Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Em casos de apendicite em gestantes, é correto afirmar que, no terceiro trimestre, são geralmente considerados casos mais graves, pois o bloqueio promovido pelo omento normalmente não alcança o apêndice, logo, faz-se um bloqueio inefetivo.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos acometidos por esse transtorno são 80% mais propensos que aqueles sem o transtorno a ter sintomas que satisfaçam os critérios diagnósticos de pelo menos um outro transtorno mental, sendo os transtornos por uso de substância e o transtorno da conduta os mais comuns no sexo masculino.Um lactente de 3 meses de idade, previamente hígido, nascido a termo, com peso adequado, sem intercorrências no período neonatal, chega à emergência trazido pela mãe, que relata que, há dois dias, o filho apresentava quadro de rinorreia, espirros, tosse, febre, com temperatura axilar máxima de 38,5 ºC. Com o passar das horas, a tosse intensificou-se, e o paciente tornou-se irritado, com dificuldade de mamar em razão da taquidispneia. A mãe relata que, há algumas horas, o filho apresenta chiado no peito. Ao exame físico, observa-se agitação, FR > 70, tiragem subcostal e batimento de asas do nariz, além de sibilos à ausculta. A mãe nega episódios prévios de sibilância e história familiar de asma ou de alergias de pele.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A infecção pelo vírus sincicial respiratório é a principal causa de sibilância em crianças durante os três primeiros anos de vida, e pode contribuir para o desenvolvimento de hiper-responsividade brônquica.Paciente, 25 anos de idade, admitida por quadro de insuficiência respiratória aguda e palpitação, é tratada com ventilação mecânica e medidas complementares para edema agudo de pulmão. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal e possível sobrecarga de átrio esquerdo. Ecodopplercardiograma transtorácico que evidenciou átrio esquerdo com dilatação importante, função ventricular normal, presença de massa tumoral heterogênea, circular, aderida ao septo interatrial, associada a insuficiência mitral discreta causada pelo deslocamento do tumor.
Considerando o caso apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O acesso ao mixoma do átrio esquerdo pode ser feito através da atriotomia esquerda ou pela via transeptal, sendo a atriotomia a forma preferencial.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se, durante a ressecção do apêndice da paciente, for encontrado tumor carcinoide de 2,5 cm de diâmetro, deve-se proceder a apendicectomia com 2 cm de margem de segurança.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse transtorno pode ocorrer em qualquer idade a partir do primeiro ano de vida. Os sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses depois do trauma, embora possa haver um atraso de meses, ou até anos, antes de os critérios para o diagnóstico serem atendidos.Um lactente de 3 meses de idade, previamente hígido, nascido a termo, com peso adequado, sem intercorrências no período neonatal, chega à emergência trazido pela mãe, que relata que, há dois dias, o filho apresentava quadro de rinorreia, espirros, tosse, febre, com temperatura axilar máxima de 38,5 ºC. Com o passar das horas, a tosse intensificou-se, e o paciente tornou-se irritado, com dificuldade de mamar em razão da taquidispneia. A mãe relata que, há algumas horas, o filho apresenta chiado no peito. Ao exame físico, observa-se agitação, FR > 70, tiragem subcostal e batimento de asas do nariz, além de sibilos à ausculta. A mãe nega episódios prévios de sibilância e história familiar de asma ou de alergias de pele.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os broncodilatadores são muito usados na prática clínica, mas o real benefício deles nessa faixa etária ainda carece de comprovação científica.Paciente, 25 anos de idade, admitida por quadro de insuficiência respiratória aguda e palpitação, é tratada com ventilação mecânica e medidas complementares para edema agudo de pulmão. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal e possível sobrecarga de átrio esquerdo. Ecodopplercardiograma transtorácico que evidenciou átrio esquerdo com dilatação importante, função ventricular normal, presença de massa tumoral heterogênea, circular, aderida ao septo interatrial, associada a insuficiência mitral discreta causada pelo deslocamento do tumor.
Considerando o caso apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os achados de ECO, associados com achados hemodinâmicos, indicam a cirurgia, que é considerada curativa, embora a remissão do tumor ocorra em até 30%.Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, iniciou há um dia quadro de dor em região epigástrica, de moderada intensidade, a qual migrou em 24 horas para região de fossa ilíaca esquerda. Nega uso de bebida alcoólica, tendo relato apenas de uso de omeprazol no início do quadro. Ao exame físico: regular estado geral, hipocorada (+/+4), abdome doloroso em região de fossa ilíaca bilateralmente.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso seja solicitado hemograma dessa paciente e nele sejam detectados leucócitos normais e neutrófilos aumentados (71%), pode-se afastar o diagnóstico de apendicite aguda.Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse transtorno, no DSM-5, foi alocado no capítulo dos transtornos ansiosos, e os sintomas devem ter duração de pelo menos um mês.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...