Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Em caso de suspensão do tenoxican e cefazolina, no caso clínico em questão, e não melhora da função renal em torno de cinco dias, excluindo-se novos fatores de injúria, estaria indicada a biópsia renal.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A idade acima de 45 anos com sinais de alarme, no Brasil, são fatores que levam a realizar endoscopia digestiva alta.Secundigesta comparece à consulta com 31 semanas de gestação, relatando sangramento leve, via vaginal, e contrações. Ao exame físico, observa-se dinâmica uterina de três em 10 minutos, BCF de 150 bpm e toque vaginal com colo fino e 3 cm de dilatação.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
É preciso afastar infecção ou condição fetal não tranquilizadora e, em seguida, tentar realizar sedação do trabalho de parto com nifedipina.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os anti-inflamatórios não esteroidais não cursam com proteinúria nefrótica.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente, pelos critérios de roma IV, enquadra-se em dispepsia funcional.Secundigesta comparece à consulta com 31 semanas de gestação, relatando sangramento leve, via vaginal, e contrações. Ao exame físico, observa-se dinâmica uterina de três em 10 minutos, BCF de 150 bpm e toque vaginal com colo fino e 3 cm de dilatação.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Deve-se realizar, imediatamente, a cesariana para evitar cabeça derradeira ou prolapso de cordão umbilical, se o feto não for cefálico.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Estão presentes no sedimento urinário da NIA: leucocitúria estéril, hematúria microscópica, eosinofilúria, cilindros leucocitários e granulosos não pigmentados.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da anemia, muitas vezes, melhora os sintomas da disfagia.Gestante de 36 anos de idade, com IMC = 29, com perda fetal a termo prévia inicia pré-natal de gestação não planejada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Aumenta-se o risco de distócia de ombro, se confirmado o diagnóstico de diabetes gestacional, segundo o manual de gestação de alto risco do Ministério da Saúde.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Eosinofilúria (definida pela presença de eosinófilos, que respondem >1% dos leucócitos urinários) é útil para distinguir NIA de outras causas de LRA como a NTA.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...