Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo masculino, 45 anos de idade, sem patologias prévias, totalmente assintomático, sem histórico familiar positivo para quaisquer patologias cardiovasculares, foi ao médico, pois estava com uma hérnia inguinal. Seu médico solicitou um eletrocardiograma, apresentado em seguida.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Provavelmente trata-se de síndrome de Brugada tipo III.M. C. S., 54 anos de idade, sexo masculino, natural de Porto Alegre (RS), trabalhador braçal, divorciado, comparece à consulta para investigação médica de placa esbranquiçada em borda da língua há mais de 15 dias, às vezes sangrante. Ao interrogatório sintomatológico, queixou-se ainda de caroços no pescoço e rouquidão persistente. Hábitos: alimentação pobre em fibras, múltiplas parceiras sexuais, sem proteção, além de tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ao exame: lesão leucoplásica da língua, móvel, à esquerda. Determinou-se, em biópsia, carcinoma verrucoso.
De acordo com esse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
No caso de o paciente com câncer de boca apresentar lesões dos lábios, estas são mais evidentes e aparecem, preferencialmente, nos lábios inferiores.Paciente, de 48 anos de idade, sexo masculino, portador de artrite gotosa, hipertensão arterial sistêmica, abuso prévio de AINE, já se encontra em acompanhamento no ambulatório de nefrologia. Apresenta DRC estágio IV (clearence de creatinina = 17 ml/min/1,73 m2). Comparece com novos exames: ureia = 150 mg/dL, creatinina = 4,0 mg/dL, K+ = 5,1 mEq/L, gasometria venosa: pH = 7,30, BIC = 20, Hb = 9,0 g/d, IST = 22% e ferritina = 300 μg/L e proteinúria 24h: 400 mg. Está em uso de candesartana, atenolol, anlodipino e furosemida. PA = 150 mmHg x 80 mmHg. Queixa-se de fadiga ocasional.
Tendo em vista o caso apresentado e considerando o manejo e a condução da doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Níveis séricos de interleucina-6 (IL-6) em pacientes com DRC são mais baixos do que em pacientes com função renal normal, sendo assim um fator de risco cardiovascular.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os pacientes que apresentam apenas aumento de linfócitos intraepiteliais, sem alterações na arquitetura da mucosa, podem ser sintomáticos e estão sob risco menor de osteoporose.Paciente, sexo masculino, 45 anos de idade, sem patologias prévias, totalmente assintomático, sem histórico familiar positivo para quaisquer patologias cardiovasculares, foi ao médico, pois estava com uma hérnia inguinal. Seu médico solicitou um eletrocardiograma, apresentado em seguida.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A cirurgia deve ser suspensa até esclarecimento correto do diagnóstico.M. C. S., 54 anos de idade, sexo masculino, natural de Porto Alegre (RS), trabalhador braçal, divorciado, comparece à consulta para investigação médica de placa esbranquiçada em borda da língua há mais de 15 dias, às vezes sangrante. Ao interrogatório sintomatológico, queixou-se ainda de caroços no pescoço e rouquidão persistente. Hábitos: alimentação pobre em fibras, múltiplas parceiras sexuais, sem proteção, além de tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ao exame: lesão leucoplásica da língua, móvel, à esquerda. Determinou-se, em biópsia, carcinoma verrucoso.
De acordo com esse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O tipo histopatológico encontrado no paciente é o mais frequente, representando 90% ou mais dos pacientes com câncer de boca.Paciente, de 48 anos de idade, sexo masculino, portador de artrite gotosa, hipertensão arterial sistêmica, abuso prévio de AINE, já se encontra em acompanhamento no ambulatório de nefrologia. Apresenta DRC estágio IV (clearence de creatinina = 17 ml/min/1,73 m2). Comparece com novos exames: ureia = 150 mg/dL, creatinina = 4,0 mg/dL, K+ = 5,1 mEq/L, gasometria venosa: pH = 7,30, BIC = 20, Hb = 9,0 g/d, IST = 22% e ferritina = 300 μg/L e proteinúria 24h: 400 mg. Está em uso de candesartana, atenolol, anlodipino e furosemida. PA = 150 mmHg x 80 mmHg. Queixa-se de fadiga ocasional.
Tendo em vista o caso apresentado e considerando o manejo e a condução da doença renal crônica, julgue os itens a seguir.
Com a progressão da DRC, é possível encontrar as seguintes alterações: anemia, hiperfosfatemia, hipocalcemia, deficiência de vitamina D e dislipidemia.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
A lesão hiperplásica que apresenta hiperplasia de criptas é considerada MARSH tipo I.Paciente chegou ao pronto-socorro com uma dor rasgante, retroesternal, súbita, com irradiação para o dorso, há duas horas. Sua pressão arterial, na admissão, era de 190 mmHg x 160 mmHg. É hipertenso prévio há 10 anos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Provavelmete o diagnóstico é infarto agudo do miocárdio, descartando síndrome aórtica aguda se a troponina ultrassensível for maior que 10 vezes acima do valor da normalidade.M. C. S., 54 anos de idade, sexo masculino, natural de Porto Alegre (RS), trabalhador braçal, divorciado, comparece à consulta para investigação médica de placa esbranquiçada em borda da língua há mais de 15 dias, às vezes sangrante. Ao interrogatório sintomatológico, queixou-se ainda de caroços no pescoço e rouquidão persistente. Hábitos: alimentação pobre em fibras, múltiplas parceiras sexuais, sem proteção, além de tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ao exame: lesão leucoplásica da língua, móvel, à esquerda. Determinou-se, em biópsia, carcinoma verrucoso.
De acordo com esse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Outros fatores de risco para câncer de cabeça e pescoço incluem as infecções pelo papilomavírus humano e pelo vírus de Epstein-Barr, a síndrome de Plummer-Vinson, os polimorfismos metabólicos, a desnutrição e a exposição profissional a agentes mutagênicos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...