Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não é recomendada para o pós-transplante em adultos, a vacina para:
varíola.
hepatiteA.
hepatite B.
tétano.
influenza injetável.
Mulher de 46 anos iniciou tratamento para hipertensão arterial recentemente. Retorna para consulta de revisão com níveis tensionais controlados, porém se queixando de edema em membros inferiores. Aponte o anti-hipertensivo que cursa mais frequentemente com esse efeito colateral.
Propranolol
Captopril.
Anlodipina
Hidralazina.
Losartana
No Diabetes insipudus nefrogênico, as opções preferenciais de tratamento são:
a furosemida e outros diuréticos de alça.
os análogos do hormônio antidiurético.
as dietas ricasemsódio e proteínas.
a clorpropamida e o tegretol.
os diuréticos tiazídicos e os anti-inflamatórios não hormonais.
O uso de agentes trombolíticos pode estar indicado em casos graves de tromboembolismo pulmonar. O intervalo de tempo ($t) entre o início do evento e o uso de trombolítico deve ser, no máximo, de:
3 horas.
12 horas.
24 horas.
5 dias.
14 dias.
Diferentes glomerulopatias têm sido associadas a diversas neoplasias. Entre as alternativas abaixo, é verdadeiro que:
o câncer de mama é a neoplasia mais comumente associada a glomerulopatia paraneoplásica.
há forte associação entre a nefropatia por IgA e o carcinoma de células renais.
a glomerulopatia mais frequentemente associada a tumores sólidos é a doença por lesões mínimas
a nefropatia membranosa é a única doença glomerular inquestionavelmente associada a neoplasias.
a nefropatia membranosa está fortemente associada ao Linfoma de Hodgkin.
Homem de 21 anos, oriundo de zona rural no interior da Bahia, é atendido por febre irregular, perda de peso e aumento progressivo do volume abdominal nos últimos 10 meses. Encontra-seemregular estado geral, com febre baixa, hipocorado e desnutrido. Exame do abdome com hepatoesplenomegalia, com baço ultrapassando a linha média. Exames laboratoriais evidenciam pancitopenia, aumento do VHS, hipoalbuminemia e hipergamaglobulinemia policlonal.Aprincipal hipótese diagnóstica é:
febre tifoide.
malária.
leptospirose
leishmaniose visceral.
febre amarela.
Nos pacientes com nefrolitíase recorrente, especialmente nos casos de hipercalciúria, é recomendada elevada ingestão de:
cálcio
sódio
proteínas.
refrigerantes
ácido ascórbico.
Paciente de 20 anos apresentou lesões papulovesiculosas em superfície externa de extremidades e no tronco. Após avaliação dermatológica, com realização de biopsia, foi feito o diagnóstico de dermatite herpetiforme. O dermatologista prontamente encaminhou o paciente para pesquisa da seguinte condição associada:
doença celíaca.
doença diverticular do cólon.
cirrose hepática.
retocolite ulcerativa.
lúpus eritematoso sistêmico.
Assinale o(s) medicamento(s) antidiabético(s) oral(is) passível(is) de uso em pacientes com doença renal crônica, que apresenta(m) evidência(s) de redução de desfechos microvasculares e que NÃO necessita(m) ajuste de dose na insuficiência renal.
As biguanidas (metformina).
Aacarbose
As glitazonas.
Oexenatide
Asitagliptina
Homem de 40 anos realizou ultrassonografia abdominal que mostrou imagem isoecogênica de 4 cm em lobo hepático direito. Para melhor esclarecimento da lesão, o seu médico assistente solicitou uma tomografia computadorizada dinâmica que confirmou a presença de lesão homogênea, com captação arterial rápida de contraste, além de perda também rápida da captação na fase venosa. Notava-se, ainda, cicatriz central hipodensa, contendo artéria que dava origem a múltiplos ramos contrastados (aspecto de roda-de-carruagem). A principal hipótese diagnóstica é:
hamartoma.
abscesso amebiano.
hemangioma cavernoso.
linfoma
hiperplasia nodular focal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...