Lista completa de Questões de Medicina da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente procurou Serviço de Emergência apresentando dor, palidez e parestesia em membro inferior direito. Foi submetido a Arteriografia que mostrou imagem de "taça invertida". Qual a patologia abaixo corresponde ao quadro descrito?
trombose venosa profunda
insuficiência venosa crônica
oclusão arterial aguda
aneurisma artéria femural
fistúla arterio-venosa
Um jovem é internado por suspeita de difteria, cujo diagnóstico é confirmado por cultura de material obtido de lesões em criptas de amígdalas. Ele cohabitava com pai, de situação vacinal desconhecida, e irmão de 6 anos que recebera o esquema básico, com a 1a dose aos 2 meses. A melhor conduta vacinal para o controle destes comunicantes seria:
DTP reforço no irmão e no pai
DT no irmão e no pai com instruções para complemento do esquema
DTP de reforço no irmão e DT de reforço no pai
DTP dose inicial e instrução para complementar esquema só para o pai
DTP de reforço no irmão e DT uma dose no pai com instrução para complementar esquema
Paciente do sexo feminino, 66 anos de idade, refere o início da doença há cerca de cinco dias com dor em fossa ilíaca esquerda, de caráter contínuo, de média intensidade e que piorava com a mudança de decúbito. Entretanto, informa que há aproximadamente 30 dias vem apresentando desconforto em fossa ilíaca esquerda. Evoluiu com o agravamento da dor e o aparecimento de náuseas, febre, calafrios, disúria e urgência miccional, o que a fez procurar atendimento médico. O exame revelou paciente com fácies de sofrimento agudo, algo desidratada, taquicárdica (104 bpm) e febril (38,2°C). A palpação do quadrante inferior esquerdo revela dor intensa com sinais de irritação peritoneal além da presença de tumor de limites mal definidos em fossa ilíaca esquerda. O toque retal identifica abaulamento doloroso da parede anterior do reto. Realizou tomografia computadorizada que evidenciou abscesso pericólico de aproximadamente 10 cm de diâmetro, localizado em fossa ilíaca esquerda. Qual o tratamento preferencial para a paciente em questão?
drenagem percutânea guiada por ultra-sonografia ou tomografia computadorizada, uso de antibiótico intravenoso seguido de sigmoidectomia eletiva pelo menos seis semanas após resolução do processo infeccioso
drenagem por laparotomia complementada no mesmo tempo operatório pela sigmoidectomia com reconstrução primária do trânsito sem colostomia de proteção associada ao uso de antibiótico intravenoso
drenagem por laparotomia complementada pela operação de Hartmann associada ao uso de antibiótico intravenoso
drenagem por laparotomia complementada no mesmo tempo operatório pela sigmoidectomia com reconstrução primária do trânsito com colostomia de proteção associada ao uso de antibiótico intravenoso
drenagem por videolaparoscopia complementada pela sigmoidectomia quatro semanas após o procedimento inicial
Qual das alternativas abaixo NÃO está incluída no quadro clínico da oclusão arterial aguda?
paralisia
edema
dor
palidez
parestesia
Definir como caso confirmado a suspeita de raiva em determinado animal é fundamental para o controle dessa enfermidade. A parte do sistema nervoso a ser coletada preferencialmente para o diagnóstico laboratorial da raiva felina é:
cerebelo
lobo frontal
corno de Amon
lobo occiptal
líquor
Paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, apresenta-se com queixa de prurido e queimação perianal que o exame clínico mostra uma placa eritematosa e crostosa, com margens bem definidas e área de aproximadamente três centímetros quadrados. Realizada biópsia da lesão cujo exame histopatológico revelou tratar-se de carcinoma de células escamosas intra-epidérmico. Qual o tratamento a ser adotado?
excisão local e radioterapia externa adjuvante
terapia multimodal
excisão local ampla orientada por exame histopatológico intra-operatório
amputação abdomino-perineal na recidiva pós-excisão local
uso tópico de 5-Fluorouracil associado à radioterapia externa
Uveíte, úlceras genitais e aftas orais constituem uma tríade característica da:
Doença Kawasaki
Síndrome de Churg-Strauss
Granulomatose de Wegener
Síndrome de Behçet
Poliarterite Nodosa
A vigilância epidemiológica exige a definição se determinado caso é considerado suspeito ou confirmado da doença. Tal confirmação baseia-se em critérios clínico laboratorial, clínico epidemiológico e de necrópsia. Uma situação em que o critério clínico isolado pode ser utilizado para confirmação é:
leptospirose
leishimaniose visceral
sífilis congênita
meningite tuberculosa
meningococcemia
Qual das seguintes formas de avaliação é a mais fidedigna para mensurar a distância entre a margem do ânus e a borda inferior de uma neoplasia maligna do reto?
ultrassonografia transretal
proctosigmoidoscopia com sigmoidoscópio flexível
toque retal
proctosigmoidoscopia com sigmoidoscópio rígido
ultrassonografia endoluminal tridimensional
Qual é a causa mais freqüente de formação de trombos na doença arterial aterosclerótica?
aneurisma
trauma
fibrilação atrial
arterites
infarto agudo miocárdio
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...