Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente de 3 meses de idade, previamente hígido, nascido a termo, com peso adequado, sem intercorrências no período neonatal, chega à emergência trazido pela mãe, que relata que, há dois dias, o filho apresentava quadro de rinorreia, espirros, tosse, febre, com temperatura axilar máxima de 38,5 ºC. Com o passar das horas, a tosse intensificou-se, e o paciente tornou-se irritado, com dificuldade de mamar em razão da taquidispneia. A mãe relata que, há algumas horas, o filho apresenta chiado no peito. Ao exame físico, observa-se agitação, FR > 70, tiragem subcostal e batimento de asas do nariz, além de sibilos à ausculta. A mãe nega episódios prévios de sibilância e história familiar de asma ou de alergias de pele.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
É provável que a radiografia de tórax evidencie sinais de hiperinsuflação pulmonar, como aumento da transparência pulmonar e retificação dos arcos costais e do diafragma.Paciente, 25 anos de idade, admitida por quadro de insuficiência respiratória aguda e palpitação, é tratada com ventilação mecânica e medidas complementares para edema agudo de pulmão. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal e possível sobrecarga de átrio esquerdo. Ecodopplercardiograma transtorácico que evidenciou átrio esquerdo com dilatação importante, função ventricular normal, presença de massa tumoral heterogênea, circular, aderida ao septo interatrial, associada a insuficiência mitral discreta causada pelo deslocamento do tumor.
Considerando o caso apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A fossa oval, na cavidade atrial, é a região preferencial de sua localização em mais de 60% dos casos.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Considerando a topografia do apêndice em região cecal, pode-se justificar pela lei de Laplace que o ceco é uma região anatômica que se obstrui com menor frequência, e, para isso, é necessária uma obstrução em alça fechada.Paciente, seis anos de idade, buscou atendimento psicológico por iniciativa dos pais, os quais apresentaram as seguintes queixas: agressividade, falta de limites, agitação, impulsividade e desatenção em casa. Segundo os pais, a procura por apoio profissional foi motivada também por constantes reclamações da escola (professores, coordenadora e diretora) a respeito do comportamento da filha.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Dos pacientes com esse transtorno, cerca de 60%, permanecem com sintomas e (ou) prejuízo significativos ao redor dos 20 anos de idade, com apenas 10% apresentando remissão plena, sendo a prevalência em adultos na comunidade igual a 2,5%.Um lactente de 3 meses de idade, previamente hígido, nascido a termo, com peso adequado, sem intercorrências no período neonatal, chega à emergência trazido pela mãe, que relata que, há dois dias, o filho apresentava quadro de rinorreia, espirros, tosse, febre, com temperatura axilar máxima de 38,5 ºC. Com o passar das horas, a tosse intensificou-se, e o paciente tornou-se irritado, com dificuldade de mamar em razão da taquidispneia. A mãe relata que, há algumas horas, o filho apresenta chiado no peito. Ao exame físico, observa-se agitação, FR > 70, tiragem subcostal e batimento de asas do nariz, além de sibilos à ausculta. A mãe nega episódios prévios de sibilância e história familiar de asma ou de alergias de pele.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Não há evidências do benefício da administração de corticoide sistêmico em pacientes como o do caso clínico apresentado.Paciente, 25 anos de idade, admitida por quadro de insuficiência respiratória aguda e palpitação, é tratada com ventilação mecânica e medidas complementares para edema agudo de pulmão. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal e possível sobrecarga de átrio esquerdo. Ecodopplercardiograma transtorácico que evidenciou átrio esquerdo com dilatação importante, função ventricular normal, presença de massa tumoral heterogênea, circular, aderida ao septo interatrial, associada a insuficiência mitral discreta causada pelo deslocamento do tumor.
Considerando o caso apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os tumores primários do coração são considerados raros. O mixoma acomete mais o átrio direito em 80% dos casos.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O fato de a dor em fossa ilíaca, ao exame físico, ser bilateral elimina a sensibilidade do sinal de Blumberg, uma vez que esse se situa em fossa ilíaca direita.Paciente, seis anos de idade, buscou atendimento psicológico por iniciativa dos pais, os quais apresentaram as seguintes queixas: agressividade, falta de limites, agitação, impulsividade e desatenção em casa. Segundo os pais, a procura por apoio profissional foi motivada também por constantes reclamações da escola (professores, coordenadora e diretora) a respeito do comportamento da filha.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Entre os indivíduos adultos diagnosticados com esse transtorno, cerca de 70% têm alguma comorbidade, sendo as mais frequentes o transtorno por uso de substâncias (21%) e o transtorno de personalidade antissocial (17%).Considere hipoteticamente que chega ao consultório um lactente de 5 meses de idade. A mãe relata que o filho apresenta diarreia há pelo menos quatro semanas, em alguns episódios com presença de muco e raias de sangue. Na primeira semana, apresentou alguns episódios de vômito, que cederam com o decorrer dos dias. Recebeu aleitamento materno exclusivo até os três meses, quando foi iniciada a complementação com fórmula para lactente de primeiro semestre. Houve pouco ganho ponderal no último mês, no entanto, o paciente encontra-se eutrófico, hidratado, em bom estado geral. Ao exame físico, observam-se lesões eritematosas em áreas de dobras e na face, compatíveis com dermatite atópica. Não há assaduras no períneo, e o abdome encontra-se levemente distendido, sem alterações com a palpação.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Embora se possa tentar tratar a intolerância a lactose ou a alergia à proteína do leite de vaca, é pouco provável que o paciente sofra de um deles, pois ambas teriam se apresentado ainda no período neonatal, na primeira exposição do paciente, de forma que se pode praticamente excluir ambas pela faixa etária dele, relatada no caso clínico.Paciente, 25 anos de idade, admitida por quadro de insuficiência respiratória aguda e palpitação, é tratada com ventilação mecânica e medidas complementares para edema agudo de pulmão. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal e possível sobrecarga de átrio esquerdo. Ecodopplercardiograma transtorácico que evidenciou átrio esquerdo com dilatação importante, função ventricular normal, presença de massa tumoral heterogênea, circular, aderida ao septo interatrial, associada a insuficiência mitral discreta causada pelo deslocamento do tumor.
Considerando o caso apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O mixoma atrial, o linfoma e a endocardite infecciosa são diagnósticos diferenciais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...