Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, 19 anos de idade, deu entrada na emergência com precordialgia, ventilatório dependente que piorava a digitopressão, dispneia e ortopneia, com evolução de 24 horas. Relatava amigdalite de repetição, última há duas semanas. Negava etilismo, tabagismo e uso de drogas. Ao exame físico, estava lúcido, orientado, hidratado, eupneico. Exame cardiovascular mostrava ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas hipofonéticas, sem sopros, frequência de 90 bpm, pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg. Na ausculta pulmonar, murmúrio vesicular diminuído bilateralmente em bases, sem ruídos adventícios. O eletrocardiograma (ECG) da admissão evidenciou repolarização ventricular precoce, e os primeiros marcadores bioquímicos de lesão miocárdica estavam elevados. Foi internado na UTI e medicado. Novo ECG evidenciou supradesnível do segmento ST e inversão de onda T de V3 a V6.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O ECO, embora importante, é inespecífico para o diagnóstico correto de miocardite.Paciente de 46 anos de idade, obeso, diabético tipo 2, alcoolista, dá entrada no pronto-socorro com dor intensa em região perineal, febre e episódios de calafrios. Ao exame físico, foi constatada presença de eritema extenso perineal, com área de flutuação e necrose. Notada a gravidade do caso, o cirurgião de plantão decidiu por intervenção imediata em centro cirúrgico.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
No caso relatado, a síndrome de Fournier deve ser suspeitada, sendo essa causada pelo agente S. epidermidis, o que justifica antibioticoterapia específica.Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, é levada ao setor de emergência pelos irmãos. Ela afirma que, nas últimas seis semanas, sente que não aguenta mais a pressão no trabalho. Ela rompeu o namoro há seis semanas e, desde então, não tem conseguido dormir a noite. Emagreceu sem estar fazendo dieta alimentar e o respectivo apetite diminuiu. Diz que nada a interessa e que não consegue se concentrar tempo suficiente nem para ler um jornal. Ela não convive mais com os amigos, como fazia antes, e tende a ficar irritável com as mínimas provocações. Admite vir ouvindo, diariamente, e há cerca de uma semana, uma voz dizendo que ela não merece viver. Reconhece que, nos últimos dias, pensou muitas vezes em suicídio, mas não tem plano. Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. A escolha entre o tratamento farmacológico e a psicoterapia depende do perfil de cada paciente, das preferências pessoais, da história passada e da presença de fatores ambientais significativos e o tratamento combinado com ambos, especificamente para esse transtorno, não apresenta melhor eficácia que ambas as técnicas isoladas.
Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro com PA de 80 mmHg x 50 mmHg, hematêmese em grande quantidade, melena, que iniciou há quatro horas. Na consulta, está taquicárdico, sudorético e taquipneico. Foi iniciada manobra para hemorragia digestiva alta.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A enterorragia, se o paciente tivesse poderia ser resultado de trânsito intestinal acelerado ou sangramento de grande volume.Paciente do sexo masculino, 19 anos de idade, deu entrada na emergência com precordialgia, ventilatório dependente que piorava a digitopressão, dispneia e ortopneia, com evolução de 24 horas. Relatava amigdalite de repetição, última há duas semanas. Negava etilismo, tabagismo e uso de drogas. Ao exame físico, estava lúcido, orientado, hidratado, eupneico. Exame cardiovascular mostrava ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas hipofonéticas, sem sopros, frequência de 90 bpm, pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg. Na ausculta pulmonar, murmúrio vesicular diminuído bilateralmente em bases, sem ruídos adventícios. O eletrocardiograma (ECG) da admissão evidenciou repolarização ventricular precoce, e os primeiros marcadores bioquímicos de lesão miocárdica estavam elevados. Foi internado na UTI e medicado. Novo ECG evidenciou supradesnível do segmento ST e inversão de onda T de V3 a V6.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A biópsia miocárdica é padrão ouro, entretanto, sua alta morbidade acaba, às vezes, contraindicando o método.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A hipervascularização periférica à ultrassonografia de um nódulo tireoidiano sólido solitário é considerada uma suspeita de malignidade.Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, é levada ao setor de emergência pelos irmãos. Ela afirma que, nas últimas seis semanas, sente que não aguenta mais a pressão no trabalho. Ela rompeu o namoro há seis semanas e, desde então, não tem conseguido dormir a noite. Emagreceu sem estar fazendo dieta alimentar e o respectivo apetite diminuiu. Diz que nada a interessa e que não consegue se concentrar tempo suficiente nem para ler um jornal. Ela não convive mais com os amigos, como fazia antes, e tende a ficar irritável com as mínimas provocações. Admite vir ouvindo, diariamente, e há cerca de uma semana, uma voz dizendo que ela não merece viver. Reconhece que, nos últimos dias, pensou muitas vezes em suicídio, mas não tem plano. Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. A preferência por uma medicação, em relação à abordagem terapêutica para esse transtorno, é norteada pelas informações acerca do paciente e da condição que ele apresenta, sendo considerados a aceitação pelo paciente, a tolerância e o custo.
Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro com PA de 80 mmHg x 50 mmHg, hematêmese em grande quantidade, melena, que iniciou há quatro horas. Na consulta, está taquicárdico, sudorético e taquipneico. Foi iniciada manobra para hemorragia digestiva alta.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A endoscopia digestiva alta deve ser realizada após a estabilização do paciente.Paciente do sexo masculino, 19 anos de idade, deu entrada na emergência com precordialgia, ventilatório dependente que piorava a digitopressão, dispneia e ortopneia, com evolução de 24 horas. Relatava amigdalite de repetição, última há duas semanas. Negava etilismo, tabagismo e uso de drogas. Ao exame físico, estava lúcido, orientado, hidratado, eupneico. Exame cardiovascular mostrava ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas hipofonéticas, sem sopros, frequência de 90 bpm, pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg. Na ausculta pulmonar, murmúrio vesicular diminuído bilateralmente em bases, sem ruídos adventícios. O eletrocardiograma (ECG) da admissão evidenciou repolarização ventricular precoce, e os primeiros marcadores bioquímicos de lesão miocárdica estavam elevados. Foi internado na UTI e medicado. Novo ECG evidenciou supradesnível do segmento ST e inversão de onda T de V3 a V6.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A hipótese de síndrome coronariana aguda pode ser descartada se a ressonância magnética cardíaca demonstrar áreas de fibrose em mesocárdio.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, comparece à consulta no ambulatório de cirurgia geral com exames laboratoriais solicitados para investigação de nefrolitíase. Ela relata dois episódios prévios de cólica renal e a realização de uma ultrassonografia das vias urinárias que evidencia litíase renal. No momento, ela apresenta-se assintomática. Aos exames, evidenciam-se cálcio sérico elevado e função renal anormal. Em vista disso, solicita-se dosagem sérica de hormônio paratireóideo ou paratormônio (PTH) intacto, cujos níveis também se mostram elevados. Antecedentes pessoais: HAS, e câncer da tireoide (carcinoma papilífero), submetida a tireoidectomia total; pancreatite crônica. Antecedentes familiares: avô falecido com tumor de pâncreas; tia com tireoidite de Hashimoto. Nega outras doenças hereditárias.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A neoplasia endócrina múltipla (NEM) tipo 2B é a síndrome mais comum (80%), e é caracterizada pelo carcinoma medular multifocal e bilateral, feocromocitoma e hiperparatireoidismo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...