Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente chegou ao pronto-socorro com uma dor rasgante, retroesternal, súbita, com irradiação para o dorso, há duas horas. Sua pressão arterial, na admissão, era de 190 mmHg x 160 mmHg. É hipertenso prévio há 10 anos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A angiotomografia de tórax para diagnóstico diferencial deve ser solicitada, além de eletrocardiograma e enzimas séricas.No que se refere a complicações pós-cirúrgicas do aparelho digestivo, as fístulas sempre representaram grande desafio ao cirurgião e, quando mal-conduzidas, aumentam drasticamente a morbimortalidade no respectivo procedimento.
Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A principal causa de fístula pancreática é a promovida pela pancreatite, a qual desencadeia lesão tecidual por meio das próprias enzimas.Uma paciente de 54 anos de idade, DM e HAS há 10 anos, em uso de losartana, hidroclorotiazida, metformina e glibenclamida, é encaminhada ao nefrologista por apresentar alteração de função renal em exames sem queixas urêmicas. Apresenta-se hipocorada (+1/+4), PA = 160 mmHg x 80 mmHg, sem edema. Exames mostram: Hb = 10 g/dL, IST = 18%, Ferritina = 80 mg/mL, creatinina 2.5 mg/dL (sendo a creatinina de três meses atrás de 2,3 mg/dL), clearance de creatinina = 22 mL/min/1,73 m2, PTHi = 250 pg/mL, P = 5,5 mg/dL e Ca++ = 8,5 mg/dL, glicemia de jejum = 200 mg/dL, hemoglobina glicada = 10% e proteinúria 24h = 1,5 g.
Tendo em vista o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A paciente em questão teria indicação de reposição de ferro oral, e não seria necessária ainda a indicação de quelante de fósforo.Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, internada por síndrome do desconforto respiratório agudo há um mês, utilizou, na internação, vancomicina IV 1 g de 12 em 12 horas, meropenem 1 g de 8 em 8 horas, ceftriaxone 1 g IV de 12 em 12 horas, clindamicina 600 mg de 6 em 6 horas. Iniciou com diarreia na enfermaria, 6 a 8 episódios por dia, com muco e pus. Foi realizada uma endoscopia digestiva baixa e realizada coprocultura e pesquisa de toxinas para Clostridium.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A toxina B encontrada nas fezes é enterotóxica, sendo mais grave que a toxina A.Paciente chegou ao pronto-socorro com uma dor rasgante, retroesternal, súbita, com irradiação para o dorso, há duas horas. Sua pressão arterial, na admissão, era de 190 mmHg x 160 mmHg. É hipertenso prévio há 10 anos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da patologia é sempre cirúrgico.No que se refere a complicações pós-cirúrgicas do aparelho digestivo, as fístulas sempre representaram grande desafio ao cirurgião e, quando mal-conduzidas, aumentam drasticamente a morbimortalidade no respectivo procedimento.
Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
São fatores favoráveis ao fechamento espontâneo de fístulas: ausência de abscesso, trajeto fistuloso maior que 2 cm e abertura enteral menor que 1 cm.Uma paciente de 54 anos de idade, DM e HAS há 10 anos, em uso de losartana, hidroclorotiazida, metformina e glibenclamida, é encaminhada ao nefrologista por apresentar alteração de função renal em exames sem queixas urêmicas. Apresenta-se hipocorada (+1/+4), PA = 160 mmHg x 80 mmHg, sem edema. Exames mostram: Hb = 10 g/dL, IST = 18%, Ferritina = 80 mg/mL, creatinina 2.5 mg/dL (sendo a creatinina de três meses atrás de 2,3 mg/dL), clearance de creatinina = 22 mL/min/1,73 m2, PTHi = 250 pg/mL, P = 5,5 mg/dL e Ca++ = 8,5 mg/dL, glicemia de jejum = 200 mg/dL, hemoglobina glicada = 10% e proteinúria 24h = 1,5 g.
Tendo em vista o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
As metas glicêmicas a serem alcançadas pela paciente seriam: hemoglobina glicada de 7%, glicemia de jejum até de 130 mg/dL e glicemia pós-prandial até 180 mg/dL. Para tanto, deveria ser associada insulina e aos hipoglicemiantes orais.Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, internada por síndrome do desconforto respiratório agudo há um mês, utilizou, na internação, vancomicina IV 1 g de 12 em 12 horas, meropenem 1 g de 8 em 8 horas, ceftriaxone 1 g IV de 12 em 12 horas, clindamicina 600 mg de 6 em 6 horas. Iniciou com diarreia na enfermaria, 6 a 8 episódios por dia, com muco e pus. Foi realizada uma endoscopia digestiva baixa e realizada coprocultura e pesquisa de toxinas para Clostridium.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Pode ser utilizado o metronidazol 500 mg VO de 8 em 8 horas para o tratamento da colite, podendo-se tratar de 10 a 14 dias.Paciente chegou ao pronto-socorro com uma dor rasgante, retroesternal, súbita, com irradiação para o dorso, há duas horas. Sua pressão arterial, na admissão, era de 190 mmHg x 160 mmHg. É hipertenso prévio há 10 anos.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O pico da patologia é dos 50 aos 60 anos de idade.Paciente de 65 anos de idade, diabético tipo 2, foi submetido à cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica por cólica biliar frequente, e colelitíase confirmada pela ultrassonografia. No pré-operatório, o paciente apresentou os seguintes exames: sódio = 140 mEq/L; potássio = 3,5 mEq/L; hemograma sem alterações; albumina = 3,7 g/dL.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Entende-se por cicatrização primária retardada o ferimento que é deixado aberto por determinado período, tendo as respectivas bordas posteriormente aproximadas, a qual se distingue de cicatrização por terceira intenção.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...