Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 25 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, apenas com relato de febrícula com coriza e faringoalgia há cerca de 60 dias, foi admitido em enfermaria de nefrologia com quadro de síndrome nefrótica, com proteinúria de 24 horas = 20 g iniciada há 45 dias. Em biópsia renal, evidenciou-se glomeruloesclerose segmentar e focal colapsante (GESF).
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Na GESF a principal alteração histológica é o espessamento da membrana basal glomerular.Paciente, 55 anos de idade, relata que, há um ano, apresenta disfagia baixa, principalmente para alimentos sólidos, emagrecimento, dor torácica, vômitos e regurgitações. O médico solicitou uma endoscopia digestiva alta, suspeitando de acalasia.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
A manometria é necessária, demonstrando o não relaxamento do esfíncter inferior do esôfago.Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A orientação pelo risco de alteração perene na voz deve existir, caso o diagnóstico seja endometriose e se optar pelo tratamento com danazol.L. R. M., 39 anos de idade, sexo feminino, trazida por familiares da própria residência, deu entrada no pronto-socorro com lesão autoprovocada intencionalmente por objeto cortante em FIE. Histórico pessoal de depressão, etilismo e tabagismo, além de HAS sem controle; colecistectomia videolaparoscópica há dois meses; uso de anticoncepcional oral combinado. Ao exame: REG, corada, hidratada; TAX = 36 oC; PA = 110 mmHg x 70 mmHg; FC = 74 bpm; FR = 20 irpm; SatO2 = 97%; hálito etílico, confusa; abdome doloroso à palpação e com lesão pouco sangrante em FIE de 3 cm; FAST negativo; à exploração do ferimento sob anestesia local evidenciou-se penetração peritoneal, sendo indicada a laparotomia exploradora (LE). No pós-operatório de LE branca, evoluiu ainda com infecção do sítio cirúrgico (ISC) local.
Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Considerando que o risco dessa paciente para o desenvolvimento de trombose venosa profunda é moderado, recomendam-se medidas gerais associadas à heparina 5.000 UI a cada 12 horas, ou heparina de baixo peso molecular uma vez ao dia, em sua dosagem menor, ambas iniciadas duas horas antes da cirurgia.Paciente de 25 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, apenas com relato de febrícula com coriza e faringoalgia há cerca de 60 dias, foi admitido em enfermaria de nefrologia com quadro de síndrome nefrótica, com proteinúria de 24 horas = 20 g iniciada há 45 dias. Em biópsia renal, evidenciou-se glomeruloesclerose segmentar e focal colapsante (GESF).
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Entre as variantes histológicas da GESF, a mais comum é a variante celular.Paciente, 55 anos de idade, relata que, há um ano, apresenta disfagia baixa, principalmente para alimentos sólidos, emagrecimento, dor torácica, vômitos e regurgitações. O médico solicitou uma endoscopia digestiva alta, suspeitando de acalasia.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
O emagrecimento, nessa patologia, é comum, e o seu diagnóstico é firmado com endoscopia digestiva alta.Paciente, 32 anos de idade, nuligesta, é encaminhada ao hospital. É referência terciária por apresentar dor em baixo ventre, como uma pontada, que ocorre de modo intermitente, mas piora no período menstrual, associado à dispareunia profunda. Realizou ecografia transvaginal normal na unidade de saúde e possui citopatológico de colo recente demonstrando inflamação. Possui parceiro fixo há dois anos e faz uso de preservativo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O uso de anticoncepcionais combinados pode ajudar no tratamento dessa paciente.L. R. M., 39 anos de idade, sexo feminino, trazida por familiares da própria residência, deu entrada no pronto-socorro com lesão autoprovocada intencionalmente por objeto cortante em FIE. Histórico pessoal de depressão, etilismo e tabagismo, além de HAS sem controle; colecistectomia videolaparoscópica há dois meses; uso de anticoncepcional oral combinado. Ao exame: REG, corada, hidratada; TAX = 36 oC; PA = 110 mmHg x 70 mmHg; FC = 74 bpm; FR = 20 irpm; SatO2 = 97%; hálito etílico, confusa; abdome doloroso à palpação e com lesão pouco sangrante em FIE de 3 cm; FAST negativo; à exploração do ferimento sob anestesia local evidenciou-se penetração peritoneal, sendo indicada a laparotomia exploradora (LE). No pós-operatório de LE branca, evoluiu ainda com infecção do sítio cirúrgico (ISC) local.
Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em relação à solicitação da rotina de exames pré-operatórios, são capazes de detectar doenças não identificadas pela anamnese e pelo exame físico.Paciente de 25 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, apenas com relato de febrícula com coriza e faringoalgia há cerca de 60 dias, foi admitido em enfermaria de nefrologia com quadro de síndrome nefrótica, com proteinúria de 24 horas = 20 g iniciada há 45 dias. Em biópsia renal, evidenciou-se glomeruloesclerose segmentar e focal colapsante (GESF).
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A GESF é a glomerulopatia primária mais frequente em adultos no Brasil e nos Estados Unidos.Paciente, 55 anos de idade, obeso, dislipidêmico, foi à consulta por apresentar vômitos, náuseas e dor abdominal há duas semanas. Recentemente, realizou um ultrassom de abdome total, que demonstrou esteatose hepática avançada. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram leve aumento das transaminases cerca de 2 vezes do valor de referência. Nega qualquer uso de substância alcóolica na vida.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A relação entre esteato hepatite não alcóolica e hepatocarcinoma ainda é pouca.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...