Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Adolescente, 15 anos de idade, chega à consulta, no posto de saúde, com teste de gestação de farmácia positivo. Não possui parceiro fixo e desconhece o momento no qual engravidou. Nega patologias ou internação hospitalar prévias, uso de drogas ou tabagismo. Abandonou os estudos na segunda série e mora em um bairro de periferia em domicílio sem água encanada.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, consideram-se indicadores de risco gestacional baixo nível educacional, baixa renda, ser adolescente, solteira, a idade materna inferior a 16 anos, além das condições precárias de habitação.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Os mecanismos envolvidos na patogênese da rabdomiólise como o trauma, por exemplo estão associados à redução de cálcio intracelular, mantendo assim uma das complicações da doença: hipercalcemia.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A úlcera péptica geralmente tem como causa principal o uso de anti-inflamatórios não esteroidais.Secundigesta comparece à consulta com 31 semanas de gestação, relatando sangramento leve, via vaginal, e contrações. Ao exame físico, observa-se dinâmica uterina de três em 10 minutos, BCF de 150 bpm e toque vaginal com colo fino e 3 cm de dilatação.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Usam-se corticoides para redução de mortalidade neonatal.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades prévias, encontra-se na unidade de terapia intensiva após sofrer queda de andaime de seis metros de altura, com diagnóstico de politrauma há seis horas. Apresenta-se desidratado e com membro inferior direito bastante edemaceado. Dezoito horas após a internação, começou a apresentar urina avermelhada, diurese 12 horas de 230 mL, CPK 16.000 U/L, exame de urina com pH urinário = 6,4 e hemoglobina presente, creatinina = 4,5 mg/dL, ureia = 140 mg/dL, K+ = 7,0 mEq/L e ECG demonstrando apiculação de onda T.
Com base na situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Trata-se de uma LRA por rabdomiólise por possível síndrome compartimental aguda.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A amoxicilina, inibidor da bomba de prótons e azitromicina, é o esquema utilizado para o tratamento da infecção por HP.Secundigesta comparece à consulta com 31 semanas de gestação, relatando sangramento leve, via vaginal, e contrações. Ao exame físico, observa-se dinâmica uterina de três em 10 minutos, BCF de 150 bpm e toque vaginal com colo fino e 3 cm de dilatação.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Indica-se, como via de parto, nesses casos, a obstetrícia, não sendo obrigatória a realização de episiotomia.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O uso de antibióticos é a causa mais comum de NIA.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da infecção por HP geralmente resolve o quadro da dor do paciente.Secundigesta comparece à consulta com 31 semanas de gestação, relatando sangramento leve, via vaginal, e contrações. Ao exame físico, observa-se dinâmica uterina de três em 10 minutos, BCF de 150 bpm e toque vaginal com colo fino e 3 cm de dilatação.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Devem-se utilizar antibióticos para aumentar a eficácia dos tocolíticos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...