Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Considerando o intervalo curto entre o início dos sintomas e a condição clínica favorável, a antrectomia associada à vagotomia, faz-se uma boa decisão cirúrgica em úlcera gástrica tipo II.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A prazosina e a trazodona mostraram resultados positivos no tratamento dos pesadelos e da insônia, bastante comuns nesse transtorno.Considere que um paciente de 9 anos de idade, do sexo masculino, há cinco dias, apresentou um quadro de rinorreia, espirros, cefaleia, tosse e dor de garganta de leve intensidade. Há dois dias, evoluiu com febre alta, temperatura axilar > 39 ºC, calafrios e queixas de cansaço. No momento da consulta, apresenta-se taquipneico, com retração subcostal leve. A ausculta revelou murmúrio vesicular reduzido à direita, e a radiografia de tórax evidenciou opacificação no lobo inferior direito com velamento do seio costofrêncio. Não está em uso de nenhum esquema de antibioticoterapia.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Se o derrame pleural em questão for maior que 1 cm, ele deve ser puncionado para coleta e análise do líquido, e o paciente deve ser internado para antibioticoterapia endovenosa.Paciente, sexo feminino, com 55 anos de idade, apresenta-se na emergência com dor precordial anginosa típica e dispneia. Foi realizado troponina sérica e eletrocardiograma. A troponina sérica foi negativa em três séries realizadas. O eletrocardiograma demonstrou hipertrofia ventricular esquerda. Foi submetida ao ecocardiograma que evidenciou espessamento do septo ventricular de 20 mm, gradiente intraventricular de 80 mmHg. Foi observada, ainda, presença do movimento sistólico anterior da valva mitral, sem evidenciar vegetações.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A hipertrofia assimétrica medioventricular é infrequente.Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em geral, úlceras que perfuram em parede anterior são responsáveis pela formação das úlceras terebrantes.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os benzodiazepínicos não parecem ser eficazes no tratamento desse transtorno, embora geralmente sejam considerados eficazes para tratamento dos transtornos de ansiedade.Considere que um paciente de 9 anos de idade, do sexo masculino, há cinco dias, apresentou um quadro de rinorreia, espirros, cefaleia, tosse e dor de garganta de leve intensidade. Há dois dias, evoluiu com febre alta, temperatura axilar > 39 ºC, calafrios e queixas de cansaço. No momento da consulta, apresenta-se taquipneico, com retração subcostal leve. A ausculta revelou murmúrio vesicular reduzido à direita, e a radiografia de tórax evidenciou opacificação no lobo inferior direito com velamento do seio costofrêncio. Não está em uso de nenhum esquema de antibioticoterapia.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Se o paciente fosse um lactente menor de dois meses, com diagnóstico de pneumonia, porém em bom estado geral, apresentando apenas taquipneia leve, sem hipoxemia, ele poderia ser tratado ambulatorialmente com antibioticoterapia oral, desde que pudesse ser reavaliado em 48 horas.Paciente, sexo feminino, com 55 anos de idade, apresenta-se na emergência com dor precordial anginosa típica e dispneia. Foi realizado troponina sérica e eletrocardiograma. A troponina sérica foi negativa em três séries realizadas. O eletrocardiograma demonstrou hipertrofia ventricular esquerda. Foi submetida ao ecocardiograma que evidenciou espessamento do septo ventricular de 20 mm, gradiente intraventricular de 80 mmHg. Foi observada, ainda, presença do movimento sistólico anterior da valva mitral, sem evidenciar vegetações.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A cineangiocoronariografia pode ser indicada, bem como a miomectomia.Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.
No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Tratando-se de quadro de úlcera péptica perfurada, essa deverá ser investigada mediante tomografia para confirmação do diagnóstico, e posterior tratamento.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os sintomas de evitação e de hiperatividade costumam responder melhor aos antipsicóticos e ao topiramato, enquanto os sintomas de reexperienciação, aos antidepressivos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...