização.
hipocondria.
transtorno doloroso.
transtorno dismórfico corporal.
Crianças que se apresentam com quadro agudo de púrpura palpável não relacionada com a redução das plaquetas e de localização predominante em pernas, coxas, pés e nádegas, acompanhada de dor nas articulações (artralgia) e inflamação (artrite) em joelhos e tornozelos, com dor e dificuldade ou impossibilidade de deambulação devem ter como suspeita diagnóstica inicial:
Púrpura de Henoch-Schönlein.
Púrpura plaquetopênica.
Menincogoccemia.
Leucemia mielóide aguda.
Distúrbio de coagulação relacionado a fator XII.
JS é um adulto jovem encaminhado para avaliação por crises de epilepsia de início tardio. Ele é natural do sul catarinense onde trabalha no campo. Suas crises iniciaram-se recentemente e pela descrição são do tipo tônico-clônicas. Entretanto, EEG exibe inequívocos sinais de atividade irritativa focal temporal direita. O seu exame clínico é normal. Sua história pregressa não exibe nada relevante; todavia, sua mãe e outro irmão também apresentam crises epiléticas esporadicamente. A mãe conhece carne de porco com pipoca.
Com estes dados é possível estabelecer o diagnóstico de Epilepsia Parcial; mas, qual seria a mais provável etiologia da epilepsia de SS?
Cisticercose
Criptococose
Mal formação artério-venosa
Tumor cerebral
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM) lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association APA). Segundo essa classificação, em relação aos distúrbios do sono, são consideradas como parasonias:
narcolepsia.
sonambulismo
insônia primária.
insuficiência velo faríngea.
transtorno do sono relacionado à respiração.
Durante a amamentação alguns fármacos de uso materno são contraindicados por apresentarem riscos parao recém-nascido. A droga que se utilizada nesse período tem o risco de desenvolvimento de hipotireidismo no bebê é a:
Fenindiona.
Estrogênios
Isotretiniína.
Amiodarona.
Heroína e anfetaminas.
Sensibilidade alterada é um detalhe semiológico que deveria ser motivo para, em princípio, excluir a possibilidade diagnóstica de qualquer apresentação da Doença do Neurônio Motor.
Outro sintoma, descrito em uma das alternativas abaixo, deveria igualmente questionar essa possibilidade. Identifique-a.
Disartria
Atrofia muscular
Incontinência vesical
Fasciculações
Disfagia
A alternância entre dois estágios, o sono REM (rapid eye moviment) e sono NREM (não-REM), constitui o sono normal. O sono NREM é subdividido em quatro estágios (I, II, III e IV,NULL), sendo que o padrão característico no eletroencefalograma (EEG) é a ocorrência de ondas sincronizadas. O sono REM é caracterizado por um EEG de baixa amplitude, alta frequência e ondas dessincronizadas e é neste estágio que normalmente sonhamos.
O(s) estágio(s) do sono conhecido(s) como sono delta, que caracteriza(m) a fase mais profunda do sono é(são).
estagio REM somente.
estágio NREM I somente.
estágio NREM II somente.
estágios NREM I e II.
estágios NREM III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...