Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, é levada ao setor de emergência pelos irmãos. Ela afirma que, nas últimas seis semanas, sente que não aguenta mais a pressão no trabalho. Ela rompeu o namoro há seis semanas e, desde então, não tem conseguido dormir a noite. Emagreceu sem estar fazendo dieta alimentar e o respectivo apetite diminuiu. Diz que nada a interessa e que não consegue se concentrar tempo suficiente nem para ler um jornal. Ela não convive mais com os amigos, como fazia antes, e tende a ficar irritável com as mínimas provocações. Admite vir ouvindo, diariamente, e há cerca de uma semana, uma voz dizendo que ela não merece viver. Reconhece que, nos últimos dias, pensou muitas vezes em suicídio, mas não tem plano. Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. A adição de carbonato de lítio (em doses que atinjam concentrações séricas maiores que 0,6 mEq/L), T3 (em doses de 25 a 50 μg/dia) ou antipsicóticos atípicos são opções para a potencialização da abordagem terapêutica.
Paciente gestante, 32 anos de idade, com diagnóstico de anorexia, vai a consulta no pronto-socorro, com hematemese há quatro horas, em pequena quantidade. Foi realizada uma endoscopia digestiva alta que revelou laceração na junção esôfago-gástrica.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A síndrome de Mallory Weiss é uma das causas de sangramento digestivo alto, entretanto autolimitado na maioria dos casos.Paciente, sexo masculino, de 55 anos de idade está em tratamento para hipertensão arterial sistêmica há 10 anos, em bom controle pressórico. Vai ao cardiologista, pois está apresentando dor torácica em aperto ao exercício há 20 dias, que dura cerca de 10 minutos e alivia com repouso. Seu médico realizou ECG que evidenciou padrão de ondas T plus-minus em regiões precordiais, sem ondas Q patológicas, e progressão da onda R normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Acerca dessa síndrome, o paciente apresenta critérios clínicos e eletrocardiográficos, classificando-a em síndrome de Wellens tipo II.Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Nos casos de abscesso perianal que cronificam, pode-se estabelecer a regra de Goodsall-Salmon.Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, é levada ao setor de emergência pelos irmãos. Ela afirma que, nas últimas seis semanas, sente que não aguenta mais a pressão no trabalho. Ela rompeu o namoro há seis semanas e, desde então, não tem conseguido dormir a noite. Emagreceu sem estar fazendo dieta alimentar e o respectivo apetite diminuiu. Diz que nada a interessa e que não consegue se concentrar tempo suficiente nem para ler um jornal. Ela não convive mais com os amigos, como fazia antes, e tende a ficar irritável com as mínimas provocações. Admite vir ouvindo, diariamente, e há cerca de uma semana, uma voz dizendo que ela não merece viver. Reconhece que, nos últimos dias, pensou muitas vezes em suicídio, mas não tem plano. Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Os pacientes com esse transtorno apresentam o dobro da prevalência de transtorno do deficit de atenção e da hiperatividade em relação à população em geral, sendo a monoterapia com bupropiona uma boa escolha terapêutica para esses casos.
Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro com PA de 80 mmHg x 50 mmHg, hematêmese em grande quantidade, melena, que iniciou há quatro horas. Na consulta, está taquicárdico, sudorético e taquipneico. Foi iniciada manobra para hemorragia digestiva alta.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A opção por plasma, implica em usar 10-15 mL/kg.Paciente, sexo masculino, de 55 anos de idade está em tratamento para hipertensão arterial sistêmica há 10 anos, em bom controle pressórico. Vai ao cardiologista, pois está apresentando dor torácica em aperto ao exercício há 20 dias, que dura cerca de 10 minutos e alivia com repouso. Seu médico realizou ECG que evidenciou padrão de ondas T plus-minus em regiões precordiais, sem ondas Q patológicas, e progressão da onda R normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse padrão eletrocardiográfico exige terapêutica intervencionista precoce.Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
A colostomia, em casos de síndrome de Fournier, apesar de ampla discussão no passado, tornou-se, hoje, conduta obrigatória em casos de infecção na topografia relatada no caso.Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, é levada ao setor de emergência pelos irmãos. Ela afirma que, nas últimas seis semanas, sente que não aguenta mais a pressão no trabalho. Ela rompeu o namoro há seis semanas e, desde então, não tem conseguido dormir a noite. Emagreceu sem estar fazendo dieta alimentar e o respectivo apetite diminuiu. Diz que nada a interessa e que não consegue se concentrar tempo suficiente nem para ler um jornal. Ela não convive mais com os amigos, como fazia antes, e tende a ficar irritável com as mínimas provocações. Admite vir ouvindo, diariamente, e há cerca de uma semana, uma voz dizendo que ela não merece viver. Reconhece que, nos últimos dias, pensou muitas vezes em suicídio, mas não tem plano. Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. O perfil de efeitos colaterais das medicações pode ajudar no manejo de sintomas associados a esse transtorno: medicamentos mais ativadores (bupropiona) podem ser preferidos em pacientes anérgicos, e medicamentos associados a ganho de peso (sertralina) devem ser evitados em pacientes obesos.
Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro com PA de 80 mmHg x 50 mmHg, hematêmese em grande quantidade, melena, que iniciou há quatro horas. Na consulta, está taquicárdico, sudorético e taquipneico. Foi iniciada manobra para hemorragia digestiva alta.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Uma sonda nasogástrica aberta em frasco deve ser passada.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...