Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico é feito a partir da evidência de anemia ferropriva e membranas esofágicas em um paciente com disfagia pré-cricoide.Gestante de 36 anos de idade, com IMC = 29, com perda fetal a termo prévia inicia pré-natal de gestação não planejada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Deve-se manter o crescimento da circunferência abdominal fetal em valor igual a 75%, para evitar restrição de crescimento vinculado à vasculopatia diabética, se confirmado o diagnóstico de diabetes gestacional, segundo o manual de gestação de alto risco do Ministério da Saúde.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A causa mais comum de LRA renal é a nefrite intersticial aguda (NIA).Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O prognóstico da síndrome de Plummer-Vinson geralmente é excelente.Gestante de 36 anos de idade, com IMC = 29, com perda fetal a termo prévia inicia pré-natal de gestação não planejada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Estabelece-se dieta e tratamento com insulina, sempre programando a interrupção da gestação para evitar morte fetal intrauterina, se confirmado o diagnóstico de diabetes gestacional, segundo o manual de gestação de alto risco do Ministério da Saúde.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
De acordo com a classificação de AKIN, o paciente se enquadraria no estágio 1, ou seja, de risco.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
A síndrome de Plummer-Sinson tem rara associação com carcinoma espinocelular.Gestante de 36 anos de idade, com IMC = 29, com perda fetal a termo prévia inicia pré-natal de gestação não planejada.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Considera-se rastreio positivo para diabetes gestacional, segundo o manual de gestação de alto risco do Ministério da Saúde.Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, peso de 50 Kg, encontra-se internado, após acidente motociclístico, com fratura não exposta de tíbia e não apresenta comorbidades prévias. Pela prescrição da ortopedia, o paciente estava em uso de tenoxican e cefazolina. A creatinina de entrada era de 0,9 mg/dL. Após 72 horas de internação, o paciente apresentou rash cutâneo, com diurese 24 horas de 1.200 mL, níveis pressóricos normais e nova creatinina que evidenciava valor de 1,9 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) pode gerar lesão renal aguda (LRA) de etiologia pré-renal e renal.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
A tríade de disfagia, anemia e alterações esofágicas lembra a síndrome de Plummer-Vinson.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...