Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinada paciente, de 45 anos de idade, ciclos menstruais regulares, psicológa, chega ao pronto-socorro com quadro de lombalgia e mal-estar há dois dias. Vem apresentando episódios de febre de 38,5 °C associados à disúria e à polaciúria. Negou comorbidades, porém relatou ter tido dois episódios prévios de cistite confirmados com urocultura ainda este ano, com necessidade de uso de antibiótico. Ao exame a paciente apresentava bom nível de consciência, hidratada, Tax = 37,5 °C, punho percussão dolorosa bilateralmente, FC = 88 bpm e PA = 110 mmHg x 80 mmHg, FR = 15 imp, e boa perfusão periférica.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que o diagnóstico provável da referida paciente é uma pielonefrite aguda não complicada.Paciente, sexo masculino, 40 anos de idade, vai ao ambulatório de gastro por ter realizado exames de sangue. O resultado de um deles apresentou-se como positivo para anti-HCV. Foi solicitado PCR qualitativo e quantitativo para o vírus C. Identificou-se genótipo tipo 1a, com 600 UI/mL.
No que se refere a esse caso, julgue os itens a seguir.
A cardiopatia isquêmica pode contraindicar o uso de daclastavir.Primigesta vai à emergência por apresentar contrações regulares há 10 horas. Ao exame, apresenta altura uterina de 40 cm, dinâmica de dois em 10 minutos, BCF de 140 bpm e toque vaginal com colo médio, 2 cm, 50% apagado, cefálico alto. Realizou cardiotocografia categoria 1. A carteira de pré-natal, com nove consultas, não apresenta alterações.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente encontra-se em fase latente do primeiro período de parto, e gestantes de baixo risco devem internar em fase ativa.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Deve ser instituído como tratamento para o referido paciente: reposição de solução de NaCl 0,9%, podendo ser alternada com 100 mmol de bicarbonato, monitorização do cálcio plasmático e hemodiálise.Paciente, sexo masculino, 40 anos de idade, vai ao ambulatório de gastro por ter realizado exames de sangue. O resultado de um deles apresentou-se como positivo para anti-HCV. Foi solicitado PCR qualitativo e quantitativo para o vírus C. Identificou-se genótipo tipo 1a, com 600 UI/mL.
No que se refere a esse caso, julgue os itens a seguir.
Os pacientes, monoinfectados pelo HCV, podem receber o regime de daclastavir com sofusbivir, independentemente do grau de fibrose hepática.Adolescente, 15 anos de idade, chega à consulta, no posto de saúde, com teste de gestação de farmácia positivo. Não possui parceiro fixo e desconhece o momento no qual engravidou. Nega patologias ou internação hospitalar prévias, uso de drogas ou tabagismo. Abandonou os estudos na segunda série e mora em um bairro de periferia em domicílio sem água encanada.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Garante-se ausência de risco de infecção congênita para essa gestação um teste IgG positivo e IgM negativo para rubéola, na ausência de vacinação.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
A urina alcalina aumenta a precipitação da proteína de Tamm-Horsfall com mioglobina, promovendo maior obstrução tubular.Refere que, neste período, teve várias hospitalizações. Foi tratado com potássio e nutrição, sem melhora. Foi observado que seu olho estava diferente, sendo, então, encaminhado ao setor de oftalmologia, que descreveu o exame como compatível com anéis de Kayser-Fleisher.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A ceruloplasmina, na principal hipótese diagnóstica, geralmente é alta.Adolescente, 15 anos de idade, chega à consulta, no posto de saúde, com teste de gestação de farmácia positivo. Não possui parceiro fixo e desconhece o momento no qual engravidou. Nega patologias ou internação hospitalar prévias, uso de drogas ou tabagismo. Abandonou os estudos na segunda série e mora em um bairro de periferia em domicílio sem água encanada.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Orienta-se quanto a vacinas na gestação, sendo seguras as vacinas para influenza, hepatite B, tétano e febre amarela.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Os principais distúrbios hidreletrolíticos decorrentes da rabdomiólise são: hipercalemia, hiperfosfatemia, hiperuricemia e hipermagnesemia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...