Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O anticoncepcional em uso pela paciente pode estar relacionado ao crescimento uterino.Determinado homem de 35 anos de idade caiu do telhado de um prédio de dois andares em uma pequena cidade da zona rural. À admissão, diagnosticou-se trauma craniencefálico (trauma de face) e musculoesquelético (trauma de mão e de perna). Depois de tomar as medidas preconizadas pelo ATLS, o ABCDE, a avaliação ortopédica descreveu: rompimento de nervo radial da mão; fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles, com perda de tecido mole e com desnudamento periosteal e exposição óssea. Evoluiu com coma e internação hospitalar prolongada, desenvolvendo ulceração cutânea com necrose do tecido subcutâneo em região sacral. Foi realizada cirurgia plástica com técnica de rotação-avanço de retalho para a reconstrução facial, e fechamento com retalho do músculo solear para o defeito envolvendo o terço médio da perna, após fixação óssea.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O paciente poderá perder sensibilidade da pele do dorso do polegar, da porção proximal dorsal dos três dedos radiais e porções adjacentes do dorso da mão.Paciente, 14 anos de idade, sexo masculino, internado para investigação do seguinte quadro: há sete dias iniciou edema de MMII, com evolução para anasarca associado a oligúria, astenia, hiporexia, urina avermelhada e espumúria com alteração dos níveis pressóricos. Nega história de infecções de pele ou de vias respiratórias prévias. Estava em bom estado geral, PA de 150 mmHg x 80 mmHg, FC = 86 bpm, hipocorado (+1/+4), edema (+3/+4) em MMII e periorbital. Exames demonstravam Hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 2,8 mg/dL, ureia = 180 mg/dL, albumina = 2,8 mg/dL. Exame de urina mostrava proteínas > 30 mg/dL, nitrito negativo, leucócitos de 55.000 e hemácias = 383.000. Cultura de urina: negativa. FAN e sorologias virais negativas, com anti DNA negativo e complemento reduzido. USG de rins: normal.
Tendo em vista a hipótese clínica e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
Entre as causas de GNRP, encontra-se a doença por anticorpo antimembrana basal glomerular (anti-MBG), cuja imunofluorescência se apresenta com depósitos de imunocomplexos (granulares) na membrana basal glomerular.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, vai ao pronto-socorro por apresentar vômitos intensos há seis horas, associado a dor abdominal difusa em faixa e icterícia. Foram solicitados exames laboratoriais que demonstraram transaminases normais, amilase de 1.600 (até 100) e lipase de 2.500 (até 350). Foi realizado tomografia de abdome com contraste, que evidenciou pancreatite Baltazar C. Hemograma demonstrou 8.500 leucócitos, bilirrubinas normais, glicemia de jejum de 250 mg/dL, desidrogenase láctica de 180.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Três ou mais critérios de Ranson indicam prognóstico desfavorável.Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Uma abordagem cirúrgica conservadora, com miomectomia, deve ser oferecida nesse caso.Determinado homem de 35 anos de idade caiu do telhado de um prédio de dois andares em uma pequena cidade da zona rural. À admissão, diagnosticou-se trauma craniencefálico (trauma de face) e musculoesquelético (trauma de mão e de perna). Depois de tomar as medidas preconizadas pelo ATLS, o ABCDE, a avaliação ortopédica descreveu: rompimento de nervo radial da mão; fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles, com perda de tecido mole e com desnudamento periosteal e exposição óssea. Evoluiu com coma e internação hospitalar prolongada, desenvolvendo ulceração cutânea com necrose do tecido subcutâneo em região sacral. Foi realizada cirurgia plástica com técnica de rotação-avanço de retalho para a reconstrução facial, e fechamento com retalho do músculo solear para o defeito envolvendo o terço médio da perna, após fixação óssea.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O paciente apresenta fratura da perna Gustilo tipo IIIA.Paciente, 14 anos de idade, sexo masculino, internado para investigação do seguinte quadro: há sete dias iniciou edema de MMII, com evolução para anasarca associado a oligúria, astenia, hiporexia, urina avermelhada e espumúria com alteração dos níveis pressóricos. Nega história de infecções de pele ou de vias respiratórias prévias. Estava em bom estado geral, PA de 150 mmHg x 80 mmHg, FC = 86 bpm, hipocorado (+1/+4), edema (+3/+4) em MMII e periorbital. Exames demonstravam Hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 2,8 mg/dL, ureia = 180 mg/dL, albumina = 2,8 mg/dL. Exame de urina mostrava proteínas > 30 mg/dL, nitrito negativo, leucócitos de 55.000 e hemácias = 383.000. Cultura de urina: negativa. FAN e sorologias virais negativas, com anti DNA negativo e complemento reduzido. USG de rins: normal.
Tendo em vista a hipótese clínica e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
Em pacientes com idade superior a 80 anos, a glomerulonefrite crescêntica é uma das formas mais comuns de glomerulopatias.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, vai ao pronto-socorro por apresentar vômitos intensos há seis horas, associado a dor abdominal difusa em faixa e icterícia. Foram solicitados exames laboratoriais que demonstraram transaminases normais, amilase de 1.600 (até 100) e lipase de 2.500 (até 350). Foi realizado tomografia de abdome com contraste, que evidenciou pancreatite Baltazar C. Hemograma demonstrou 8.500 leucócitos, bilirrubinas normais, glicemia de jejum de 250 mg/dL, desidrogenase láctica de 180.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.
A pancreatite aguda é improvável como causa biliar.Paciente, 40 anos de idade, vai ao posto de saúde para revisão. Ao exame físico, observa-se aumento do volume uterino. Fez uso de anticoncepcional oral combinado por 15 anos, com pausas apenas para suas gestações, há 15 e 13 anos, respectivamente. Após, iniciou com anticoncepcional apenas de progesterona, pois é tabagista. Nega dispareunia, alterações urinárias ou outras queixas. Foi solicitada ECO transvaginal, que demonstrou útero de 550 cm3, com diversos miomas; o maior possui 6 cm.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente deve ser encaminhada à referência terciária para realização de histerectomia.Determinado homem de 35 anos de idade caiu do telhado de um prédio de dois andares em uma pequena cidade da zona rural. À admissão, diagnosticou-se trauma craniencefálico (trauma de face) e musculoesquelético (trauma de mão e de perna). Depois de tomar as medidas preconizadas pelo ATLS, o ABCDE, a avaliação ortopédica descreveu: rompimento de nervo radial da mão; fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles, com perda de tecido mole e com desnudamento periosteal e exposição óssea. Evoluiu com coma e internação hospitalar prolongada, desenvolvendo ulceração cutânea com necrose do tecido subcutâneo em região sacral. Foi realizada cirurgia plástica com técnica de rotação-avanço de retalho para a reconstrução facial, e fechamento com retalho do músculo solear para o defeito envolvendo o terço médio da perna, após fixação óssea.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O paciente em questão apresenta úlcera de pressão grau II.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...