Lista completa de Questões de Medicina da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente masculino com 42 anos de idade faz uso de modo irregular de anti-retrovirais para tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Refere o aparecimento de diarréia há dois meses acompanhada por episódios de febre e por perda ponderal. Na investigação diagnóstica a contagem de CD4 era de 97 células/mm3; realizou ainda colonoscopia que revelou vasculite e úlceras sem exudato predominantemente no ceco e cólon direito. O estudo histopatológico das biópsias obtidas durante o exame mostrou a presença de infiltrado inflamatório da mucosa do cólon com presença de linfócitos, leucócitos polimorfonucleares e alguns histiócitos, além de inclusões celulares com aspecto em olho de pássaro nos colonócitos. Nesse ínterim apresentou quadro de dor abdominal difusa de média intensidade, porém com predomínio em fossa ilíaca direita; o exame do abdome mostrava-o algo distendido, difusamente doloroso à palpação, em especial na fossa ilíaca direita, com discreta irritação peritoneal. A rotina radiológica de abdome agudo não evidenciou pneumoperitôneo. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?
laparotomia exploradora
antibiótico de amplo espectro seguido de laparotomia exploradora caso não haja melhora clínica em 48 horas
hemicolectomia direita complementada com o uso de antibiótico de amplo espectro associado ao ganciclovir
antibiótico de amplo espectro associado ao ganciclovir seguido de hemicolectomia direita ainda na mesma internação
antibiótico de amplo espectro associado ao ganciclovir e observação com o paciente internado
Qual o sintoma patognomônico da Doença Arterial Oclusiva?
frialdade
isquemia
atrofia
claudicação intermitente
neuropatia
O serviço de vigilância sanitária epidemiológica de uma determinada região recebe notificação de um caso suspeito de Dengue clássico, sendo essa a primeira comunicação desta da naquela área nos últimos seis meses. Para defini-lo como caso confirmado, a conduta necessária, dentre as abaixo, é:
presença de anticorpo IgG em uma amostra de soro
detectar infestação na área por aedes aegypti
isolamento do arbovírus em material coletado até o 5° dia da doença
detectar plaquetopenia
identificar leucopenia com linfocitose atípica
Paciente do sexo masculino, 37 anos de idade, homossexual, queixa-se de prurido anal e discreto desconforto ao evacuar. A anuscopia identifica uma úlcera anorretal, de localização anterior, com bordas elevadas e com necrose central. O exame histopatológico do material obtido por biópsia da lesão revelou intenso infiltrado linfo-plasmocitário na submucosa e na lâmina própria, acompanhado de destruição da muscularis mocosae. Qual o diagnóstico provável?
úlcera retal solitária.
proctite herpética.
infecção por Enterobius vermicularis.
úlcera aftosa causada pelo Citomegalovirus.
sífilis
Proliferação fibromuscular ou endotelial com diminuição da luz vascular atingindo as pequenas artérias e arteriolas é denominada:
arteriosclerose
aterosclerose
trombose
flebite
isquemia
Desejando o prefeito daquele município piauiense diminuirr a taxa de mortalidade infantil pós neo-natal em 2006, seria correto investir:
na assistência pré-natal
na contratação de obstetras
em UTI neo-nataL
no treinamento das parteiras
no aleitamento materno
Em relação ao tratamento cirúrgico da Doença de Crohn do intestino delgado é correto afirmar:
as margens de secção do intestino delgado devem estar a pelo menos 10 cm dos limites macroscópicos da doença
a estenose longa deve ser tratada pela enteroplastia a Finney
as margens de secção do intestino delgado devem ser determinadas com base no resultado do exame histopatológico realizado durante a operação
quando houver estenose de dois segmentos do intestino delgado distando até 30 cm entre eles, os mesmos devem ser removidos separadamente
estenoses com menos de 25 mm de diâmetro não podem ser tratadas
A Síndrome do Torniquete é também conhecida como:
arteriopática
arteriovenosa
trombótica
infecciosa
mionefropática metabólica
Em município do interior do Piauí, com 13.000 habitantes, agentes comunitários de saúde relataram, no ano de 2005, o nascimento de 30 crianças vivas, sendo 16 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Desse total, 2 neonatos morreram com 2 e 8 dias de vida e mais 6 crianças faleceram com, respectivamente, 3 meses, 5 meses ( duas ), 6 meses ( duas ) e 7 meses de vida. Pode-se afirmar que o coeficiente de mortalidade infantil pós neo-natal naquela comunidade foi de:
266,66
100
233,33
200
399,99
A possibilidade de desenvolvimento do câncer colorretal em paciente com colite ulcerativa tem como fator predisponente:
colite ulcerativa de apresentação intermitente
instalação da colite ulcerativa em paciente idoso
duração prolongada da colite ulcerativa
comprometimento do retossigmóide pela colite ulcerativa
sexo masculino
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...